quinta-feira, 5 de junho de 2014

EXERCÍCIO SOBRE CONJUNÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS

E.E.E.M.EUCLÍDES MUOZINHO DOS SANTOS
PROF.: JEAN RODRIGUES 2º ANO
EXERCÍCIO EM SALA

1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:

a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.
b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.
c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.
d) Ainda que eu sofra, não voltarei.
e) Caso você saia, feche a porta. 
f) Estudei o assunto para que pudesse ir bem na prova.
g) A medida que ia lendo o livro ,entendia o assunto..
h)  Quanto mais ele mente,mais se atrapalha.
i) Ele foi mal visto que esqueceu o trabalho de Português.
j) À proporção que estuda, mais aprende.    

2- A conjunção como pode expressar ideia de causa, conformidade ou comparação. Que ideia ela expressa em cada uma das orações abaixo?

a) Prepare esses sanduíches como expliquei.
b) Esse garoto joga tão bem como os profissionais.
c) Como havia pouca gente, a reunião foi adiada.
d) Como eu previa, nosso plano funcionou direitinho.
e) Hoje está fazendo tanto calor como ontem.
f) Nada saiu como esperávamos.

3- COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS INDICADAS NOS PARÊNTESES:

a)      Seria mais poeta......... fosse menos político.(condicional)
b)      Tudo foi planejado ...................... não houvesse falhas.(finalidade)
c)      Dona Luísa fora para lá ................ estava só.(causal)
d)..............................o tempo passa ,mais saudades eu sinto.(proporcional)
e) O frio era grande, ...................aproximou-se da lareira.(causal)
f)       Nesse instante, Pedro se levantou .............. se tivesse levado uma chicotada.(comparativa)
g) Falou tanto na reunião.........ficou rouco.(causal)
h)..................fosse convidado ,não iria  à reunião.(concessiva)
i)      ................................... o que eu havia dito, não viajarei.(conformidade)
j)        Fiz-lhe sinal .............. se calasse.(finalidade)
k)A emoção foi .................grande ..............desmaiou.(consecutiva)

QUESTÕES DE ASSINALAR

1. (CESGRANRIO – 2011 – FINEP – Técnico – Suporte Técnico) Considere a sentença abaixo.
Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de


a) oposição
b) condição
c) consequência
d) comparação
e) união


2. (FCC – 2012 – TCE-AP – Técnico de Controle Externo) Preços mais altos proporcionam aos agricultores incentivos para produzir mais, o que torna mais fácil a tarefa de alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos aos consumidores, aumentando a pobreza e o descontentamento. (início do 2o parágrafo)
A 2a afirmativa introduz, em relação à 1a , noção de


a) condição.
b) temporalidade.
c) consequência.
d) finalidade.
e) restrição.


3. (FUNCAB – 2010 – SEJUS-RO – Contador) Releia-se o que escreve Beccaria:
“Contudo, se o roubo é comumente o crime da miséria e da aflição, se esse crime apenas é praticado por essa classe de homens infelizes, para os quais o direito de propriedade (direito terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a vida como único bem, [.......] as penas em dinheiro contribuirão tão-somente para aumentar os roubos, fazendo crescer o número de mendigos, tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a rico talvez criminoso.” (parágrafo 5)
A palavra ou locução que, usada no espaço entre colchetes deixado no período, fortalece a conexão lógica entre as orações adverbiais condicionais e o que ele afirma a seguir é:


a) inclusive.
b) além disso.
c) então.
d) por outro lado.
e) mesmo.


4. (FGV – 2010 – DETRAN-RN – Assessor Técnico – Contabilidade) “… e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca”; a oração grifada traz uma ideia de:

a) Causa.
b) Consequência.
c) Condição.
d) Conformidade.
e) Concessão.


5. (FUMARC – 2011 – PRODEMGE – Analista de Tecnologia da Informação) No trecho “Ao tempo de Pilatos e de James Joyce, a linguagem virtual estava longe”. Mas, além da realidade física, da palavra impressa, ela servia de símbolo da identidade e da perenidade da comunicação”.
Os termos negritados acima têm, respectivamente, a equivalência de

a) adversidade – causa – tempo.
b) consequência – tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade – adição.
d) adição – adversidade – tempo.


6. (COPEVE-UFAL – 2010 – CASAL – Advogado) Em qual período o se é uma conjunção integrante?

a) “Paraquedista se prepara para romper a barreira do som com salto da estratosfera.”
b) “Um tecido comum pegaria fogo se fosse exposto diretamente a essa radiação.”
c) “Sabe-se também que a alimentação materna pode ter impacto na chance de a criança vir a desenvolver câncer.”
d) “Marilyn Monroe morreu aos 36 anos de forma trágica, vítima de uma overdose de medicamentos que até hoje não se sabe se foi intencional, acidental ou provocada por alguma misteriosa conspiração política.”
e) “Não fale rápido demais. Se sua dicção não for boa, ninguém irá entender o que você diz.”

7. (CONSULPLAN – 2006 – INB – Analista de Sistemas) “Já a produção de petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:

a) Condição.
b) Adição.
c) Conformidade.
d) Concessão.
e) Tempo.


8. “- Pois é, não jogo futebol, mas tenho alma de artilheiro…” a palavra destacada anteriormente exprime ideia de:

a) Escolha.
b) Contraste, oposição.
c) Finalidade.
d) Explicação.
e) Soma, adição.


9.  “Dicas para acelerar sem perder o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:

a) direção e negação;
b) comparação e ausência;
c) finalidade e concessão;
d) modo e condição;
e) movimento e modo.


10. No Texto lê-se: “A língua que falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas úteis ao homem”.
O termo negritado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):


a) construção linguística que apresenta relação causal.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve para adicionar uma idéia a outra.


11"Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila." Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:

a) portanto.
b) e.
c) como.
d) pois.
e) embora,

12. Em:"...ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...", a partícula como expressa uma idéia de:

a) causa.
b) explicação.
c) conclusão.
d) proporção.
e) comparação.


BONS ESTUDOS!!!!!!!!!!!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

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