Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

sábado, 11 de novembro de 2017

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE ADVÉRBIO


Leia o texto abaixo para responder as perguntas:


O sapo e o escorpião



   Era uma vez, um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio.
   - Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? - perguntou o escorpião ao sapo.
   - De jeito nenhum. Você é a mais traiçoeira das criaturas. Se eu te ajudar, você me mata em vez de me agradecer.
   - Mas, se eu te picar com meu veneno - respondeu o escorpião com uma voz terna e doce -, morro também. Me dê uma carona. Prometo ser bom, meu amigo sapo.
O sapo concordou.
Durante a travessia do rio, porém o sapo sentiu a picada mortal do escorpião.
   - Por que você fez isso, escorpião? Agora nós dois morreremos afogados! - disse o sapo.
E o escorpião simplesmente respondeu:
   - Por que esta é minha natureza, meu amigo sapo. E eu não posso mudá-la.

(Heloisa Prieto. O livro dos medos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998. p. 25)

1ª QUESTÃO

a)    Que gênero textual é esse, ou seja, qual o seu nome?

b)    Que outro título você daria a esse texto?

c)    Qual o assunto tratado nesse texto? Responda com as suas palavras.

d)    Qual o significado da palavra “terna” neste texto?

e)    Na frase: “Prometo ser bom, meu amigo sapo” com qual intenção o escorpião chamou o sapo de amigo?


2ª QUESTÃO 

Qual frase a seguir pode indicar a lição de moral da fábula acima?

a) É burrice tentar ser uma coisa que não se é.
b) Seja sempre você mesmo.
c) Devagar e sempre se chega na frente.
d) Fazer a coisa certa na hora certa é uma grande arte.
e) Nada elimina o que a natureza determina.


3ª QUESTÃO

Marque a ÚNICA letra que contém apenas advérbios (OU EXPRESSÕES ADVERBIAIS) presentes neste texto.

a) “era uma vez” – “a margem de” – “para”
b) “mas” – “mais” – “ também”
c) “sapo” – “amigo” – “não”
d) “esta” – “natureza” – “amigo”
e) “Se” – “durante”- “escorpião”


4ª QUESTÃO


Leia a letra da música abaixo e responda o que se pede:


Malandramente,
A menina inocente

Se envolveu com a gente
Só pra poder curtir

Malandramente,
Fez cara de carente
Envolvida com a tropa
Começou a seduzir

Malandramente,
Meteu o pé pra casa
Diz que a mãe tá ligando
Nós se vê por aí


a)    Qual o significado da expressão “Só pra poder curtir”?

b)    Que sentido a palavra “malandramente” dá a história contada na música?

c)    Que tipo de advérbio é esta palavra malandramente”?

d)    Qual o significado da expressão “Nós se vê por aí”, ou seja, onde se refere a palavra “” nesta música?

e)    Que tipo de advérbio é esta palavra “”?


5ª QUESTÃO

Observe a imagem abaixo e responda o que se pede:


a)    Qual o nome de textos como esse acima?

b)    Qual o objetivo deste texto?

c)    O que significa as expressões “quando entra” “quando sai” referentes ao iogurte Actívia?

d)    Qual o sentido da palavra “quando”?

e)    Que tipo de advérbio é a palavra “quando”?


6ª QUESTÃO

Sobre a imagem abaixo, marque a única alternativa CORRETA:



a)    O texto acima tem o objetivo de motivar as pessoas.
b)    Tem-se três expressões adverbiais nesta imagem.
c)    Há um advérbio de modo e outro de instrumento neste texto.
d)    Existe um advérbio neste texto: de modo, apenas.
e)    Existe um advérbio neste texto: de instrumento, apenas. 


7ª QUESTÃO

 Observe a imagem retirada do Whatsapp e marque a única alternativa FALSA:



a)    As palavras do texto “tão” e “quando” são advérbios.
b)    Tem-se nesta imagem dois advérbios: um de intensidade e outro de tempo.
c)    O advérbio “tão” modifica o sentido do adjetivo “feio”, neste texto.
d)  Os advérbios “tão” e “quando” modificam o sentido do verbo “ser” e do verbo “entrar”, respectivamente.
e)    Este texto faz uma piada citando outro texto já existente.


8ª QUESTÃO

Classifique a expressão adverbial que aparece em "Machucou-se com a lâmina". 

a) modo
b) instrumento
c) lugar
d) proporção
e) finalidade


9ª QUESTÃO

Em todas as opções há dois advérbios, exceto em: 

a) Ele permaneceu muito calado.
b) Amanhã, não iremos ao cinema.
c) O menino, ontem, cantou desafinadamente.
d) Tranqüilamente, realizou-se, hoje, o jogo.
e) Ela falou calma e sabiamente.


10ª QUESTÃO

Em qual situação abaixo o advérbio “não” perde seu sentido de negação?

a)    Eu não quero ir ao jogo hoje.
b)    Você não fez a lição de casa?
c)    Meu dinheiro não dar para isso.
d)    Julia não tem mais vontade de estudar.
e)    Maria:- Você pode me fazer um favor?
Paulo: - Pois não!


11ª QUESTÃO

Sobre a imagem abaixo, marque a única alternativa CORRETA:




a)    Esta imagem possui um advérbio de modo.

b)    Esta imagem possui um advérbio de condição

c)    Esta imagem possui um advérbio de afirmação
d)    Esta imagem não possui advérbio
e)    Esta imagem possui um advérbio de tempo.


12ª QUESTÃO

A partir do texto abaixo, assinale a única alternativa FALSA:


a)    Esta imagem é um gênero textual chamado “meme”.
b)    Esta imagem possui um advérbio de tempo.
c)    Esse texto circula em ambientes digitais.
d)    Esta imagem possui advérbio que transmite a noção de intensidade.
e)    Esta imagem possui a locução adverbial de negação “não mais”. 


"Entre o corte da espada e o perfume da rosa..."

GABARITO APENAS DAS QUESTÕES OBJETIVAS:

2. E
3. A
6. C
7. D
8. B
9. A
10. E
11. E
12. D 









Nenhum comentário:

Postar um comentário