PROF.: JEAN RODRIGUES
LÍNGUA PORTUGUESA
LITERATURA
A literatura é uma forma artística de
representação da realidade. Literatura é ficção; é a recriação de uma
realidade, através de palavras são combinadas de maneira pessoal, criativa,
subjetiva. A combinação revela a maneira individual de cada escritor interpretar
a realidade.
EXEMPLO 1
Mulher
assassinada
“Policiais que faziam a ronda no centro no centro
da cidade, encontraram, na madrugada de ontem, perto a Praça da Sé, o corpo de
uma mulher aparentando 30 anos de idade. Segundo depoimentos de pessoas que
trabalham nos bares próximos, trata-se de uma prostituta conhecida por Nenê.
Ela foi assassinada a golpes de faca. A polícia descarta a hipótese de assalto,
pois sua bolsa, com a carteira de dinheiro, foi encontrada junto ao corpo. O
caso está sendo investigado pelo delegado do 2º Distrito
Policial.”
(JORNAL DA PARAÍBA,
2007)
EXEMPLO
2: EXEMPLO 3:
CONSOADA
“Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou coroável),
Talvez sorria, ou dia:
Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(À noite com seus sortilégios).
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.”
(MANUEL BANDEIRA)
|
EPITÁFIO
PARA UM BANQUEIRO
NEGÓCIO
OCIO
EGO
CIO
O
(PAULO PAES)
|
TEXTO LITERÁRIO
|
TEXTO NÃO-LITERÁRIO
|
SUBJETIVO
|
OBJETIVO
|
SENTIDO FIGURADO
|
SENTIDO REAL
|
CRIATIVO
|
RACIONAL
|
FICCIONAL
|
NÃO-FICÇÃO
|
VÁRIAS INTERPRETAÇÕES
|
ÚNICA INTERPRETAÇÃO
|
LINGUAGEM MAIS TRABALHADA
|
LINGUAGEM SIMPLES
|
ATIVIDADE EM CLASSE
1.
Leia o texto abaixo para responder as
questões que se segue:
AS FRÔ DE PUXINANÃ
Três muié ou três irmã,
três cachôrra da mulesta,
eu vi num dia de festa,
no lugar Puxinanã.
A mais véia, a mais ribusta
era mermo uma tentação!
mimosa frô do sertão
que o povo chamava Ogusta.
A segunda, a Guléimina,
tinha uns ói qui ô! mardição!
Matava quarqué cristão
os oiá déssa minina.
Os ói dela paricia
duas istrêla tremeno,
se apagano e se acendeno
em noite de ventania.
A tercêra era Maroca.
De cóipo muito mal feito,
Mas porém tinha nos peito
dois cuscuz de mandioca.
Dois cuscuz, que, por capricho,
quando ela passou por eu,
minhas venta se acendeu
cum o chêro vindo dos bicho.
Eu inté me atrapaiava,
sem sabê das três irmã
qui ei vi im Puxinanã,
qual era a qui mi agradava.
Inscuiendo a minha cruz
prá sair desse imbaraço,
desejei morrê nos braços
da dona dos dois cuscuz
(Autor: Zé da Luz)
a)
Poderíamos dizer que este texto é
literário, ou não? Por quê?
b)
O que prova que este texto é um poema?
c)
Se trocássemos a linguagem coloquial em
que o texto foi escrito pela linguagem culta, mudaria a beleza poética do
texto?
d)
O eu-lírico do texto nos conta sua
paixão por três irmãs. Como ele descreve cada uma das moças?
e)
No final do texto, com qual das irmãs o
eu-lírico resolveu ficar? E por que ele escolheu esta?
2.
Observe a imagem abaixo para responder
as seguintes questões:
a)
Que gênero textual é este?
b)
Ele é literário? Por quê?
c)
Qual sua finalidade?
d)
Onde podemos encontrar este gênero
textual?
e) Se não tivesse a imagem, será que
entenderíamos sobre o que trata esse texto? Porquê?
f)
De que trata este texto?
g) Será que o problema que está sendo
mostrado neste texto existe no nosso cotidiano?
3. Indique quando o texto é LITERÁRIO quando e NÃO É
LITERÁRIO:
a)
Trem de
Ferro
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge Maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu presciso
Muita força
Muita força
Muita força
Oô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha sede
Oô...
Vou mimbora
Vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Oô...
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...
(Manuel Bandeira BANDEIRA, M. Estrela da Manhã, 1936.)
b) Selfie mortal: busca pela foto perfeita já matou 259 pessoas no mundo
“A busca por selfies
perigosas já matou 259 pessoas entre 2011 e 2017, revelou um novo estudo, mas
os autores da pesquisa acreditam que esse número pode ser ainda maior. O estudo
compilou notícias sobre mortes de pessoas enquanto tentavam tirar fotos de si mesmas
em situações arriscadas. São casos como o do jovem Gavin Zimmerman, de 19 anos,
que, em julho deste ano, caiu de um penhasco na Austrália enquanto fazia uma
foto.” (BBC News 04/08/2018)
c)
A Rosa
e o Mar
“Linda doçura de gosto refinado
embelezas minha estrada, o meu
caminho
com teus leves
"insites" amalgamados
de amor, de ternura e de
carinho.
Tuas palavras acariciam o meu
ego,
teus versos me revelam o lado
lindo,
tua sutileza me envolve e me
desprego
das amarras da vida e do
destino”.
d)
Brigadeiro
de Leite Moça
INGREDIENTES
1 lata de Leite MOÇA; 3
colheres (sopa) de Chocolate em Pó; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 xícara (chá)
de chocolate granulado; manteiga para untar.
MODO DE PREPARO
Em uma panela, coloque o Leite
MOÇA® com o Chocolate em Pó e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo,
mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10
minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado e deixe esfriar. Com as
mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de
papel.
Rendimento: 40 docinhos.
e)
O coelho das orelhas cumpridas
Amanhecia
no bosque quando o coelhinho das orelhas grandes saiu de casa com o seu macacão
azul e uma cesta, para comprar legumes e frutas.
Saltando
entre pinheiros e amoras, de onde começaram a sair tordos, cães e ratinhos para
o ajudar nas compras, logo chegou à feira.
Escolheu
cenouras, alfaces e rabanetes, para fortalecer os olhos e os dentes.
Também
maçãs com vitaminas para adoçar a merenda e todas as outras que vocês quiserem
recomendar-lhe que leve.
No
seu regresso, a mesa estava posta e os seus 15 irmãozinhos, com as patinhas
lavadas, esperavam sentados para almoçar.Depois de lavar as dentolas e dormir a
sesta, saíram, como recompensa, para brincar com os seus amigos, os bichinhos,
as aves e os insetos do bosque.
(https://www.omeubebe.com)
4. Leia o fragmento de texto
abaixo e responda as perguntas:
PADRE: (aparecendo na igreja) Que
gritaria é essa?
CHICÒ: Mandaram avisar que uma pessoa vai trazer um cachorro para o senhor benzê. PADRE: para eu benzer? CHICÒ: Sim. PADRE: (com desprezo) Que maluquice! Que besteira! JOÃO GRILO: Mas padre, no dia em que chegou o motor novo do major Antônio Morais o senhor não benzeu? PADRE: Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze, mas benzer cachorro? JOÃO GRILO: É Chicó, o padre tem razão, benzer o cachorro do Major Antônio Morais não pode. PADRE: Como? E o dono do cachorro é Antônio Morais? JOÃO GRILO: É. Eu não queria vir, com medo de que o senhor se zangasse. PADRE: (sorrindo) Zangar nada, João! JOÃO GRILO: (cortante) Quer dizer que benze, não é? PADRE: Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus. Diga ao Major que venha. Eu estou esperando. (entra na igreja)
(AUTO DA COMPADECIDA PRIMEIRO
ATO)
|
a) O texto acima é considerado
literário ou não literário?
b) Quais características esse
texto possui para ser considerado o que você disse na questão “a”?
c) A qual gênero pertence esse
tipo de texto (Lírico épico ou dramático)?
d) Quais características esse
texto possui para ser considerado o que você disse na questão “c”?
e) Por que o padre resolveu benzer
o cachorro no fragmento de texto acima?
5. Leia os dois textos ao lado e
responda as questões com suas palavras:
TEXTO 1:
Descuidar do lixo é sujeira
Diariamente,
duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das
filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos
recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um
lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e
acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão.
(Veja São Paulo, 23-29/12/92)
|
TEXTO 2: O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato, Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um
homem.
(Manuel Bandeira. Em Seleta
em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145)
|
a) Qual o assunto em comum tratado
nos dois textos?
b) Qual deles é considerado um
texto literário?
c) Qual deles é considerado um
texto não literário?
d) No texto 2, há uma palavra
usada no sentido conotativo. Que palavra é esta?
e) Por que o texto 2 é considerado
um poema?
OS
DESAFIOS DA QUARTA GERAÇÃO
Copa
do Mundo de 2014 é o primeiro evento de porte mundial em que o 4G será
largamente usado
Desde abril,
usuários de telefone móvel de algumas das principais cidades brasileiras têm
à sua disposição a tecnologia de quarta geração (4G), que oferece maior
capacidade de transmissão de dados, imagens e vídeos. A inovação, que chegou
ao Brasil quase um ano depois da estreia mundial dessas redes mais avançadas,
terá um marco no próximo ano, quando a cobertura do serviço deverá ser
ampliada no País: a Copa do Mundo de Futebol será o primeiro grande evento de
porte no planeta em que celulares poderão acessar a rede 4G, compartilhando
fotos e imagens com mais rapidez. A chegada da novidade coincide com um
momento desafiador para as empresas de telecomunicações: a demanda setorial
no País, que já tem mais de um celular por habitante, deverá continuar
crescendo diante da ascensão social, o que exigirá a manutenção de altos
investimentos. Melhorar a qualidade dos serviços e ampliar a cobertura da
rede serão palavras de ordem dos executivos, que terão de aperfeiçoar a
imagem do segmento, que tem sido afetado por crescentes críticas de
consumidores.
(https://atendimiti.wordpress.com/2013/05/21/os-desafios-da-quarta-geracao/)
|
6.
Com relação ainda ao texto acima
assinale a única alternativa FALSA:
a)
O texto acima não é literário porque se
apresenta em sentido denotativo.
b)
Esse texto não apresenta mais de uma interpretação.
c)
O texto acima é uma notícia e tem a função de
informar ao leitor, é objetivo, uma vez que é literário.
d)
O texto acima foi escrito em
parágrafos.
e)
A demanda social de celular por
habitante tenderá a crescer, segundo texto.
7. Observe
a imagem abaixo e assinale a única alternativa FALSA:
a) A
função desse texto é transmitir uma reflexão ao leitor.
b) A
palavra “só” do texto pode ser
substituída, sem alterar o sentido do mesmo, por “apenas”.
c) A
mensagem do texto é a de que o desmatamento também afeta direto e negativamente
a vida dos animais.
d) Esse
texto não é literário visto que apresenta apenas uma interpretação, é objetivo,
trata de uma realidade e suas palavras estão no sentido denotativo.
e) A imagem e o pequeno texto (NÃO ERA SÓ UMA ÁRVORE) juntos são
desnecessários, visto que sem um ou outro o sentido geral da mensagem não seria
prejudicada.
8.
Leia o texto abaixo e marque a ÚNICA alternativa CORRETA:
No país do Futebol
“A
Copa do Mundo será uma excelente oportunidade para o Brasil mostrar as marcas
de suas empresas. A Espanha começou a modernizar a imagem a partir dos Jogos
Olímpicos. O Brasil deve fazer o mesmo porque o País está entre os melhores
em muitas áreas e poucos sabem disso”. A afirmação é da professora do Insead,
Lourdes Casanova, especialista em multinacionais latino-americanas, convidada
com outro palestrante internacional, Soumitra Dutta, para um café da manhã
oferecido pelo IEL a empresários e acadêmicos, que reuniu mais de cem
pessoas. [...]
(Revista IEL Interação, Ano 18, nº 207,
setembro/outubro/novembro 2009, p. 20.)
|
a)
Este texto é literário porque
nos diverte falando da Copa do Mundo.
b) Este texto é épico, porque nos
conta uma história em que o herói é um povo de um país, ou seja, o campeão da
Copa.
c)
Este texto é um poema, porque
está estruturado em versos e estrofes.
d) Este texto não é de literatura,
e sua função é transmitir uma informação de forma clara e direta sobre a Copa
do Mundo.
e) Este texto é dramático, pois
fala no drama dos jogadores de futebol que jogam uma Copa.
9. Leia os dois textos abaixo:
TEXTO I
O AÇÚCAR
O
branco açúcar que adoçará meu café
nesta
manhã de Ipanema
não
foi produzido por mim
nem
surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o
puro
e
afável ao paladar
como
beijo de moça, água
na
pele, flor
que
se dissolve na boca. Mas este açúcar
não
foi feito por mim.
Este
açúcar veio
da
mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.
Este
açúcar veio
de
uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no
Estado do Rio
e
tampouco o fez o dono da usina.
Este
açúcar era cana
e
veio dos canaviais extensos
que
não nascem por acaso
no
regaço do vale.
Em
lugares distantes, onde não há hospital
nem
escola,
homens
que não sabem ler e morrem de fome
aos
27 anos
plantaram
e colheram a cana
que
viraria açúcar.
Em
usinas escuras,
homens
de vida amarga
e
dura
produziram
este açúcar
branco
e puro
com
que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
(Ferreira
Gullar.)
|
TEXTO II
A cana-de-açúcar
Originária
da Ásia, a cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil pelos colonizadores
portugueses no século XVI. A região que durante séculos foi a grande
produtora de cana-de-açúcar no Brasil é a Zona da Mata nordestina, onde os
férteis solos de massapé, além da menor distância em relação ao mercado
europeu, propiciaram condições favoráveis a esse cultivo. Atualmente, o maior
produtor nacional de cana-de-açúcar é São Paulo, seguido de Pernambuco,
Alagoas, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além de produzir o açúcar, que em
parte é exportado e em parte abastece o mercado interno, a cana serve também
para a produção de álcool, importante nos dias atuais como fonte de energia e
de bebidas. A imensa expansão dos canaviais no Brasil, especialmente em São
Paulo, está ligada ao uso do álcool como combustível.
(Comentários sobre os textos:
“O açúcar” e “A cana-de-açúcar” )
|
Com
relação aos textos I e II, assinale a opção INCORRETA:
a) No
texto I, em lugar de apenas informar sobre o real, ou de produzi-lo, a
expressão literária é utilizada principalmente como um meio de refletir e
recriar a realidade.
b) No
texto II, de expressão não-literária, o autor informa o leitor sobre a origem da
cana-de-açúcar, os lugares onde é produzida, como teve início seu cultivo no
Brasil, etc.
c) O
texto I parte de uma palavra do domínio comum – açúcar – e vai ampliando seu
potencial significativo, explorando recursos formais para estabelecer um
paralelo entre o açúcar – branco, doce, puro – e a vida do trabalhador que o
produz – dura, amarga, triste.
d) O
texto I, a expressão literária desconstrói hábitos de linguagem, baseando sua
recriação no aproveitamento de novas formas de dizer.
e) O
texto II não é literário porque, diferentemente do literário, parte de um
aspecto da realidade, e não da imaginação.
GABARITO OFICIAL
1.
a) esse texto é literário por se tratar de um poema.
b) porque é escrito em versos e estrofes.
c) com certeza mudaria, porque o poema perderia o ritmo.
d) a resposta pode ser transcrita literalmente das estrofes.
e) Ele ficou com Maroca, porque ela tem dois cuscuz de
mandioca.
2.
a) Trata-se de uma charge.
b) Não, porque é um texto objetivo, trata de um assunto real.
c) Criticar algum problema polêmico e atual.
d) Internet, jornais, revistas...
e)Não, porque um depende do outro para transmitir sentido.
f)
Trata sobre o caos da saúde pública no Brasil.
g)
Sim, com certeza. É um problema muito recorrente na nossa sociedade e veiculado
sempre na mídia.
3.
a) LITERÁRIO
b) NÃO LITERÁRIO
c) LITERÁRIO
d) NÃO LITERÁRIO
e) LITERÁRIO
4.
a) Literário.
b) É uma história ficcional.
c) Pertence ao gênero dramático.
d) É uma composição teatral. De linguagem simples e extensão
curta, feito com o intuito de ser
encenado ou dramatizado.
e) Porque ele acreditou que o cachorro pertencesse ao Major
Antônio Morais.
5.
a)
Tratam sobre a
questão do lixo.
b)
O Texto 2.
c)
O texto 1.
d)
A palavra “bicho”.
e)
Porque é
estruturado em versos e estrofes.
6. C
7. E
8. D
9. D
Posta o gabarito.
ResponderExcluirJá tem
ExcluirQuero a resposta
ExcluirAmei as atividades! Muito bem elaboradas!
ExcluirBom dia!
ExcluirObrigado pela mensagem.
Volte sempre que assim precisar!
Seria interessante se houvesse gabarito.
ResponderExcluirProfessor ,Jean a questão 2 pede para observar a imagem abaixo,mas não a vi,você poderia postá-la novamente?
ExcluirA
ExcluirB
C
D
E
A resposta da 7 e 8
ExcluirÉ E e D
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluire a continuação do garito ?
ExcluirObg professor jean
ExcluirMuito obrigado
Excluirmuitooo obrigado adoreii o texto e a resposta tbm.
ExcluirOlá! Eu que agradeço pelo cometário.
ExcluirObrigado! Volte sempre que precisar!
Ele é literário? Por que
Excluirkkk gabarito? é uma questão DISSERTATIVA
ResponderExcluirMt bom o texto
ResponderExcluirAdoreii a escolha dos textos,bem exclarecedor..
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMUITO LEGAL ESSA ATIVIDADE, GOSTEI, JÁ COPIEI, ABRAÇOS!
ResponderExcluirO TEXTO É DE AUTORIA DE ZÉ DA LUZ, POETA PARAIBANO
ResponderExcluirMuito obrigado, Joab! Esse texto me foi apresentado na graduação (UEPB), mas eu lembrava o nome do autor! Vou atualizar!
ExcluirGrande abraço!
Não tem como imprimir?
ResponderExcluirOlá, Rosimary!
ExcluirDo jeito que está aí não tem como imprimir. Você vai ter que copiar as questões, colar numa página de word, editar e imprimir.
Onde está o gabarito
ResponderExcluirBem abaixo da atividade!
ExcluirExcelentes propostas. Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigado pela mensagem.
ExcluirAbraço!
podia passar o gabarito obrigado
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) esse texto é literário por se tratar de um poema.
b) porque é escrito em versos e estrofes.
c) com certeza mudaria, porque o poema perderia o ritmo.
d) a resposta pode ser transcrita literalmente das estrofes.
e) Ele ficou com Maroca, porque ela tem dois cuscuz de mandioca.
2.
a) Trata-se de uma charge.
b) Não, porque é um texto objetivo, trata de um assunto real.
c) Criticar algum problema polêmico e atual.
d) Internet, jornais, revistas...
e)Não, porque um depende do outro para transmitir sentido.
f) Trata sobre o caos da saúde pública no Brasil.
g) Sim, com certeza. É um problema muito recorrente na nossa sociedade e veiculado sempre na mídia.
3.
a) LITERÁRIO
b) NÃO LITERÁRIO
c) LITERÁRIO
d) NÃO LITERÁRIO
e) LITERÁRIO
4.
a) Literário.
b) É uma história ficcional.
c) Pertence ao gênero dramático.
d) É uma composição teatral. De linguagem simples e extensão curta, feito com o intuito de ser encenado ou dramatizado.
e) Porque ele acreditou que o cachorro pertencesse ao Major Antônio Morais.
5.
a) Tratam sobre a questão do lixo.
b) O Texto 2.
c) O texto 1.
d) A palavra “bicho”.
e) Porque é estruturado em versos e estrofes.
6. C
7. E
8. D
9. D
Obrigada o
ExcluirOi,professor tenho uma charge com as mesma perguntas mas o desenho é várias pessoas e acima delas escrito solidão
ExcluirPoderia passar o gabarito pra mim ver se tá certa as resposta.
Tá mais que gênero textual é esse?
ExcluirProferssor tem change tanbem igaul esse poderia min passa as perguntas
ExcluirProfessor Jean, gostei muito do seu conteúdo sobre os textos literário e não-literário, porém fiquei com uma dúvida na questão 7. A resposta é mesmo a letra E?
ResponderExcluirGrata, Marilei
Olá, Marilei! A resposta da 7 realmente é a letra E, pois o texto precisa das duas modalidades ao mesmo tempo para transmitir seu sentido. A imagem depende do texto escrito e vice-versa.
ExcluirEspero ter ajudado.
Boa noite
Muito bom
ResponderExcluirMuito obrigado! Volte sempre que precisar!
ExcluirO texto 2, podemos classificá-lo como literário, já que na charge devemos analisar o verbal e o não verbal. E o texto literário também faz críticas aos problemas sociais. No caso da linguagem empregada Não verbal da charge em questão "deixar o braço" é uma ironia. Corrija-me se eu estiver errada, professor.
ResponderExcluirBoa tarde, Edilene. Obrigado pela interação.
ExcluirAcredito que tudo que você pensou sobre o referido texto está correto, porém o gênero charge não é literatura, pois é um texto típico do universo jornalístico e trabalha a partir de temas atuais.
Obrigado pelo comentário e qualquer dúvida pode pergunta. Abraço!
*perguntar
ExcluirProfessor, eu continuo seguindo a linha de raciocínio de Marisa Lajolo e Antonio Candido... acretido que o gênero em si não deternima se é literário ou não, mas precisamos analisar a linguagem empregada, efeito produzido pela leitura e outros ... A literatura também trabalha com temas atuais...
Excluir*acredito
ExcluirProfessor pq e o texto e de ficçao ??na questao 4 letra b ???
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirO texto da questão 4 é literário porque se trata de uma peça teatral, ou seja, é um texto dramático.
Oie, preciso dos outros gabaritos tem como me mandar?
ResponderExcluirOie, preciso dos outros gabaritos tem como me mandar?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia,
ResponderExcluirMuito bom!
Olá, boa tarde.
ExcluirMuito obrigado!
professor filha de uma puta minha professora mando eu fazer essa merda, to a mais de 3 horas fazendo essa miseria. tu não tem outra coisa pra fazer porra.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirBoa sorte aí!
Queria essas atividades para baixar
ResponderExcluirPode copiar e colar no documento do word sem problemas.
ExcluirBom dia! Adorei as atividades, muito bem feita! Obrigada....
ResponderExcluirBoa tarde, Alice!
ExcluirMuito obrigado você pelo reconhecimento. Fico grato demais!
Parabéns professor Jean pelo excelente trabalho, o qual tem nos auxiliado muito em nossos planejamentos!
ResponderExcluirOi, boa noite!
ExcluirObrigado pela mensagem. Fico feliz por está ajudando!
Forte abraço!
PARABÉNS! PROFESSOR DE GRANDE VALIA E FACILITA NOSSA AULA. MUITO,MUITO OBRIGADA PELA AJUDA.
ResponderExcluirMuito obrigado, Fátima!
ExcluirVolte sempre que precisar.
Fico grato pelas palavras.
Abraço!
Muito obrigado Professor!!!
ResponderExcluirMuito obrigado, Manoel!
ExcluirVolte sempre que precisar.
Abraço!
Professor Jean Rodrigues, agradeço imensuravelmente pela preciosa colaboração ao nosso trabalho docente. Sou professor de língua portuguesa do ensino médio, minha cidade é pequena e os recursos didáticos são insuficientes, e o Senhor me ajudou muito com esse blog tão precioso! Muito obrigado, vou ficar sempre acompanhando!
ResponderExcluirJosé Overbeck
Muito obrigado, José!
ExcluirEsse blog nasceu da minha dificuldade também em encontrar bons materiais para os meus alunos, por isso sempre disponibilizo essas atividades aqui na internet.
Que bom que está te servindo. Fico feliz. E mais ainda com as suas palavras de gratidão. Valeu, mesmo. Isso me motiva cada vez mais a ter esse blog.
Volte sempre que precisar.
Abraço!
Defina a.texto informativo : e o b. Texto literário
ResponderExcluirO texto informativo é real, objetivo, só permite uma interpretação. Já o texto literário é subjetivo, ficcional, permite mais de uma interpretação e linguagem figurada.
ExcluirAbraço!
Não entendi a resposta da 9 pq se a resposta é D como vou saber qual D voce esta falando pois tem muitos la
ResponderExcluirNão entendi o que você disse. A questão 9 só tem uma alternativa "D".
ExcluirOi, professor!
ResponderExcluirParabéns pelas atividades e obrigada por compartilhar conosco, pois é de grande valia!
Virei fã!
Bom dia!
ExcluirObrigado você pelo feedback!
Disponha sempre!
Professor, na questão 6, a alternativa é mesmo a C? fiquei com dúvida nessa questão.
ResponderExcluirMas enfim, parabéns pelo excelente trabalho nas atividades.
Bom dia!
ResponderExcluirA resposta é letra "C" mesmo, porque o texto é uma notícia e no final da alternativa C diz que é literário. Portanto é FALSA.
Obrigado você pela mensagem!
Volte sempre!
Oi prof. Não entendi essa questão do número 1 letra d) O eu-lírico do texto nos conta sua paixão por três irmãs. Como ele descreve cada uma das moças?
ResponderExcluirOlá, boa tarde.
ExcluirNo próprio poema você encontra essa resposta.
Por exemplo: "Ogusta" era robusta e uma flor mimosa do sertão. Já "Guleimina" tinha um olhar que matava qualquer cristão... Epor aí vai. Você pode copiar de lá ou dizer com as suas palavras.
Amo seu blog professor. Me ajuda bastante na elaboração de minhas avaliações e ou atividades.
ResponderExcluirMuito obrigado, Lourdimar!
ExcluirQue bom que pode te ajudar!
Volte sempre que precisar.
Abraço!
a) Que gênero textual é este? _____________________________________________
ResponderExcluirb) Ele é literário? Por quê? _______________________________________________
c) Qual sua finalidade? __________________________________________________
d) Onde podemos encontrar este gênero textual? ______________________________
e) Se não tivesse a imagem, será que entenderíamos sobre o que trata este texto? Porquê?
______________________________________________________________________
f) De que trata este texto? _________________________________________________
g) Será que o problema que está sendo mostrado neste texto existe no nosso cotidiano?
_______________________
Obrigada, me ajudou muito!!
ResponderExcluirObrigada pelo conteúdo!
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirVolte sempre que precisar.
Abraço!
Postar um comentário