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Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL 6º ANO - JESSIER QUIRINO

Leia o texto a seguir:
     



A Morte do Matador

Eu num gosto dessa história
Que agora eu vou contá
História de valentia
De brabeza e de fuá
História de muitas morte
"Pru" muita farta de sorte
eu só morri no "finár".
Eu nasci "ditriminado"
A ser grande atiradô
"Ditriminado" a ser "brabo"
"Espaiadêro" de "horrô"
"Sapecadô" de bofete
"Brigadô" de canivete
Faca, peixeira e facão
Trinchete, foice e enxada
De revolver e espingarda
Metralhadora e canhão.
Eu nasci "desaprovido"
Dos lado que todos têm
Num tenho lado criança
Lado mulé, nem do bem
Só tenho lado abusado
E não fico sossegado
Do lado de seu ninguém.
Confesso, sou injuado
Mais sério do que defunto
Num sou de trocar risada
Num sou de puxar assunto
Num fujo da "bandidage"
E tendo mula "selvage"
Se for pra muntá eu munto.
Já matei vinte valente
Matei uns dez valentão
Uns vinte e tanto safado
Uns oitocentos ladrão
De traideiro, um punhado
De vigarista afamado
Num me lembro, uma purção.
Eu inté perdi a conta
De quantos tiro já dei
Mas as bala que "cuspiro"
"Chegaro" adonde mirei
Pra não "dizere" a "bobage"
Q'eu falo muita "vantage"
Uns, dois ou três eu errei.
O dia que eu morri
Foi quando tu me "olhô"
Todas "fulôre" que "chêra"
Naquele dia "cheirô"
Todas estrela que "bria"
Naquele dia "briou"
As "passarada" que canta
Naquele dia cantô
Todo "brabo" que não chora
Naquele dia "chorô"
Porque todo "amô" que mata
Naquele dia matô.
"Pru" riba de tantos causo
Sei que morrê não mereço
Tô no céu, tô nos teus braço
De quaje nada padeço
Por isso a partir "dagora"
Só vou contá minha história
morrendo já no começo.
(Jessier Quirino)


ATIVIDADE 

1.    Do que trata o texto que acabamos de ler?

2.    Essa linguagem usada no texto atrapalha o nosso entendimento do assunto? Por quê?

3.    Diga algumas qualidades do sujeito início do texto?

4.    Segundo o sujeito do texto, qual o único “lado” que ele tem?

5.    Quais os alvos que o matador já eliminou?

6.    Explique com suas palavras o que aconteceu para que o matador morresse?

7.    De acordo com o texto, o matador morreu no sentido de morte “física”?

8.    A quem o texto se refere quando diz:
O dia que eu morri / Foi quando TU me "olhô"?

9.     Diga algumas qualidades do sujeito no final do texto?

10. Esse texto pode ser considerado um (a):

a)    Notícia
b)    Conto
c)    Poema
d)    Fábula

11. Assinale a única alternativa CORRETA sobre esse texto:

a)    A voz presente no texto se refere a sujeito que não participa na história.
b)    Há no texto a voz da mulher a qual o sujeito se apaixona.
c)    A voz presente no texto é a do sujeito principal da história, ou seja, ele conta história de uma outra pessoa em versos.
d)    A voz presente no texto é a do sujeito principal da história, ou seja, ele conta a sua própria história em versos.




RESPOSTAS DA QUESTÕES OBJETIVAS

10. C
11. D

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