Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Texto Selecionado pela E.E.E.M. Euclídes Mouzinho dos Santos para o concurso JOVEM SENADOR 2015




PAPÉIS SOCIAIS

            Em relação ao nosso papel de cidadão e das redes sociais no cenário político brasileiro, eu os considero positivos pelo fato de que o povo de hoje em dia tem uma ferramenta a seu favor que o ajuda a se articular melhor para exigir dos nossos representantes uma sociedade mais justa e democrática para todos.
            Nós temos como papel fundamental escolher o tipo de sociedade em que pretendemos viver, usufruindo de uma cidadania atuante. Cada sujeito deve procurar sempre ter uma opinião crítica com relação ao modo como nossos direitos, deveres e dinheiro público são administrados e um espaço como as redes sociais é essencial para divulgarmos nossas opiniões, críticas, elogios, conhecimentos.
            Alem disso, creio que já temos muito autonomia para exigirmos melhores condições sociais; somos os donos do nosso destino, escolhendo o nosso futuro. Cabe a cada um buscar isso, uma vez que temos a internet a nosso favor, a qual é uma tendência já consolidada que veio para aproximar as pessoas, estreitar pensamentos comuns por uma sociedade mais igualitária.
            Em minha opinião, as redes sociais são altamente benéficas como ambiente de divulgação de opiniões acerca de insatisfações popular, como também maléficas para os políticos descompromissados com as suas obrigações. Um exemplo disso é alei da “Ficha Limpa” e tantos outros projetos que foram aprovados por conta da repercussão na internet.  Assim, os políticos devem ficar mais atentos as nossas reivindicações, porque em questão de “um enter” ele poderá receber milhões de críticas ou elogios.
            Enfim, nós cidadãos brasileiros temos um importante papel na sociedade: cobrar mais democracia e responsabilidades por parte de quem elegemos. O fato é que as redes sociais estão presentes no nosso cotidiano, auxiliando-nos a participar de forma mais ativa como sujeitos mais críticos e atuantes.

(Autora: Maria Beatriz Isídrio Alves, E.E.E.M. Euclídes Mouzinho dos Santos, 3º ANO, Algodão de Jandaíra-PB)
(Professor-orientador: Jean Rodrigues de Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário