Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

domingo, 23 de abril de 2017

ATIVIDADE DE LEITURA SOBRE O DESAFIO "BALEIA AZUL" e da "BONECA MOMO" (2018)

Leia o texto 1 e 2 para responder o que se pede:

Texto 1:

BALEIA AZUL, O JOGO SUICIDA QUE PREOCUPA O BRASIL E O MUNDO


Um dos assuntos que mais tem gerado preocupação no Brasil e no mundo é o jogo virtual da Baleia Azul. O passatempo, disputado pelas redes sociais, propõe ao jogador 50 desafios macabros que vão desde a automutilação até o suicídio.


O game funciona como uma espécie de "siga o mestre" - quem dita as regras e propõe os desafios é um mentor, o qual envia aos participantes mensagens com instruções do que fazer e solicita fotos como prova do cumprimento das tarefas. Os jogadores geralmente são crianças e adolescentes, que, além de estarem mais suscetíveis a influências de terceiros, passam mais tempo em redes sociais.
A "brincadeira" funciona assim: o participante faz um pacto com os "curadores", responsáveis pelo jogo, e começa a receber desafios pelas redes sociais. De metas simples, como assistir a filmes de terror durante a madrugada ou atravessar uma rua de maneira lenta, elas se tornam mais perigosas com o tempo. Além de mutilar partes do corpo, reza a lenda que o desafio final é cometer suicídio.
Quem tenta desfazer o pacto e parar de jogar sofre ameaças: "Os curadores dizem que vão perseguir e matar a família do participante", conta o Coronel Arnaldo Sobrinho, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) da Paraíba, que afirma já ter recebido mais de 20 denúncias de pais, professores e adolescentes que estariam envolvidos com o jogo, colocando a vida em risco e até recebendo ameaças.
A preocupação com o jogo aumentou no ano passado, quando diversas fontes divulgaram, sem confirmação, 130 suicídios supostamente vinculados a comunidades virtuais identificadas como "grupos da morte". Diversos países, como a Inglaterra, França e Romênia têm enviado alertas aos pais depois que adolescentes apareceram com cortes nos braços e sinais de mutilação.
No Brasil, uma menina de 16 anos morreu no Mato Grosso após se afogar em uma lagoa na região central de Vila Rica, a cerca de 1.200 km de Cuiabá. A principal suspeita da polícia é a de que a jovem, que apresentava cortes nos braços, participava do jogo da Baleia Azul. A polícia brasileira também investiga a participação de alunos de João Pessoa-PB em grupos de automutilação e morte, além das denúncias de que os curadores do game estariam ameaçando os jovens que tentassem desistir dos desafios.
As autoridades recomendam às famílias a monitorarem o uso da internet dos filhos, frequentarem suas redes sociais, observarem comportamentos estranhos e, sobretudo, conversarem e conscientizarem os adolescentes a respeito das consequências de práticas perigosas. Com os jovens que apresentam tendência à depressão, a atenção deve ser redobrada, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul.


(https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1790/jogo-baleia-azul-o-que-a-escola-pode-fazer)

Texto 2:



1.   Com suas palavras escreva qual o assunto tratado no texto 1?

2.   De acordo com o texto 1, por que o “jogo” baleia azul preocupa o Brasil e o mundo?

3.   De modo bem resumido, explique como funciona esse “jogo”.

4.   Que tipo de pessoas e por que participam desse desafio?

5.  Qual a intenção do autor do texto 1 em usar o sinal de aspas na palavra “brincadeira”, presente no início do segundo parágrafo?

6.   O que o texto 2 tem a ver com o texto 1?

7.   O que o texto representa?

8. Na sua opinião, o que você pensa de pessoas que aceitam participar de desafios com esses?

9. Na sua opinião, quem teria a culpa por crianças e adolescentes estarem participando deste tipo de jogo?

10. Qual a sua opinião sobre pessoas que tiram a própria vida, isto é, cometem suicídio?

11. Observe a imagem abaixo e MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA:



a) A imagem faz um elogio aos pais que deixam seus filhos passarem muito navegando na internet.
b) De acordo com a imagem, a mãe está muito preocupada com o que o filho faz na internet.
c)  A imagem de uma calda de baleia azul na porta do quarto sugere que o filho do casal está fazendo a atividade escolar de ciências.
d) Esse texto é uma charge. Ele está criticando a forma como as famílias cuidam dos filhos hoje em dia. Além disso, trata sobre um problema polêmico e atual: o desafio da baleia azul.
e) De acordo com a imagem, a mãe está preocupada com as contas da casa. 

Leia o texto 3 para responder oque se pede:


Novo jogo de desafios, 'Momo' leva crianças e adolescentes a cometerem suicídio


A personagem 'Momo' é adicionada em seus grupos do Whatssap e propõe diversos desafios, sendo o último deles o suicídio.

Pais de diversos países estão sendo alertados sobre um novo jogo de desafios, que está se tornando famoso entre crianças e já levou duas a cometerem suicídio na Colômbia.
O jogo "Momo do Whatsapp" começa quando a criança ou adolescente adiciona a "Momo" a algum dos seus grupos do aplicativo. A personagem é o avatar de uma mulher parecida com uma ave de olhos esbugalhados. Ela irá instruir os participantes do grupo a cumprirem certos desafios, entre os quais o último é cometer suicídio. Se os destinatários se recusarem a participar, eles são ameaçados com uma "maldição" ou "feitiço maligno".
A agência colombiana de notícias Caracol informou que dentro de apenas 48 horas, uma menina de 12 anos e um menino de 15 tiraram suas próprias vidas por estarem envolvidos no jogo maligno.
A boneca Momo foi originalmente criada pela empresa de arte japonesa chamada "Link Factory". No entanto, eles negaram ter qualquer envolvimento na criação deste jogo.
O jogo causou medo nos corações de muitos pais, especialmente após as consequências devastadoras do "Desafio da Baleia Azul", no ano passado. Da mesma forma que Momo, os participantes eram instruídos a participar de certos desafios em um período de 50 dias. Muitos destes seriam "inofensivos", mas gradualmente se tornariam mais sérios. Os atos finais envolveriam autoflagelação e, em última instância, o suicídio.
Alguns departamentos de polícia dos Estados Unidos têm emitido avisos aos pais em uma tentativa de erradicar a nova moda perturbadora.
No caso da Momo, seu principal meio de disseminação é o WhatsApp, mas também se popularizou através do jogo Minecraft, que tem mais de mil jogadores por dia.
     Segundo um comunicado oficial do Whatsapp, os usuários devem bloquear qualquer número que venha a fazer propostas de desafios como este. "O WhatsApp se preocupa profundamente com a segurança de nossos usuários", disse o serviço de mensagens.

(https://guiame.com.br/gospel/familia/novo-jogo-de-desafios-momo-leva-criancas-e-adolescentes-cometerem-suicidio.html)



11. Sobre o texto acima, responda:

a) Qual o assunto tratado nesse texto?

b) O que esse novo “desafio” propõe para as crianças e adolescentes?

c) Segundo o texto, em quais redes sociais esse jogo se apresenta para as crianças?

d) De acordo com o texto, o que esse jogo faz se a criança não quiser realizar os desafios?

e) Que comunicado o Whatsapp emitiu para as pessoas sobre o Desafio  Momo?


12. Sobre o texto 3 assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Esse texto é uma notícia.

(  ) A finalidade deste texto é criticar o desafio Momo.

(  ) O título com letras destacadas chama-se manchete.

( ) O subtítulo que vem após a manchete não tem função nenhuma para o leitor.

(  ) Em todo o texto há apenas uma voz (a do emissor do texto).

13. Sobre o Texto 1 e o texto 3 assinale a única alternativa CORRETA:

a) Os dois textos tratam do mesmo assunto.
b) O texto 1 é uma notícia, o texto é uma carta destinada a todos os pais do Brasil.
c) Os dois textos tratam de dois desafios perigosos presentes nas redes sociais, que preocupam pais de crianças e adolescentes.
d) O texto 1 explica que o Desafio da Baleia é mais perigoso entre os adultos.
e) O texto 3 afirma que os responsáveis pelo Desafio Momo já se encontram presos.

14. Com base no que foi discutido até aqui sobre o problema em questão, produza um texto  do gênero (Postagem de Facebook) com a intenção de alertar as pessoas acerca dos perigos de participar deste tipo de desafio. Lembrem-se de revisar seu texto antes de publicado. 



Curta nossa fanpage no facebook @escrevequeeuleio
e siga o nosso blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário