Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

EXERCÍCIO DE ORTOGRAFIA (BÁSICO) ATUALIZADO 2018

GABARITO DISPONÍVEL APENAS A PARTIR DA QUESTÃO "16". PARA AS DEMAIS, FAÇAM USO DO DICIONÁRIO. 


1.     Complete as palavras usando S ou Z nos espaços:

A)    FRANCE__A
B)    HOLANDE__A
C)    JAPONE__A
D)    MARQUE__A
E)    PRINCE__A
F)     RAPIDE__
G)    LEVE__A
H)    NITIDE__
I)     CANALI__AR
J)     TRAUMATI__AR
K)    PADRONI__AR
L)     POU__ADA
M)    COI__A
N)    AU__ÊNCIA
O)    SOU__A
P)    QUI__ESSE
Q)    PU__EMOS
R)    POBRE__A
S)    DEMOCRATI__AR

2. Complete as palavras usando G ou J nos espaços:

A)    CAN__ICA
B)    LO__ISTA
C)    CERE__EIRA
D)    GOR__ETA
E)    VIA__AR
F)     VIA__EM
G)    ARE__AR
H)    ENFERRU__AR
I)     CORA__EM
J)     ESTIA__EM
K)    VERTI__EM
L)     FULI__EM
M)    FERRU__EM
N)    PENU__EM
O)    __ILÓ
P)    BERIN__ELA
Q)    ACARA__É
R)    __ECA
S)    __ERIMUM
T)    ADÁ__IO
U)    PRIVILÉ__IO
V)    VESTÍ__IO

3.     Complete as palavras usando X ou CH nos espaços:

A)    FAI__A
B)    TROU__A
C)    ENCAI__ADO
D)    DEI__AR
E)    EN__OVAL
F)     EN__OTAR
G)    EN__AGUAR
H)    EN__ER
I)     EN__ENTE
J)     EN__ARCAR
K)    ME__ICO
L)     ME__ICANO
M)    ME__ER
N)    ME__ERICA
O)    ME__A
P)    DESLEI__O
Q)    FLE__A
R)    MA__UCADO
S)    FA__INA

4.     Complete as palavras usando SS, Ç OU S nos espaços:

A)    DETEN__ÃO
B)    CONTEN__ÃO
C)    ABSTEN__ÃO
D)    PROGRE__ÃO
E)    TRANSGRE__ÃO
F)     REGRE__ÃO
G)    EXPRE__ÃO
H)    REPRE__ÃO
I)     SUPRE__ÃO
J)     PRETEN__ÃO
K)    ASCEN__ÃO
L)    COMPREEN__ÃO
M)   MI__ANGA
N)   A__AFRÃO
O)   OPRE__ÃO
P)   EXPUL__ÃO 
Q)   PA__OCA
R)   APREEN__ÃO
S)   MU__ULMANO

5. Complete as palavras usando E ou I nos espaços:

a)   ABENÇO__
b)   POSSU__
c)   CONTINU__
d)   CONTRIBU__
e)   PONTU__
f)    SUM__
g)   ANT__AÉREO
h)   ANT__VÉSPERA
i)     ANT__BIÓTICO
j)    ANT__DELUVIANO
k)   CÃ__BRA
l)     MALCR___ADO
m) PR__VILÉGIO
n)   DO__
o)   PERDO__
p)   VAD__AR
q)   RETRIBU__
r)    B__SOURO
s)   CAQU__

6. Complete os espaços com a consoante H, se necessário:

a)   __ERVA
b)   __ÁBITO
c)   __ONESTO
d)   __INVERNO
e)   __ANDORINHA
f)    __IATO
g)   __AVER
h)   ___ABITAÇÃO
i)     ___ONTEM
j)    ___ÚMIDO
k)   ___IATE
l)     ___OMBRO
m) __ÉLICE
n)   __ÉRNIA
o)   ___OMOLOGAR
p)   ___ULHA
q)   __UMOR
r)    ___OMENAGEM
s)   DES__UMANO

7. Complete os espaços das frases com: POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou PORQUÊ:

A)    ________ele sumiu da aula mais cedo?
B)    Não fui à festa________choveu.
C)    Eles estão revoltados, ______________?
D)    Quero saber o___________ do seu medo?
E)    Ele não procurou,________?
F)     Ninguém explicou o ________ de sua desistência.
G)    Desejo saber _________não compareceu à aula?
H)    ___________é sonhador o jovem cultiva ideias.
I)     A criança adoeceu________brincou na água quente.
J)     __________você não tirou os pães do forno logo?
K)    O pedreiro não terminou de colocar a cerâmica da casa, _________?
L)     O_________da minha insônia é a preocupação com as contas atrasadas.
M)    Vamos sair mais cedo da aula hoje________o professor faltou.

8. Complete os espaços usando MAS ou MAIS nos espaços:

a)    Os alunos queriam ______aula de Matemática.
b)    Enquanto______, melhor.
c)     Comprei um carro, ______não sei dirigir.
d)    Você tirou 10 na prova, ______ainda foi reprovado.
e)    A moça é ________bonita quando gosta de estudar.
f)     Esta mulher sempre gasta _______dinheiro com unhas e cabelos do que com as despesas da casa.
g)    Meu sítio é muito bom, ______eu não moro lá por causa dos bandidos.
h)    A mãe deu______ lapada no menino do que na menina.


9. Leia o texto abaixo retirado do Google Imagens e responda corretamente:


a)   Que gênero textual você acha que é este acima?

b)   Para que serve textos como esse?

c)   Onde podemos encontrar textos assim?

d)   Podemos perceber várias palavras escritas com a ortografia inadequada. Esses desvios à ortografia atrapalham nosso entendimento da mensagem? Explique.

e)Reescreva cada palavra que está inadequada, consertando a sua ortografia.

10. Observe o texto 1 e o texto 2 e responda corretamente:

Texto 1:
Texto 2:

a)   Observando as imagens, de onde os dois textos foram retirados?

b)   Que tipo de mensagem o texto 1 nos passa?

c)   Qual a intenção do texto 2?

d) Identifique as palavras nos dois textos que não seguiram a ortografia adequada e as corrija.

e) Postagem em redes sociais é necessário respeitar a ortografia das palavras? Explique a sua resposta.

11. Leia as frases abaixo, observe as palavras destacadas e indique quais apresentam o sentido de QUANTIDADE/INTENSIDADE e quais apresentam o sentido de OPOSIÇÃO.

a)    “Ele correu o mais rápido que podia”.


b)    “havia a imagem da garota mais linda que ele já tinha visto”.


c)    “Então ele percorreu toda a escola perguntando para todos que passavam se alguém já tinha visto aquela garota. Mas todos respondiam ‘Não’.”


d)    O motorista do carro saiu e tentou ajudar, mas era tarde demais.


e)    “É preciso mais do que isso para me fazer medo”.

   12. Complete as frases a seguir com MAS ou MAIS:

     a)    Tenho _____ amigos que você.
     b)    Pesquisei bastante, ______ não achei nada sobre esse assunto.
     c)    Este ano estou _____ dedicado aos estudos.
     d)    Divirta-se, _____ antes cumpra com suas obrigações.
     e)    Este é o terno _____ caro da loja.

13.   Complete as frases com o tipo de “porquê” correto (POR QUE, POR QUÊ, PORQUE, PORQUÊ):

a)    Bruno só achou aquela foto, _________não estava prestando atenção à aula.

b)    _________ Bruno morreu no final da história?

c)    Ninguém conhecia aquela garota da foto, _________?

d)    Preciso saber o _________de Bruno ter se apaixonado por uma garota que ele nunca viu.  

e)    O assustador da história é ________a foto fica sem imagem nenhuma no final.

f)    Quer dizer que você não vai mesmo conosco, ___________?

g)     Não entendo o ____________ de suas atitudes.

h)    Você sabe ___________ ela não passou no concurso.

i)    Não fuja, ___________ toda fuga é fraqueza.

j)    _______ concordaram tão facilmente?

14.  Complete as frases abaixo com “MAU” ou “MAL”:

a)    Bruno era um ______aluno em matemática.

b)    Essa foto foi o ______na vida do protagonista.

c)    No fim, o _______venceu nessa história.

d)    O _______motorista atropelou o garoto.

e)    Bruno se deu _______na sua insistência.

    f) Caiu de _____ jeito.

    g) Antes só do que ______ acompanhado.

    h) Vestido ____ feito.

    i) Não leves a ____ o que estou dizendo.

    j)Não há ____ que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.

15. Observe a imagem abaixo e responda o que se pede:


a)    Que gênero textual é este acima?



b)    Para que nos serve textos como esse?



c)    Retire as palavras que foram escritas erradas.



d)    Conserte as palavras que foram escritas erradas.



e)  Apesar de estarem com a ortografia errada, esses erros atrapalham o entendimento da mensagem do texto?


QUESTÕES OBJETIVAS


16.  Por que a palavra “BARONESA” se escreve com a letra “S”  e não “Z”?

a)    Porque esta palavra tem ditongo, e depois de ditongo sempre se usa “s”.
b)    Porque esta palavra indica uma nacionalidade.
c)     Porque esta palavra vem da palavra original “barão”.
d)    Porque esta palavra indica um título de nobreza, por isso se escreve com “s”.

17.  Por que a palavra “ENXOVAL” se escreve com “x” e não com “ch”?

a)    Porque esta palavra tem ditongo, e depois de ditongo sempre se usa “x”.
b)    Porque esta palavra se inicia com “EN”, então a regra diz que deve ser escrita com “x”.
c)     Porque é uma palavra originalmente brasileira.
d)    Estar errada esta escrita, deveria ter sido grafada com “ch”.

18. Por que a palavra “ACARAJÉ” é escrita com “j” e não com “g”?

a)    Porque esta palavra indica uma comida.
b)    Porque esta palavra apresenta ditongo.
c)     Porque é uma palavra originalmente africana, então palavra de origem africana e indígena são escrita com “j”
d)    Porque esta palavra termina em “jé”, por isso foi escrita com “j”.

19.  Leia a piada abaixo e marque a única alternativa FALSA:

Um Padre recém chegado na paróquia do interior encontra na estrada uma menina de uns seis anos, puxando uma vaca.
- Onde vai, minha menina ?
- Vou levar a vaca para cruzar com o touro do Seu Zé.
O padre escandalizado, imaginando a cena que a menina iria ver, tentou ajudá-la:
- Será que seu pai não poderia fazer isto ?
- Não. Tem que ser com o touro mesmo...

a)    A palavra “ESCANDALIZADO” está escrita correta, pois a palavra primitiva “ESCÂNDALO” não tem a letra “s”, então  “ESCANDALIZADO” só será com “z”.
b)    A palavra “ESCANDALIZADO” está escrita errada, pois a palavra primitiva “ESCÂNDALO” não tem a letra “s”, então  “ESCANDALIZADO” só será com “s”.
c)     “CHEGADO” se escreve com “ch” porque a palavra primitiva é “CHEGAR” com “ch”.

d) A palavra “CRUZAR” se escreve com “z” por conta da palavra primitiva “CRUZ” que é com “z”.


20. Qual das palavras abaixo a letra “S” não tem som de “Z”:

a) sensual
b) desastrada
c) desejos
d) misterioso
e) hesitar

21. Por que a palavra “SEDUZIR” se escreve com “Z”:

a) Porque indica um título de nobreza.
b) Porque a palavra original “sedução” não tem a letra “s” no seu final.
c) Porque se trata de uma nacionalidade.
d) Porque é de origem indígena.
e) Porque é uma palavra de origem africana.

22. Qual das palavras a seguir está escrita com a ortografia errada:

a) preferências
b) extremamente
c) intenço
d) desastrada
e) inexperiência

23. Assinale a alternativa em que as formas completam corretamente as lacunas das frases abaixo, pela ordem:

- Quando ____ assessorado, o governante comete muitos erros.

- O Chapeuzinho Vermelho conseguiu escapar do lobo ____.

- Devemos praticar o bem e evitar o ____.

- Quando está de ____ humor, ninguém o suporta.

a) mal, mau, mau, mau;
b) mau, mal, mal, mal;
c) mau, mau, mal, mal;
d) mal, mau, mal, mau;
e) mal, mal, mau, mau.

24. A alternativa ERRADA quanto ao emprego do “porquê” é:

a) Não revelou o motivo porque não foi ao trabalho.
b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.
c) Eis o porquê da minha viagem.
d) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.
e) Ele não veio por que estava doente.

25. Observe a imagem abaixo e assinale a única alternativa correta:


a) A palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bem”.
b) A palavra “mal” usada neste texto está errada, pois deveria ser escrita “mau”.
c) A palavra “mal” usada neste texto é contrário de “bom”
d) A palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bom”.
e) A palavra “mal” neste texto indica o modo como o sujeito escreve, e nesse caso ela é contrário de “bom”.

26. Sobre a escrita do texto abaixo, compreende-se que:


a) A palavra “mais” indica uma oposição ao que foi dito antes.
b) A palavra “mais” deveria ser escrita “mas”.
c) A palavra “mais” é uma conjunção.
d) A palavra “mais” foi usada sem intenção nenhuma pelo criador do título.
e) O título “mais você” sugere um programa voltado mais para questões simples do dia a dia das pessoas.

27. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:

a) pran__a / en__er / __adrez.
b) fei__e / pi__ar / bre__a.
c) me__erico / en__ame / bru__a.
d) __utar / frou__o / mo__ila.
e) fle__a / en__arcar / li__ar.

28. (ENEM/2016)


Como escrever na internet

Regra 1 – Fale, não GRITE!
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar! Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.
Regra 2 – Sorria  pisque  chore &-( …
Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal e denotam emoções. É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente brava ou feliz, ou se está sendo irônica, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente às suas conversas on-line.
Disponível em: http://www.icmc.usp.br. Acesso em: 29 jul. 2013.

O texto traz exemplos de regras que podem evitar mal-entendidos em comunicações eletrônicas, especialmente em e-mails chats. Essas regras
revelam códigos internacionalmente aceitos que devem ser seguidos pelos usuários da internet.

A)representam uma forma complexa de comunicação, pois os caracteres são de difícil compreensão.
B)refletem recomendações gerais sobre o uso dos recursos de comunicação facilitadores da convivência na internet.
C) constituem um conjunto de normas ortográficas inclusas na escrita padrão da língua portuguesa.
D) foram desenvolvidas para que usuários de países de línguas diferentes possam se comunicar na web.

29. Há erros de grafia na frase:

a)   Jornadas de trabalho extensas, exploração da mão-de-obra infantil, despreocupação com o lazer, são manchas trazidas pela Revolução Industrial.
b)   A extinção de postos de trabalho tem originado, no mundo todo, protestos e movimentos de reivindicação de direitos da classe trabalhadora.
c)   Para bem avaliar o impacto da modernização de empresas com o uso intensivo da tecnologia, é necessário examinar todos os efeitos, benéficos ou não.
d)   A expansão da demanda e a consequente geração de lucros são aspectos bem-vindos de investimentos tecnológicos, pois ampliam empregos.
e)   Condições adverças de trabalho, em prejuíso do disposto nas leis específicas, sempre foram alvo de queixas de assalariados.

30. A frase em que há ERROS de ortografia é:

a)   Acostumados a debater tudo com o corpo docente, os administradores da escola puseram em discussão também o problema do número de vagas.
b)   Não há jeito de pormos em uso essas folhas de papel almaço, porque elas são tão finas que se pode ver facilmente através delas.
c)   A afirmação de que nossa ajuda não foi expontânea põe em dúvida a decência e a honradês de quem falou.
d)   O assessor de imprensa não queria faltar com a discrição, motivo pelo qual não citou nominalmente os queixosos.
e)   Nem sempre o lazer a que se dedicam é o mais adequado para seus problemas, por isso existe a preocupação dos médicos em orientá-los cuidadosamente.

31.

Os textos relativos ao mundo do trabalho, geralmente, são elaborados no padrão normativo da língua. No anúncio, apesar de o enunciador ter usado uma variedade linguística não padrão, ele atinge seus propósitos comunicativos porque

 a) os fazendeiros podem contar com a comodidade de serem atendidos em suas fazendas.
 b) a parede de uma casa é um suporte eficiente para a divulgação escrita de um anúncio.
 c) a letra de forma torna a mensagem mais clara, de modo a facilitar a compreensão.
 d) os mecânicos especializados em máquinas pesadas são raros na zona rural.
 e) o contexto e a seleção lexical permitem que se alcance o sentido pretendido.

32. Observe o texto abaixo retirado de uma rede social e assinale a única alternativa CORRETA:


a) Pelo excesso de desvios ortográficos é impossível compreender o conteúdo da postagem.
b) As palavras "dezocupada", "decho" e "fazer" contrariam totalmente a ortografia vigente.
c) Nessa postagem só há a presença de equívocos no que se refere a ortografia das palavras.
d) Apesar dos diversos desvios de ortografia, acentuação das palavras, conjugação verbal, concordâncias e também da ausência de pontuação a postagem atinge sua meta comunicativa.
e) As palavras presentes na postagem "fasso", "decho", "geito" e "emdiotas" admitem mais de uma forma de grafia, portanto não podem ser consideradas erradas do posto de vista gramatical.



GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS

16 D
17 B
18 C
19 B
20 A
21 B
22 C
23 D
24 E
25 A
26 E
27 C
28 B
29 E
30 C
31 E
32 D

Curta nossa fanpage no facebook @escrevequeeuleio
e se inscreva no nosso blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br

86 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu acredito, que por não ter o gabarito ajuda mais ainda no aprendizado, já que temos que procurar no dicionário ou na internet mesmo, a escrita das palavras, nos fazendo observar nossos erros e incentivando a concertá-los. O comodismo e um grande inimigo da aprendizagem, correr atras da resposta e mais produtivo do que espera-la cair do céu. Obvio que alguns exercícios devem sim ter o gabarito, mas não é o caso acima, já que com um simples dicionário (que tem versão on-line) você mesmo pode corrigir seus erros e ainda por cima descobrir os significados das palavras para contextualizá-las futuramente em textos e acrescentá-las no seu vocabulário enriquecendo-o

      Excluir
    2. Ao meu ver,com o Gabarito é muito melhor em todos os sentidos.

      Excluir
  2. ta faltando só o gabarito. Porém, o exercício é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito, que por não ter o gabarito ajuda mais ainda no aprendizado, já que temos que procurar no dicionário ou na internet mesmo, a escrita das palavras, nos fazendo observar nossos erros e incentivando a concertá-los. O comodismo e um grande inimigo da aprendizagem, correr atras da resposta e mais produtivo do que espera-la cair do céu. Obvio que alguns exercícios devem sim ter o gabarito, mas não é o caso acima, já que com um simples dicionário (que tem versão on-line) você mesmo pode corrigir seus erros e ainda por cima descobrir os significados das palavras para contextualizá-las futuramente em textos e acrescentá-las no seu vocabulário enriquecendo-o

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ponto de interrogação (?) também não se usa mais?

      Excluir
    2. Eu acredito, que por não ter o gabarito ajuda mais ainda no aprendizado, já que temos que procurar no dicionário ou na internet mesmo, a escrita das palavras, nos fazendo observar nossos erros e incentivando a concertá-los. O comodismo e um grande inimigo da aprendizagem, correr atras da resposta e mais produtivo do que espera-la cair do céu. Obvio que alguns exercícios devem sim ter o gabarito, mas não é o caso acima, já que com um simples dicionário (que tem versão on-line) você mesmo pode corrigir seus erros e ainda por cima descobrir os significados das palavras para contextualizá-las futuramente em textos e acrescentá-las no seu vocabulário enriquecendo-o

      Excluir
  4. Não tenho tempo de colocar o gabarito. Acredito que qualquer pessoa saberia as respostas. É fácil.
    obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito, que por não ter o gabarito ajuda mais ainda no aprendizado, já que temos que procurar no dicionário ou na internet mesmo, a escrita das palavras, nos fazendo observar nossos erros e incentivando a concertá-los. O comodismo e um grande inimigo da aprendizagem, correr atras da resposta e mais produtivo do que espera-la cair do céu. Obvio que alguns exercícios devem sim ter o gabarito, mas não é o caso acima, já que com um simples dicionário (que tem versão on-line) você mesmo pode corrigir seus erros e ainda por cima descobrir os significados das palavras para contextualizá-las futuramente em textos e acrescentá-las no seu vocabulário enriquecendo-o. Achei os exercícios excelente e de boa qualidade e agradeço muito por te-lo compartilhado conosco. Obrigada, me ajudou muito. :)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Não se coloca um exercício para fazer achando que todos vão saber as respostas. Se fosse por isso, ninguém estaria fazendo ele ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito, que por não ter o gabarito ajuda mais ainda no aprendizado, já que temos que procurar no dicionário ou na internet mesmo, a escrita das palavras, nos fazendo observar nossos erros e incentivando a concertá-los. O comodismo e um grande inimigo da aprendizagem, correr atras da resposta e mais produtivo do que espera-la cair do céu. Obvio que alguns exercícios devem sim ter o gabarito, mas não é o caso acima, já que com um simples dicionário (que tem versão on-line) você mesmo pode corrigir seus erros e ainda por cima descobrir os significados das palavras para contextualizá-las futuramente em textos e acrescentá-las no seu vocabulário enriquecendo-o

      Excluir
    2. Eu acredito, que por não ter o gabarito ajuda mais ainda no aprendizado, já que temos que procurar no dicionário ou na internet mesmo, a escrita das palavras, nos fazendo observar nossos erros e incentivando a concertá-los. O comodismo e um grande inimigo da aprendizagem, correr atras da resposta e mais produtivo do que espera-la cair do céu. Obvio que alguns exercícios devem sim ter o gabarito, mas não é o caso acima, já que com um simples dicionário (que tem versão on-line) você mesmo pode corrigir seus erros e ainda por cima descobrir os significados das palavras para contextualizá-las futuramente em textos e acrescentá-las no seu vocabulário enriquecendo-o

      Excluir
  6. Na boa, não adianta exercício sem gabarito. Sei que é até fácil, mas tem gente que não nasceu sabendo. E você é prof né, imagine um aluno pergunta algo e você não responde dizendo que "qualquer pessoa saberia as respostas". Tenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Emerson e obrigado Flávia de Souza Pinto e Nosso Objetivo é Satisfazer. Realmente eu não tenho tempo de colocar gabarito. Trabalho em duas escolas e ultimamente não postei mais nenhuma atividade. Foi mal.

      Excluir
    2. Eu acredito, que por não ter o gabarito ajuda mais ainda no aprendizado, já que temos que procurar no dicionário ou na internet mesmo, a escrita das palavras, nos fazendo observar nossos erros e incentivando a concertá-los. O comodismo e um grande inimigo da aprendizagem, correr atras da resposta e mais produtivo do que espera-la cair do céu. Obvio que alguns exercícios devem sim ter o gabarito, mas não é o caso acima, já que com um simples dicionário (que tem versão on-line) você mesmo pode corrigir seus erros e ainda por cima descobrir os significados das palavras para contextualizá-las futuramente em textos e acrescentá-las no seu vocabulário enriquecendo-o

      Excluir
  7. Engraçado que o professor elabora uma lista de exercícios para ajudar as pessoas, que por sua vez são ingratas o suficiente para, em vez de agradecer pelo trabalho que ele teve sem receber nenhuma quantia em dinheiro por isso (porque um médico, por exemplo não trabalharia de graça, mas um professor, aí tudo bem... vamos explorar...), começam a julgá-lo e a pedir (quer dizer, mandar) o cara fazer um gabarito....

    Bom Jean, parabéns e obrigada pela colaboração compartilhando seu material de TRABALHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Emerson e obrigado Flávia de Souza Pinto e Nosso Objetivo é Satisfazer. Realmente eu não tenho tempo de colocar gabarito. Trabalho em duas escolas e ultimamente não postei mais nenhuma atividade. Foi mal.

      Excluir
  8. Vamos ser sinceros, esse material ele disponibilizou para ajudar professores que necessitam de coisas novas para suas aulas, ou professores iniciantes, que ainda não possuem um vasto arquivo de exercícios. Agradeço muito pela colaboração de quem elaborou essas atividades e parabéns pela sua iniciativa. (OBS: sendo assim acredito que professores e futuros professores que viram as atividades têm competência o suficiente para saber as respostas.).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora entendi o intuito dos exercícios e o fato de não haver gabarito.

      Excluir
    2. Desculpa Emerson e obrigado Flávia de Souza Pinto e Nosso Objetivo é Satisfazer. Realmente eu não tenho tempo de colocar gabarito. Trabalho em duas escolas e ultimamente não postei mais nenhuma atividade. Foi mal.

      Excluir
  9. Desculpa Emerson e obrigado Flávia de Souza Pinto e Nosso Objetivo é Satisfazer. Realmente eu não tenho tempo de colocar gabarito. Trabalho em duas escolas e ultimamente não postei mais nenhuma atividade. Foi mal.

    ResponderExcluir
  10. Gnt, povo ignorante. É evidente que esse material é destinado A PROFESSORES DE PORTUGUÊS que estão em busca de atividades rápidas. Outra coisa, o Google ta ai pra pesquisar as respostas ! Professor Jean, obrigada, me ajudou mto !!! abraços!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite professor, primeiramente parabéns pelo exercício, pois é simples mas muito útil. Será de grande serventia para min, pois sou professora de reforço escolar, e elaborar atividades pra varias series diferentes custa muito tempo. Grata por compartilhar um conteúdo tão rico.
    Mas gostaria de saber há algum erro na questão 112, caso não tenha qual seria a resposta correta da mesma?

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Boa noite professor, primeiramente parabéns pelo exercício, pois é simples mas muito útil. Será de grande serventia para min, pois sou professora de reforço escolar, e elaborar atividades pra varias series diferentes custa muito tempo. Grata por compartilhar um conteúdo tão rico.
    Mas gostaria de saber há algum erro na questão 112, caso não tenha qual seria a resposta correta da mesma?

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a resposta é letra c.
      Está pedindo para marcar a correta. As outras 3 são falsas.
      obrigado! Bom trabalho!

      Excluir
    2. Oi, professor. Essa resposta não prossegue. DEIXAR é com X mesmo. Essa é uma de outras exceções da regra do ditongo.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Gente, façam as questões e procurem as repostas em um dicionário online, para verificar os erros! É simples!
    Ótimas questões, obrigada!

    ResponderExcluir
  15. GABARITO - (FEITO POR MIM, SE ACHAR ALGUM ERRO, COMENTE)
    1º Questão
    A) s B) s C) s D) s E) s F) z G) z H) z I) z J) z
    K) z L) s M) s N) s O) s P) s Q) s R) z S) z

    2º Questão
    a) beleza e limpidez
    b) clareza e leveza
    c) nobreza e honradez
    d) franqueza e lucidez


    3º Questão
    A) J B) J C) j D) j E) j F) g G) j H) J I) G j) G
    K) G L) G M) G N) G O) J P) J Q) J R) J S) J T) G
    U) G V) G

    4º Questão
    A) x B) x C) x D) x E) x F) x G) x H) ch I) ch j) ch
    K) x L) x M) x N) x O) ch P) x Q) ch R) ch S) x

    5º Questão
    A) Ç B) Ç C) Ç D) SS E) SS F) SS G) SS H) SS I) SS j) S
    K) S L) S

    6º Questão
    a) impressão
    b) contenção
    c) intervenção
    d) concessão

    7º Questão

    A) Por que
    B) porque
    C) por quê
    D) porquê
    E) por quê
    F) porquê
    G) por que
    H) Porque
    I) porque
    j) Por que
    K) Por quê
    L) porquê
    M) porque

    8º Questão

    A) mais
    B) mais
    C) mas
    D) mas
    E) mais
    F) mais
    G) mas
    H) mais

    9º Questão
    Resposta c - Porque esta palavra indica um título de nobreza, por isso se escreve com “s”

    10º Questão

    Resposta b - Porque esta palavra se inicia com “EN”, então a regra diz que deve ser escrita com “x”.

    11º Questão

    Resposta c - Porque é uma palavra originalmente africana, então palavra de origem africa e indígena são escrita com “j”

    12º Questão

    Resposta c - A palavra “DEIXE” foi escrita com “x” porque apresenta o ditongo “ei”, e sempre após ditongo se usa “X” e não “ch”.

    13º Questão

    Resposta c - “CHEGADO” se escreve com “ch” porque a palavra primitiva é “CHEGAR” com “ch”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, todas as suas respostas bateram com as minhas, menos a questão número 13.

      A alternativa correta não seria a letra "b"?

      Excluir
    2. Oi Lucas, todas as suas respostas bateram com as minhas, menos a questão número 13.

      A alternativa correta não seria a letra "b"?

      Excluir
    3. Olá, Lucas Costa e Thais Carvalho!
      A resposta da 13 é a "b". Escandalizado está correto, ou seja, é com "z" mesmo.

      Excluir
  16. Na questão 6 é assim que escreve 'contensão' de acordo com o Houaiss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras derivadas com terminadas em ter, tor e tivo são escritas com "ç":
      contenção (conter)
      retenção (reter)
      manutenção (manter)
      obtenção (obter)
      absorção (absorver)
      tração (trator)
      redação (redator)
      relação (relativo)
      intuição (intuitivo)

      Mesmo assim, obrigado pela observação, Adriana!

      Excluir
  17. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... Engraçado ver professores indignados pela falta de gabarito, sabendo que uma criança conseguiria resolvê-los sem necessidade de dicionário. Vamos abandonar a preguiça, meu povo? Obrigado pelas atividades, professor Jean. Gosto de fazer esses exercícios antes de aplicar em meus alunos. Além do mais, o que já peguei de gabarito errado não está escrito.

    ResponderExcluir
  18. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... Engraçado ver professores indignados pela falta de gabarito, sabendo que uma criança conseguiria resolvê-los sem necessidade de dicionário. Vamos abandonar a preguiça, meu povo? Obrigado pelas atividades, professor Jean. Gosto de fazer esses exercícios antes de aplicar em meus alunos. Além do mais, o que já peguei de gabarito errado não está escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Júnior!
      Sempre que eu tenho tempo tento atualizar esse blog com atividades simples, práticas para facilitar nossa árdua vida de professores.

      Excluir
  19. ótimo blog minha mãe deiche eu estudar só neste blog aqui

    ResponderExcluir
  20. Fico indignada com o palavreado usado pelas pessoas em comentários. As pessoas deveriam ser gratas por um professor ter disponibilizado tais exercícios e além de exigirem um gabarito, ainda usam palavreado vulgar. A preguiça é um grande impedimento ao crescimento, se tem dúvida vai num dicionário e olha, é assim que a pessoa aprende, buscando e correndo atrás não esperando respostas prontas.
    Parabéns professor por sua disponibilidade.

    ResponderExcluir
  21. Valeu professor, seus exercícios me ajudaram muitoooooo! Obrigada por contribuir com o meu trabalho e também aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não tem de que!
      Volte sempre que precisar e muito obrigado pelo elogio.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Como assim não ter ? Como vamos saber se estamos acertando ?

      Excluir
  22. Respostas
    1. OBRIGADO! ESPERO REALMENTE TER AJUDADO!
      GRANDE ABRAÇO E VOLTE SEMPRE!

      Excluir
  23. Mais atividades como essa...gostinho de quero mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Nayara, pelo comentário!
      Fico feliz que você gostou desta atividade!
      Grande abraço!!!!!

      Excluir
    2. Como completa as frases do tipo correto porque porque

      Excluir
    3. 13. a) porque
      b) POr que
      c) por quê
      d) porquê
      e) porque
      f) por quê
      g) porquê
      h) porque
      i) porque
      j) Por que

      Excluir
  24. Muito obrigada pela disponibilização desse material.

    ResponderExcluir
  25. Como você se sente quando a pessoa com quem você planejava passar o resto da vida repentinamente diz que não está mais interessada no casamento do nada, que é o tipo de situação que eu estava quando me deparei com o lançador de feitiços chamado Dr. Ajayi, eu estava coração partido implorou ao meu marido por vários meses para voltar para casa, todos os meus apelos não foram correspondidos até que vi um testemunho de uma senhora que descreveu como o lançador de feitiços Dr. Ajayi a ajudou a conseguir um bom emprego remunerado e disse que ele é capaz de outros tipo de feitiço, ela soltou o número do Viber dele: +2347084887094 Peguei o número e enviei a mensagem O feitiço Caster Dr Ajayi explicou minha situação e como meu marido saiu de casa de repente, ele me disse por que meu marido saiu de casa depois de fazer um feitiço, ele levou apenas sete dias para trazer a felicidade de volta à minha vida, porque estou vivendo feliz com meu marido e estamos esperando nosso segundo filho. Se você precisar da ajuda de um lançador de feitiços para qualquer tipo de problema de vida em que possa pensar, entre em contato com o lançador de feitiços no seu número Viber ou WhatsApp: +2347084887094 ou E-mail: drajayi1990@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Obrigado professor. suas atividades são ótimas e me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  27. Olá, as atividades postadas são bem interessantes. Porém, no meu caso, as postagens dos gabaritos inviabiliza a utilizaçaõ das mesmas, visto que a maioria dos alunos preferem passar mais tempo procurando respostas prontas na internet a tentar responder a questão.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, Elania. Obrigado pela mensagem e que bom que você gostou das atividades. Realmente é uma triste realidade esse fato que você mencionou sobre as respostas prontas. Infelizmente eu tenho que postar o gabarito, porque milhares de pessoas ficam pedindo individualmente e eu não tenho tempo de ficar mandando um por um, entendeu?! Temos que torcer para que nossos alunos amadureçam suas mentes e entendam a importância de tentar fazer as atividades por conta própria e usar o gabarito do blog apenas como correção. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  29. PROFESSOR JEAN RODRIGUES JÁ O PARABENIZEI PELA ATITUDE DE EMPATIA DE PROPORCIONAR SUAS AULAS CONOSCO, COMO VOCÊ MESMO DISSE TRABALHA EM DUAS ESCOLAS E EU ME DESDOBRO EM CINCO ESCOLAS PARA COMPLETAR AS CARGAS HORARIO. E SEU MATERIAL É RIQUISSIMO E ORGANIZADO FACILITANDO DEMAIS MEU TRABALHO. PARABÉNS! E MUITO,MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado você pelo reconhecimento, Fátima.
      Fico grato demais!
      Sua rotina se confunde com a de milhões de professores que assim como nós se desdobram em várias escolas para ter um salário digno.
      Seu reconhecimento me encoraja para alimentar cada vez mais esse blog com atividades que possam servir para os colegas.

      Fica com Deus.
      Forte abraço!

      Excluir
  30. Maravilhoso, excelente conteúdos, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Olá, Alda!
    Obrigado pela mensagem.
    Fico muito feliz.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  32. Prof. Jean Rodrigues.
    Muito agradecido por compartilhar seu trabalho...

    ResponderExcluir
  33. Olá, professor Jeam!
    Quero agradecer pelas atividades compartilhadas conosco. Elas me ajudaram num momento de correria em que precisei de atividades para meus alunos. Conheci essa página recentemente e amei as atividades.
    Deixo aqui o meu muito obrigada!
    Alexciana - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua mensagem.
      Isso me motiva a cada vez mais alimentar esse blog.
      Sei das correrias da nossa profissão.
      Abraço.
      Remígio-PB.

      Excluir
  34. Boa noite Professor

    Passando para agradecer sua predisposição em compartilhar essas atividades!!

    ResponderExcluir
  35. Professor Jean Rodrigues, amo seu blog!
    Muito obrigada por compartilhar atividades interessantes e muito úteis, tanto para professores quanto para alunos e / ou estudiosos de nossa língua.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde, Márcia.
      Que bom que você gostou!
      Volte sempre que precisar!
      Abraço!

      Excluir