quarta-feira, 23 de maio de 2012

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA


    

    1.   Observe a imagem abaixo retirada do Facebook e responda as perguntas a seguir:


a)    Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b)    Observando bem a imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
c)     Esse jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor compreender? Por quê?
d)    Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?
e)    Que efeito de sentido o sinal de pontuação reticências atribui ao texto?

   2.    Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:

A LEI PROTEGE TEMER DE INVESTIGAÇÃO POR ATOS FORA DO MANDATO?

Apesar de aparecer em dois pedidos de inquérito enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer não entrou, pelo menos por ora, na lista de políticos investigados sob o escrutínio da mais alta corte do país.

A razão para isso, segundo o próprio Janot, é que Temer possui uma espécie de “imunidade temporária” determinada pela Constituição para quem ocupa o cargo de Presidente da República.

(Disponível em: http://www.msn.com)

a)   Que gênero textual é esse acima?
b)   Que variedade linguística foi usada para escrever esse texto?
c)   Por que foi usado essa modalidade de linguagem e não outra?

  
 3.    Leia a letra da música abaixo e responda o que se pede:

Malandramente,
A menina inocente
Se envolveu com a gente
Só pra poder curtir

Malandramente,
Fez cara de carente
Envolvida com a tropa
Começou a seduzir

Malandramente,
Meteu o pé pra casa
Diz que a mãe tá ligando
Nós se vê por aí

a)    Qual o significado da expressão “Só pra poder curtir”?
b)    Que sentido a palavra “malandramente” dá a história contada na música?
c)    Que variedade linguística está presente nesta música?
d)    Qual o significado da expressão “Nós se vê por aí”, ou seja, onde se refere a palavra “” nesta música?
e)    Retire desta música palavras ou expressão consideradas gírias?

4. Que variedade linguística (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais:

a)      Falando sobre política num canal de televisão
b)      Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c)       Numa pequena mensagem de celular para o seu patrão de português.
d)      Numa carta de reclamação para o presidente.
e)      Numa conversa na praça entre amigos.
f)        Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g)      Uma mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h)      Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i)        Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português.
j)        Na redação do ENEM.


5.    Leia o texto retirado do Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:



a)    A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b)    Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c)    Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por quê?
d)    Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e)    Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
f)     Qual a intenção das pessoas ao usarem esse tipo de escrita nas redes sociais?

6. Observe a imagem acima para responder as questões:


a)    O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b)    Como deveria ter sido escrita este anúncio?
c)    Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio?
d)    A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?

7. Observe a imagem acima para responder as questões por escrito:

a)    O anuncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b)    Como deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial?
c)    Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio?
d)    A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
e)    Reescreva esta mesma propaganda seguindo a língua culta.

8. Observe a imagem ao lado para responder as questões por escrito:


a)    O anuncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b)    Como deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial?
c)    Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio?
d)    A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
e)    Reescreva esta mesma propaganda seguindo a língua culta.

QUESTÕES OBJETIVAS

9.    Observe a charge ao lado e marque F falso ou V verdadeiro:


(   )Pelo tipo de linguagem usada pelo falantes eles não conseguem se comunicar.
(   )Evidenciamos um uso formal da linguagem, visto que eles personagens são estudantes.
(   )Expressões como “MANERO”, “TAMO”, “AÊ” devem ser banidos da língua em qualquer situação.
(  )A fala dos personagens evidenciam o uso coloquial da linguagem, especificamente a gíria, motivado por diversos fatores.
(  )Não há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por eles, podendo ser utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos...

10. Observe a charge abaixo e MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:


A linguagem da tirinha revela:

a)    Pelo tipo de linguagem usada pelo Chico Bento, eles não conseguem se comunicar.
b)    Evidenciamos um uso culto da linguagem, visto que eles personagens são estudante e professora.
c)    Expressões como “pruquê”, “num”, "arguma” devem ser banidos da língua em qualquer situação.
d)    A fala de Chico Bento faz o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos fatores (regional, escolaridade, idade, financeiro e etc).
e)    Não há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por Chico Bento, podendo ser utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos...

11.  Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta:  
 
“Iscute o que to dizeno,
Seu  dotor, seu coroné:
De fome tão padeceno
Meus fio e minha muiér.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
Daquilo que Deus me deu”.

(Patativa do Assaré)

Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como:

a)    Escolarizado proveniente de uma metrópole.
b)    Sertanejo de uma área rural.
c)    Idoso que habita uma comunidade urbana.
d)    Escolarizado que habita uma comunidade no interior do país.
e)    Estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.

12.  Leia a música abaixo e marque a única alternativa correta:

Esmola

Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola, meu, por caridade
Uma esmola pro ceguinho, pro menino
Em toda esquina tem  gente só pedindo.
Uma escola pro desempregado
Uma esmola pro preto, pobre, doente
Uma esmola pro que resta do Brasil
Pro mendigo, pro indigente (...)

(Samuel Rosa/Chico Amaral)


A música registra um pedido de esmola, em que o eu - lírico utiliza uma linguagem:

a)     Pouco compreensiva, já que contém vários erros de gramática.
b)     Coloquial, crítica, compreensiva, comunicável.
c)     Imprópria para os poemas da literatura brasileira.
d)     Crítica, porém não-coloquial.
e)     Descuidada e cheia de repetições.

13. Analise as proposições com relação à música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e responda corretamente:

“Quando oiei a terr’ ardeno
Na fogueira d’san João
Eu preguntei a Deus do céu ai
Pro que tamanha judiação (...)”

(  )  Este trecho, em uma análise linguística, está correto, pois, apesar dos desvios da norma culta, o trecho não apresenta dificuldades para a compreensão.
(  )Por se tratar de expressões regionais este trecho não pode ser considerado como erro gramatical.
(  ) A música regional tem grande aceitação, principalmente, na região do compositor, mas, podemos dizer que as falhas linguísticas prejudicam a aceitação da música Asa Branca.

A sequência correta é:

a)      VFF   b) VVV  c) FFF d) FVF  e) VVF

14. Com relação ao texto retirado de um SMS, assinale a alternativa correta:
              
Vc viu como ele xegô em kza hj? Tôdu lascadu. blz!

a)    Não pode ser considerado um texto, visto que não cumpre sua função comunicativa.
b)    Por ter palavras abreviadas em excesso está totalmente contrariando as regras da gramática, logo não é um texto.
c)    Esse tipo de escrita é valorizado em qualquer meio de comunicação formal.
d)    Mesmo por se tratar de linguagem abreviada, cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais como internet, celular etc.

15. Observe a imagem retirada do Facebook abaixo e marque V ou F nos parênteses:


(    ) Pela linguagem utilizadas pelos falantes eles não conseguem se comunicar.
(  ) Os fatores regional, escolar e social influenciam o modo de falar dos personagens acima.
(    ) Esse modo de falar é totalmente inaceitável em qualquer situação, porque é linguagem matuta.
(    ) Mesmo sendo linguagem matuta cumpre sua função comunicativa.
(  )Não devemos ter preconceitos com exemplos de língua como essa acima, pois há diversos motivos que explicam esse modo de falar.

16. Assinale a opção que  identifica  a  variação  linguística presente nos textos abaixo.

Assaltante Nordestino
 –Ei, bichin…Isso é um assalto… Arriba os braços e num  se bula nem faça muganga… Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim  se não  enfio  a  peixeira  no  teu  bucho  e  boto  teu  fato  pra fora! Perdão, meu PadimCiço, mas é que eu to com uma fome da moléstia…

Assaltante Baiano
 – Ô meu rei… (longa pausa) Isso é um assalto… (longa pausa). Levanta os braços, mas não se avexe não… (longa pausa). Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado… Vai
passando a grana, bem devagarinho… (longa pausa). Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado… Não esquenta, meu irmãozinho (longa pausa). Vou deixar teus
documentos na encruzilhada…

Assaltante Paulista
 –Orra, meu…  Isso  é  um  assalto, meu…  Alevanta  os  braços, meu… Passa a grana logo, meu… Mais rápido, meu, que eu ainda  preciso  pegar  a  bilheteria  aberta  pra  comprar  o
ingresso  do  jogo  do  Corinthians,  meu…  Pó,  se  manda, meu…



(A)fator padrão
(B)fator pessoal
(C)fator escolar
(D)fator regional
(E)fator humorístico

17. Leia o texto abaixo e julgue as afirmações em verdadeiras ou falsas:

E AÍ, DOIDERA, CADÊ A PARADA LÁ?!

(  ) As gírias são expressões que marcam a língua coloquial, ou seja, é uma variante mais espontânea, utilizada nas relações informais entre os falantes.
(  ) O emprego intensivo de gírias entre os falantes faz com que essa variedade linguística se propague rapidamente.
(  ) O autor do texto expõe sobre um processo linguístico que sofre influência de inúmeros fatores entre eles: a relação entre falantes e ouvintes.
(  ) “doidera” e “parada”  são expressões resultantes de variação linguística, empregadas entre falantes, marcadas por uma época e o grupo social de que fazem parte.

18. Assinale a alternativa que contém uma informação FALSA em  relação ao fenômeno da variação linguística.

A) A variação linguística consiste num uso diferente da língua, num outro modo de expressão aceitável em determinados contextos.
B) A variedade linguística usada num texto deve estar adequada à situação de comunicação vivenciada, ao assunto abordado, aos participantes da interação.
C) As variedades  que  se  diferenciam  da  variedade  considerada  padrão devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e inadequadas.
D) As línguas  são  heterogêneas  e  variáveis  e,  por  isso,  os  falantes apresentam  variações  na  sua  forma  de  expressão,  provenientes  de diferentes fatores.

19. São várias as diferenças linguísticas das diversas regiões e das diferentes camadas sociais do Brasil. Todas, porém, fazem parte de nossa realidade e são compreensíveis por seus falantes. Como exemplo disso, podem-se verificar as variantes linguísticas para  as  palavras  “tangerina” e  “mandioca”. Considerando essas informações acerca das variações linguísticas da língua portuguesa, assinale a ÚNICA opção correta.

(A) As palavras tangerina, mexerica e laranja-cravo são sinônimas, assim como mandioca e macaxeira.
(B) São corretas apenas as formas “mandioca” e “tangerina”, uma vez que são palavras mais bem aceitas na língua culta e laranja-cravo é errado falar.
(C) O uso da palavra macaxeira não é correto, pois  faz  parte da língua indígena do nordeste do País.
(D) quando um  falante usa o termo macaxeira, em vez de  mandioca,  demonstra  pertencer  a  uma  classe social baixa.
(E) Os brasileiros falam o Português mais corretamente na região Sul do que na região Nordeste. 

Gabarito apenas da questões objetivas. Pensem e respondam as questões discursivas. Não disponibilizarei as respostas. 

9 - F - F - F - V - F
10 - D
12 - B
13 - A
14 - D
15 - F - V - F - V - V
16 - D
17 - V - V - V - V 
18 - C
19- A 

"Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que ‘não sabem português’ ou que ‘português é muito difícil’ é porque esta disciplina fascinante foi transformada numa ‘ciência esotérica’, numa ‘doutrina cabalística’ que somente alguns ‘iluminados’ (os gramáticos tradicionalistas!) conseguem dominar completamente.".    (Marcos Bagno)


128 comentários:

  1. Respostas
    1. GABARITO OFICIAL

      Vou disponibilizar o gabarito apenas das questões de assinalar por questão de falta de tempo. valeu.

      6-d
      7-b
      8-b
      9-a
      10-d

      Excluir
    2. poderia mandar gabarito para o meu email rachelksramos@gmail.com

      Excluir
    3. poderia mandar gabarito para o meu email rachelksramos@gmail.com

      Excluir
  2. Parabéns. bela atividade, gostei muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. ESTE EXERCICIO É FANTASTICO MAS ONDE ESTA O GABARITO

    ResponderExcluir
  4. Olá Jean!
    Gostei muito da sua atividade. Poderia enviar no meu email o gabarito? Desde já muito obrigada! Lourdes Lima
    lourdesllima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Jean!
    Execelente atividade!!!!gostei muito é possível enviar o gabarito? Obrigada. e-mail albeniaap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MUITO ...POR FAVOR ME MANDE O GABARITO..OBRIGADA ..DANIELA

    marca.cel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Jean...
    Muitos professores ainda ignoram a importância de se discutir variação linguística na sala de aula. E acabam simplificando e permanecendo na dicotomia "certo"-"errado"... Estas atividades estão muito bem elaboradas.

    ResponderExcluir
  8. Adorei!Parabéns!
    Você pode pasar o gabarito?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Poderia mandar o gabarito para mim. Desde já agradeço.
    leninha_mn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ola´vc poderia me mandar o gabarito desta atividade sobre variação? adorei a atividade

    ResponderExcluir
  11. gostei muito da atividade. você poderia mandar o gabarito anaflaviasantos84@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Muitto boa você poderia enviar o gabarito: elainecruzbarros@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Muito legal essas atividades, você poderia me enviar o gabarito. mirian_br@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante, poderia enviar o gabarito: o_mesquita_21@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei. Poderia enviar o gabarito? Julyangra@yahoo.com.br

      Excluir
  15. Excelente trabalho. Também gostaria do gabarito: elaine.nf@ig.com.br

    ResponderExcluir
  16. O GABARITO POR GENTILEZA graziellenogueirapedagoga@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Por favor envie para mim o gabarito.

    ftp_oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. me mande o gabarito adorei ! neto_soad@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Muito bom, poderia me mandar o gabarito?
    argentovisual@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. olá , poderia enviar o gabarito para o e-mail crisvicris@hotmail.com ? Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Adorei a atividade, mais gostaria de saber se você poderia envia o gabarito para o meu e-mail fsmjoelma@gmail.com? Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Olá Jean adorei as atividades, muito bem elaboradas. Por favor envie o gabarito em meu e-mail. melomk@bol.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, muito boa as atividades, podes enviar o gabarito? jackadri@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a atividade, se possível favor me enviar o gabarito para edrianamrocha@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Muito boa, mas me envie o gabarito.

    ResponderExcluir
  26. por favor mandar o gabarito deste exercício para o email adalbertoffarras@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai completa sozinho não vou manda o gabarito ok mocinho kkkkkkk

      Excluir
  27. muito boa, mas poderia por gentileza mandar o gabarito para wesleybuchys@gmail.com. Muito obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  28. Muito produtivo os exercicio. Poderia enviar o gabarito? c.ricaldone@gmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  29. muito este exercicio, gostei tem como você manda o gabarito por o e-mail thalabredry@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. gostei muito de responder esse exercicio realmente muito bom, tem como me enviar o gabarito ?
    meu email é : jonhnata2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Também gostei muito dos exercícios, muito bom, poderia me enviar o gabarito?
    meu email é : edicleiafreitas@ig.com.br

    ResponderExcluir
  32. Ótimos exercícios!! Poderia enviar o gabarito do mesmo?
    Meu email é - gabriel-dun@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  33. GABARITO OFICIAL

    Vou disponibilizar o gabarito apenas das questões de assinalar por questão de falta de tempo. valeu.

    6-d
    7-b
    8-b
    9-a
    10-d

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. diz professor poderia me mandar o gabarito completo ? adilson_oliveiraleite@gmail.com
      onde eu encontro mais exercícios como este ?to estudando pra concurso e isso esta me ajudando muito desde ja agradeço !

      Excluir
    2. gbarito por favor ramalhoaurelio@hotmail.com

      Excluir
    3. gbarito por favor ramalhoaurelio@hotmail.com

      Excluir
  34. Pessoal,
    Tem como baixar esta atividade? Tentei imprimir mas as letras saem muito pequenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Copie e cole no word,colocando o devido crédito do blog do professor.

      Excluir
  35. muito bom,mas gostaria que você enviasse o gabarito no e-mail: joelma2011lucia @hotmail.com, obrigada desce já!!!

    ResponderExcluir
  36. Excelente!! Por favor, mande -me o gabarito. ritoca10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá, muito bom, ainda é possivel enviar o gabarito?
    luizahgrodrigues@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. olá, adorei os exercícios. poderia mandar o gabarito por favor? sonia.leal@globo.com

    ResponderExcluir
  39. Olá, gostei muitos dos execícios, poderia passar o gabarito? thamiresglaucia@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Olá adorei sua atividade, até apliquei em uma prova, mas preciso do gabarito por favor !!! dacjoplin@yahoo.com.br...Obrigada :)

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pela atividade!!!! O gabarito nos ajudaria a argumentar mais com os alunos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  42. otimooo, me passa o gabarito por email mayy24@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Amei essa atividade de variações linguísticas. Por favor, poderia enviar para o meu gmail (profcarlamkgmail.com) o gabarito. Pois me ajudaria muito.

    ResponderExcluir
  44. muito bom exercício, será que vc pode mim enviar o gabarito pelo email: henrique.moral.vip@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. muito bom exercício, será que vc pode mim enviar o gabarito pelo email: csf199120@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Adorei, por favor o gabarito marciatchr@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. muito bom exercício, será que vc pode mim enviar o gabarito pelo email : adilson_oliveiralite@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. otimo exercicio,poderia enviar o gabarito por favor,freitas@polybalas.com.br

    ResponderExcluir
  49. passa o gabarito, por favor:
    leticiadamaseno254@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. adoreiii este exercício, poderia me enviar o gabarito? Tenho prova disso amanhã, preciso praticar bastante, mas é preciso ter o gabarito para ver se respondi correto.
    bruna_catpower@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Caramba, adorei este exercício, poderia me enviar o gabarito? eri_junior81@hotmail.com. Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  52. Excelente atividade professor Jean! Parabéns e muito obrigada pela contribuição!!!

    ResponderExcluir
  53. quero o gabarito emanuelecamilasoares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. gostei, poderia por favor me mandar o gabarito.
    joncyelle@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Gostei muito dos exercícios, poderia me enviar o gabarito?
    meu email é : jhoyce_sillva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. você poderia me mandar esse gabarito completo, por favor.
    meu e-mail: lukaagatha@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. poderia enviar o gabarito no email thiagoinf2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Por gentileza, poderia enviar o gabarito para o e-mail fatima.giseli@yahoo.com.br? Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Manda o gabarito por favor... maria-te-love@hotmail.con

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GABARITO OFICIAL

      Vou disponibilizar o gabarito apenas das questões de assinalar por questão de falta de tempo. valeu.

      6-d
      7-b
      8-b
      9-a
      10-d

      Excluir
  60. Por favor me encaminhe o gabarito daniele.gsoares@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GABARITO OFICIAL

      Vou disponibilizar o gabarito apenas das questões de assinalar por questão de falta de tempo. valeu.

      6-d
      7-b
      8-b
      9-a
      10-d

      Excluir
  61. Gostaria do gabarito...e-mail danielasmatos@ig.com.br.
    Ótima atividade.

    ResponderExcluir
  62. GABARITO OFICIAL

    Vou disponibilizar o gabarito apenas das questões de assinalar por questão de falta de tempo. valeu.

    6-d
    7-b
    8-b
    9-a
    10-d

    ResponderExcluir
  63. Gabarito por gentileza. gigi_veleda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Ótimas atividades, professor !! Parabéns pela criatvidade!!!

    ResponderExcluir
  65. Atividade ótima, mas poderia passar o gabarito completo??? victornatan12@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. Muito bomm será que é possivel vc me mandar o gabarito para o meu email?
    veraluciacatapan@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Jean; gostei muito da sua atividade. Por favor se possível, envia-me a gabarito para eu conferir. Meu e-mail é: taniasantos.profa@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Ótima atividade! Pode me mandar o gabarito completo por favor?! inaracostha@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. O exercício chama a atenção, mas contém muitos equívocos teóricos. Vou citar apenas alguns exemplos.1. Nas questões sobre tipos de linguagem: teoricamente tem-se definido nos estudos linguísticos que os tipos de linguagem recaem sobre linguagem verbal e não verbal. 2. Quando se questiona o tipo do texto: Os estudos dos gêneros textuais (ou do discurso) abordam que quando se fala em tipo (logia) textual recai-se nas grandes estruturas como narração, descrição, dissertação, injunção e explicação (entre outros).
    3. Os textos trabalhados evidenciam os estudos das variantes e das variações linguísticas por um lado e gêneros do discurso de outro, portanto há que se fazer uma séria revisão nas abordagens apresentadas.
    Ressalto que só quero contribuir.

    ResponderExcluir
  70. Olá Jean!
    Gostei muito da sua atividade. Poderia enviar no meu email o gabarito? Desde já muito obrigada! Verônica veronicasamara_25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. Olá Jean!
    Gostei muito da sua atividade. Poderia enviar no meu email o gabarito? Desde já muito obrigado!
    vinicius.pereiratr@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Gostei muito, Jean!
    Por favor envie-me o gabarito.
    Grata.

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean!!!
      Gostei muito... se possível me mande o gabarito.
      criscristiane18@hotmail.com

      Excluir
  74. Gostei muito!poderia me mandar o gabarito.

    ResponderExcluir
  75. gostei por favor me mande o gabarito to fazendo um trabalho sobre essa materia obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor alguem pode mandar o gabarito para meu imail marcao_ambu@hotmail.com obrigado

      Excluir
  76. Gostaria que mandasse o gabarito das questões, por favor.
    elocrblanco@gmail.com

    ResponderExcluir
  77. Ola. Estes exercicios são para que série?

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde!Gostaria que me enviasse o gabarito.Meu e-mail:josie_rezende@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  79. Parabéns!!! Achei excelentes as atividades e estão desenvolvidas de uma maneira gostosa de se trabalhar.
    Obrigada por compartilhar conosco!!

    ResponderExcluir
  80. Eu também quero o gabarito completo. Por favor! prof.rachelfaray@outlook.com

    ResponderExcluir
  81. Bom dia!Gostaria que me enviasse o gabarito desta atividade 1º ao 10º.
    Meu e-mail:silviacaetes@gmail.com

    ResponderExcluir
  82. Adorei, gostaria de receber o gabarito por favor. najgata@gmail.com

    ResponderExcluir
  83. envia o gabarito rosinere.rb@gmail.com

    ResponderExcluir
  84. Gostaria do gabarito. leonardo.rafaelsilva@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia! Professor, me envie o gabarito! Por favor!

    ResponderExcluir
  86. Caro colegas! Não é preciso aplicar a avaliação em sua íntegra, pode-se modificá-la e adequá-la à maneira de cada turma. E, variações linguísticas, é assim mesmo, há variações diferentes de acordo a região do país !!!!!!

    ResponderExcluir
  87. Gostei dos exercicios. Poderia mandar o gabarito de todas as questões para o meu e.mail.

    ResponderExcluir
  88. Muito bom! Mas poderia me enviar o gabarito, por favor! lethyciafprata13@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  89. Gostei muito me ajudou com atividades de fixação para o meu filho que estuda o 6ºano. Ms pode me enviar o gabarito?
    ionete.rodriguesdasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  90. Gostei muito me ajudou com atividades de fixação para o minha filha que estuda o 6ºano. Poderia me enviar o gabarito?
    bebellama@gmail.com

    ResponderExcluir
  91. tb gostei muito. tem como enviar o gabarito para andersonmartins05@hotmail.com

    ResponderExcluir
  92. Obrigada pela atividade. Postei um link no meu blog para que meus alunos façam sua atividade.Parabéns!

    ResponderExcluir
  93. gostei. Por favor manda o gabarito completo para ninasantos82@gmail.com Obrigada.

    ResponderExcluir
  94. Gostei mande o gabarito completo para mim

    ResponderExcluir