sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL



                                            SERÁ QUE A FAMÍLIA VAI BEM?



           




              (Autora: Robéria Silva Santos, 2º ano,  E.E.E.F.M Euclides Mouzinho dos Santos)

         Sou uma adolescente de 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, através dos meus conhecimentos posso formar e defender à minha opinião, tais como a redução da maioridade penal no Brasil é uma delas, a qual sou totalmente contra.
            Coloco-me no lugar de outros adolescentes que, por motivos tais como, familiar, financeiro, social, entre outros, caem no mundo do crime, tentando obter uma vida melhor. Creio que na maioria das vezes o pensamento deles seria de mudar de vida.
            Talvez, se eles tivessem uma boa educação, morassem em locais seguros, longe do crime e da violência, isso sim poderia mudar algo, mas o que o nosso “governo” quer é punir esses adolescentes por erros cometidos pelo mesmo governo. Um desses erros, por exemplo, foi investir mais em presídios ao invés de escolas, saúde, empregos e segurança. Isso gerou muita revolta. No nosso país existe mais cadeias do que institutos de educação. Aí eu pergunto: um país que possui mais presídios que escolas, terá outro resultado diferente a não ser o aumento da criminalidade com participação de adolescentes? Talvez se os mesmos estivessem nos institutos de educação praticando o que gostam e não nas ruas, isso não iria ocorrer.
            Eu sou estudante, inicia as aula no colégio que estudo as 13:00h da tarde e finaliza as 17:30h, passar esse período de cinco horas e meia assistindo aulas teóricas. Não tem nada prazeroso naquele lugar. O único motivo que me faz ir ao colégio todos os dias é a influencia da minha família, que explicar que devo estudar para ter um futuro melhor. Mas muitos desses adolescentes não têm o mesmo apoio que eu tenho. Não têm pai ou mãe, até mesmo um parente que lhe aconselhe a estudar. Portanto, eles pensam; para que continuar aqui nessa escola fazendo o que eu não gosto? Enfim, eu penso que o governo deveria realizar projetos para reestruturar as famílias e não destruí-las.


10 comentários:

  1. Parabéns Robéria, belo artigo.
    Realmente nem todos teem o devido apoio da família para perceber a importancia da educação.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Robéria, concordo com você.

    ResponderExcluir
  4. Sé essas crianças tivessem uma boa educação dos pais, saberiam que praticar crimes não leva a lugar nenhum..

    ResponderExcluir
  5. Ótima opnião Robéria! Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Ter problemas familiarea,sociais, em edução e outra,nao é motivo oara entrar no mundo do crime,tem bastante de pessoas que tem todos essea problemas e mesmo assim nao entram no mundo do crime.

    ResponderExcluir