domingo, 23 de abril de 2017

ATIVIDADE DE LEITURA SOBRE O DESAFIO "BALEIA AZUL".

Leia o texto 1 e 2 para responder o que se pede:

Texto 1:

BALEIA AZUL, O JOGO SUICIDA QUE PREOCUPA O BRASIL E O MUNDO

Um dos assuntos que mais tem gerado preocupação no Brasil e no mundo é o jogo virtual da Baleia Azul. O passatempo, disputado pelas redes sociais, propõe ao jogador 50 desafios macabros que vão desde a automutilação até o suicídio.

O game funciona como uma espécie de "siga o mestre" - quem dita as regras e propõe os desafios é um mentor, o qual envia aos participantes mensagens com instruções do que fazer e solicita fotos como prova do cumprimento das tarefas. Os jogadores geralmente são crianças e adolescentes, que, além de estarem mais suscetíveis a influências de terceiros, passam mais tempo em redes sociais.

A "brincadeira" funciona assim: o participante faz um pacto com os "curadores", responsáveis pelo jogo, e começa a receber desafios pelas redes sociais. De metas simples, como assistir a filmes de terror durante a madrugada ou atravessar uma rua de maneira lenta, elas se tornam mais perigosas com o tempo. Além de mutilar partes do corpo, reza a lenda que o desafio final é cometer suicídio.

Quem tenta desfazer o pacto e parar de jogar sofre ameaças: "Os curadores dizem que vão perseguir e matar a família do participante", conta o Coronel Arnaldo Sobrinho, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) da Paraíba, que afirma já ter recebido mais de 20 denúncias de pais, professores e adolescentes que estariam envolvidos com o jogo, colocando a vida em risco e até recebendo ameaças.

A preocupação com o jogo aumentou no ano passado, quando diversas fontes divulgaram, sem confirmação, 130 suicídios supostamente vinculados a comunidades virtuais identificadas como "grupos da morte". Diversos países, como a Inglaterra, França e Romênia têm enviado alertas aos pais depois que adolescentes apareceram com cortes nos braços e sinais de mutilação.

No Brasil, uma menina de 16 anos morreu no Mato Grosso após se afogar em uma lagoa na região central de Vila Rica, a cerca de 1.200 km de Cuiabá. A principal suspeita da polícia é a de que a jovem, que apresentava cortes nos braços, participava do jogo da Baleia Azul. A polícia brasileira também investiga a participação de alunos de João Pessoa-PB em grupos de automutilação e morte, além das denúncias de que os curadores do game estariam ameaçando os jovens que tentassem desistir dos desafios.

As autoridades recomendam às famílias a monitorarem o uso da internet dos filhos, frequentarem suas redes sociais, observarem comportamentos estranhos e, sobretudo, conversarem e conscientizarem os adolescentes a respeito das consequências de práticas perigosas. Com os jovens que apresentam tendência à depressão, a atenção deve ser redobrada, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul.

(https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1790/jogo-baleia-azul-o-que-a-escola-pode-fazer)

Texto 2:

1.   Com suas palavras escreva qual o assunto tratado no texto 1?

2.   De acordo com o texto 1, por que o “jogo” baleia azul preocupa o Brasil e o mundo?

3.   De modo bem resumido, explique como funciona esse “jogo”.

4.   Que tipo de pessoas e por que participam desse desafio?

5.   Qual a intenção do autor do texto 1 em usar o sinal de aspas na palavra “brincadeira”, presente no início do segundo parágrafo?

6.   O que o texto 2 tem a ver com o texto 1?

7.   O que o texto representa?

8.   Na sua opinião, o que você pensa de pessoas que aceitam participar de desafios com esses?

9.   Na sua opinião, quem teria a culpa por crianças e adolescentes estarem participando deste tipo de jogo?

10.        Qual a sua opinião sobre pessoas que tiram a própria vida, isto é, cometem suicídio?

11. Observe a imagem abaixo e MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA:


a)  A imagem faz um elogio aos pais que deixam seus filhos passarem muito navegando na internet.
b)    De acordo com a imagem, a mãe está muito preocupada com o que o filho faz na internet.
c)   A imagem de uma calda de baleia azul na porta do quarto sugere que o filho do casal está fazendo a atividade escolar de ciências.
d)   Esse texto é uma charge. Ele está criticando a forma como as famílias cuidam dos filhos hoje em dia. Além disso, trata sobre um problema polêmico e atual: o desafio da baleia azul.
e) De acordo com a imagem, a mãe está preocupada com as contas da casa. 


12. Com base no que foi discutido até aqui sobre o problema em questão, produza um texto  do gênero (Postagem de Facebook) com a intenção de alertar as pessoas acerca dos perigos de participar deste tipo de desafio. Lembrem-se de revisar seu texto antes de publicado.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário