segunda-feira, 2 de maio de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE "TRABALHO ESCRAVO NA ATUALIDADE"



Todo ser humano tem seu valor



Sabemos que todo e qualquer serviço que oprime o trabalhador de sua liberdade é considerado trabalho escravo. Mas, o que mais preocupa é dizerem que o tempo da escravidão já acabou. Será que na atualidade não é encontrada pessoas sendo obrigadas a fazer esse tipo de trabalho? É inaceitável esse tipo de crime ainda insistir em perdurar em nosso meio.

Em primeiro lugar, quando ouvimos falar "escravidão" no nosso pensamento vem logo pessoas de cor negra, pobres de origem africana, que eram comercializadas como animais. Porém, na atualidade esses acontecimentos não são diferentes, ainda infelizmente existem sim trabalho escravo no Brasil.

Em segundo lugar, de acordo com organizações internacional não-governamentais (ONGs), ligada à Organização Internacional do Trabalho (OIT), nos dias atuais cerca de 200 mil trabalhadores vivem em regime de escravidão no Brasil. Um número alarmante para um país que diz que já aboliu totalmente o trabalho escravo.

Tenho para mim que os casos de trabalho escravo acontecem principalmente com famílias de baixa renda, que não têm oportunidade de trabalhar de forma digna com todos os seus direitos assegurados.

Enfim, para acabar de vez com os trabalhos irregulares, o governo teria que fiscalizar mais os locais onde esse tipo de desumanidade é mais frequente. Além disso, disponibilizar oportunidades de empregos principalmente para famílias mais carentes, para que não precisem se ser vítimas de tais crimes contra a humanidade.
 

(Robéria Silva Santos, aluna do 3º ano da E.E.E.M. Euclídes Mouzinho dos Santos, Algodão de jandaíra-PB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário