Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

ATIVIDADE SOBRE ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO


1. O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar. 

Nesta situação, podemos dizer que o canal é: 

a) o pai 
b) a filha 
c) fios de telefone 
d) o código 
e) a fala 

2. Assinale a alternativa incorreta:
 
a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado. 
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código. 
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números 
etc. 
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras. 
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando 
novas mensagens. 

3. Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um  fracasso porque: 

a) não dominava os signos 
b) não dominava o código 
c) não conhecia o referente 
d) não conhecia o receptor 
e) não conhecia a mensagem 

4. Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é: 

a) o código que ele utiliza 
b) o canal que ele utiliza 
c) quem recebe a mensagem 
d) quem envia a mensagem 
e) o assunto da mensagem 

5. A mãe de Felipe sacode-o levemente e o chama: “FELIPE, ESTÁ NA HORA DE ACORDAR”. 
O que está destacado é: 

a) o emissor 
b) o código 
c) o canal 
d) a mensagem 
e) o referente 

6. Podemos afirmar que Referente é: 

a) quem recebe a mensagem 
b) o assunto da mensagem 
c) o que transmite a mensagem 
d) quem envia a mensagem 
e) o código usado para estabelecer comunicação

7. Observe a imagem ao lado e assinale a única alternativa que contenha apenas as afirmativas verdadeiras:


I-             Este texto apresenta diversos desvios à língua culta, portanto não transmite sua mensagem.
II-           O canal em que essa mensagem foi produzida não atrapalha o entendimento da mesma.
III-          A mensagem é religiosa, destinada a receptores cristãos.

Estão corretas apenas:

a)    I       
b) II        
c) III       
d) I e III       
e) II e III

8.  De acordo com a imagem abaixo assinale V ou F nos parênteses e depois assinale a letra correta:


(    ) A situação do texto é um pedido de ajuda que não foi compreendido.

(    ) O emissor não entende a mensagem do receptor.

(   ) O código usado nesta comunicação é a língua portuguesa.

(    ) A palavra “hora” causou a confusão no diálogo.

(  ) Os sinais feitos com o dedo pelo homem que está atrás do carro não transmitem sentido nesta imagem.

(   ) Os sinais feitos com o dedo pelo homem que está atrás do carro são exemplos de linguagem não-verbal.

A sequência correta é:

a)    VFVVFV      
b)    VFVVFF     
c)    FFVVFV      
d)    VFFVFV

9. Observe os elementos da comunicação: 


I) Emissor: Revista Veja
II) Receptor: os leitores da publicação.
III) Canal: língua portuguesa
IV) Código: mídia impressa
V) Contexto ou referente: principal - bullying nas escolas
VI) Mensagem: Abaixo a tirania dos valentões (principal).

Está(ao) INCORRETOS:

a) I, III         
b) III, IV          
c) IV, VI          
d) V e VI

10. Comunicação  só poderá  existir  quando  duas  ou  mais  pessoas estiverem  interagindo  em  torno  de  uma  mensagem,  seja  ela escrita ou  oral  por canais,  como rádio, telefone,  carta, etc. Para que  haja  comunicação,  é  necessária  a  interação  de  vários elementos. 
Sobre os elementos da  comunicação,  assinale  a alternativa  que  corresponde  ao  veículo  que  permite  a transmissão da mensagem. 

a) Emissor.                     
b) Receptor.                  
c) Ruído.                         
d) Canal.
e) Mensagem. 

 Texto para as questões 11 e 12.

A parte da senzala que era habitada pelas negras solteiras, logo que o sol iluminou as grades das janelas que davam para o vale, tornou-se movimentada. Mulheres de chimangos quase brancos, os braços muito pretos de fora, falavam em voz baixa e gesticulavam nervosamente. Algumas delas mais velhas diziam palavras africanas na excitação em que estavam e não se compreendiam porque eram de diversas nações e haviam sido escolhidas já de propósito assim, para que não formassem grupos à parte, com a linguagem secreta de uma só algaravia.
(Cornélio Pena, A Menina Morta)


11. Sobre o texto, leia os itens seguintes.

I. As escravas dispunham de um código comum de palavras africanas.
II. Fora intencional o agrupamento de escravas provenientes de nações diversas.
III. A falta de uma língua comum dificultava as relações que mantinham com a administração.

Está correto o que se afirma em

a) I e II, somente.
b) I e III, somente.
c) II, somente.
d) II e III, somente.
e) todos os itens.

12. A afirmação contida no item II pode ser confirmada no trecho: “eram de diversas nações e haviam sido escolhidas já de propósito assim”. O que se afirma no item I é contraditório em relação ao que se afirma em II, e o item III está incorreto porque não se menciona no texto a dificuldade no relacionamento entre as escravas e a administração. No texto, algaravia

I. É o mesmo que um código não verbal no caso de povos iletrados.
II. Designa uma língua estranha aos membros de outro grupo.
III. É a mistura de palavras africanas com palavras da língua portuguesa.

Está correto o que se afirma em
a) I e II, somente.
b) I e III, somente.
c) II, somente.
d) II e III, somente.
e) todos os itens.       

13.

O humor da imagem acima está em

a) subverter a lógica convencional ao unir objetos de universos culturais diferentes.
b) transformar a expressão idiomática (utilizada por homens) “tirar água do joelho”, que significa urinar, no seu equivalente fotográfico, tomada a expressão em seu sentido literal.
c) instaurar uma divergência entre sentido figurado e representação iconográfica.
d) apresentar uma desproporção entre o universo civilizado e o selvagem.
e) utilizar o eufemismo, ou seja, a suavização de expressões chocantes ou grosseiras.      

14. Observe a tirinha abaixo e assinale a letra que contenha as afirmativas verdadeiras:




I- A comunicação é iniciada pela personagem feminina através do código da língua portuguesa falada.
II-  Pode-se inferir que o personagem masculino, no segundo quadrinho, ignora a interação iniciada pela companheira, portanto não há comunicação entre eles.
III- A intenção desta tirinha é fazer uma intertextualidade com a atual situação política do nosso Brasil.

Está (ão) correta (s):

a) I apenas
b) II apenas
c) III apenas
d) I e III
e) II e III

15. Ainda sobre o texto acima, a função da linguagem predominante é a:

a) Metalinguística, pois a personagem feminina usa a língua portuguesa para explicar a má fase do seu relacionamento.
b) Fática, visto que ela tenta estabelecer um diálogo com o parceiro.
c) Expressiva, uma vez que a personagem feminina expõe o que está sentindo pela má fase do seu relacionamento.
d) Conativa, pois a personagem feminina tenta convencer o parceiro a discutir a relação.
e) Referencial, porque a personagem feminina avisa ao seu parceiro a real situação da relação deles.


16. Da imagem abaixo se pode compreender que:

a) O anúncio tem por objetivo conscientizar/persuadir o leitor a aderir a um projeto de proteger a natureza.
b) O anuncio foi criado para explorar o sentido único da expressão “filho da mãe”.
c) O objetivo principal deste texto é passar uma informação.
d) A expressão “filho da mãe” causa estranheza ao leitor e foi usada no sentido pejorativo.
e) O canal para veicular está mensagem é a revista Época e a função da linguagem predominante é a referencial. 

17. Leio o texto abaixo e assinale a única alternativa correta:

LEGISLATIVO APROVA MEDIDA PROVISÓRIA QUE CONGELA SALÁRIO DOS SERVIDORES DA PARAÍBA EM 2016

       A Medida Provisória 242, editada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e que dispõe sobre a suspensão dos reajustes salariais dos servidores do Estado, acabou sendo aprovada durante sessão realizada nesta terça-feira (15-03-2016), em meio a discursos acalorados entre as bancadas de situação e oposição.
      A matéria foi aprovada por 19 votos favoráveis contra 10 votos contrários.
Votaram a favor os deputados Adriano Galdino (PSB), Anísio Maia (PT), Arthur Cunha Lima Filho (PT do B), Branco Mendes (PEN), Buba Germano (PSB), Caio Roberto (PR), Doda de Tião, Edmilson Soares (PEN), Hermano Santos, Estela Bezerra (PSB), Galego Souza, Genival Matias (PT do B), Gervasinho (PSB), Hervázio Bezerra (PSB), Inácio Falcão (PT do B), Nabor Wanderley (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Tião Gomes (PSL) e Zé Paulo.
       Os votos contrários foram dos deputados Arnaldo Monteiro (PSC), Bruno Cunha Lima (PSDB), Camila Toscano (PSDB), Dinaldinho (PSDB), Frei Anastácio (PT), José Aldemir (PEN), Jutay Menezes (PRB), Raniery Paulino (PMDB), Renato Gadelha (PSC) e Tovar Correa Lima (PSDB).
       Assinada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), a matéria suspendeu os reajustes das remunerações e subsídios dos servidores ativos civis e militares da administração direta e indireta, inclusive dos proventos dos servidores inativos e pensionistas.

(http://opipoco.com.br/)

a) O texto acima é uma notícia em que o código usado para transmiti-la foi o site http://opipoco.com.br/.
b) Segundo o texto, os servidores do estado da Paraíba terão seus salários reajustados em data já marcada pelo governo.
c) A função da linguagem predominante no texto é a referencial, visto que o texto traz uma informação para o leitor.
d) Segundo o texto, a MP foi aprovada de forma unânime, isto é, sem resistência nenhuma.
e) A função da linguagem predominante no texto é a metalinguística, visto que o texto explica para o leitor os motivos da aprovação da MP 242.

18. Leia um diálogo típico das redes sociais e assinale a única alternativa correta:


k@ty@: - Kd vc? To c sds de vc!

Artur: - To em kza, hj tah fmz aki.

k@ty@: - Pq vc naum resp m msg?

Artur: - Rlx, to d boa. Jah t lg.

a) Essa passagem não se concretiza como texto, pois, as regras gramaticais de ortografia, acentuação, utilização da letra maiúscula etc, são totalmente deixadas de lado pelo autor do scrap.
b) Em um ponto de vista gramatical a passagem não corresponde a um texto porque ela não expressa claramente a informação que o autor (dele) quis passar.
c) Não corresponde a um texto por não apresentar coesão e coerência, além disso o texto não pode ser compreendido por causa das falhas gramaticais.
d)Trata-se de um texto verbal coerente, que se manifesta através abreviações e símbolos, os quais, na escrita, provocam estranheza, mas, lidos no seu lugar de origem, cumprem sua função comunicativa.
e) Trata-se de um texto verbal que evidencia a linguagem digital, e é considerado errado, pois o local em que foi empregada essa linguagem, o Whatsapp, não é suporte para esses desvios ao português padrão.


19.  Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:


Ao sair do boteco, todo embriagado, consegue chegar em casa com muito custo. Abre a porta e vai correndo para o banheiro. Assustado, corre para o quarto e acorda a mulher:
 - Ô muié....Essa casa tá mal assombrada! Eu abri a porta do banheiro e a luz acendeu sozinha. Depois, fechei a porta e a luz apagou sozinha.... A mulher, pê da vida, grita:
- Filho da mãe!!! Você mijou na geladeira de novo!!!!

a)    O humor do texto está na fala da mulher.
b)    O canal neste texto é a porta da geladeira.
c)     O código deste texto é a língua portuguesa ( no nível coloquial).
d)    A função da linguagem predominante é a referencial, tendo em vista o diálogo dos dois.
e)    O emissor da mensagem é a mulher do bêbado.

   
20. Analise a imagem abaixo e assinale a única letra correta:

a)    A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o código são gestos.
b)    A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o canal são gestos.
c)     A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o emissor foi demitido.
d)    A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o receptor não captou a mensagem correta.
e)    A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação, porque o emissor não captou a mensagem correta.

GABARITO OFICIAL

1C
2B
3B
4A
5D
6B
7B
8A
9B
10D
11C
12C
13B
14D
15C
16A
17C
18D
19 A / C
20D

95 comentários:

  1. Olá! Você tem o gabarito das atividades?

    ResponderExcluir
  2. 9 é B, pois ele quer que marque o item cujas afirmações estejam incorretas. AS definições de código e canal estão incorretas: III e IV...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas qual seria a resposta certa ?

      Excluir
    2. Na verdade a resposta correta seria a letra D

      Excluir
    3. É B mesmo. Está trocado:
      III) Canal: língua portuguesa
      IV) Código: mídia impressa

      Na verdade o código seria a língua portuguesa e o canal a mídia impressa. Logo, letra B é a resposta correta pois indica a alternativa com os dados errados.

      Excluir
  3. GOSTEI DA SIMPLICIDADE COM QUE VOCÊ ABORDA O ASSUNTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, minha querida, muito obrigado!!!!
      Visite o blog sempre que precisar!!!
      Abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Adorei, me ajudou bastante, muito obrigada professor!

    ResponderExcluir
  5. O 11 é A?? Achei que só a II estava correta conforme o 12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A questão 11 a resposta correta é a letra C.
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Obrigado pelo conteúdo excelente e brilhante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!!!
      Grande abraço e visite sempre que precisar esse blog!

      Excluir
  7. Assinale a alternativa incorreta referente as funções da comunicação

    Escolha uma:
    a. Controle.
    b. Expressão emocional.
    c. Conflitos interpessoais.
    d. Informação.

    ResponderExcluir
  8. gostei dos exercícios. pude ver que ainda nao estou afiada na matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo acesso!Logo logo vvocê estará fera nesse assunto.
      Volte sempre que precisar!
      Forte abraço!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Olá! Boa noite.
      A 13 é a letra B, porque mesmo sem ter nada escrito, a imagem representa um ditado popular, sendo assim, seu humor é causado por isso.

      Excluir
  10. Muito obrigado, agora deu para entender esse conteúdo.parabens.

    ResponderExcluir
  11. Tive poucos erros , não entendo como não consigo ir bem na prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes isso acontece. A pessoa acha que a prova estava boa, mas na verdade as questões veem cheias de casquinhas de banana para a pessoa errar.

      Excluir
  12. prf eu preciso da resposta da questão 11 mas nao é de marca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa a demora.
      A questão 11 é de marcar sim!
      A resposta correta é a letra C

      Excluir
  13. Excelente trabalho!! Gostaria de usar suas questões com meus alunos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Igor!
      Desculpa a demora!
      Com certeza você deve sim usar qualquer atividade desse blog com suas turmas. É esse o objetivo do blog.

      Excluir
  14. Muito bom agora estou conseguindo atender muito obrigado

    ResponderExcluir
  15. Boa noite professor,
    aprendi bastante com esses conteúdos, muito bons.
    Obrigado, e que este blog possa nos brindar com muitas matérias boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita que comentário motivador para mim. Muito obrigado! Fico feliz!

      Excluir
  16. Qual é a resposta da letra 20??? Pfv alguem me respondeeee

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Boa tarde, João. A resposta é A e C. Se marcou qualquer uma dessas, acertou.

      Excluir
  19. Jean, meu professor querido! Você não sabe o quanto tem me ajudado em sala de aula! No mundo moderno, suas aulas funcionam como lição de casa e revisão do que estamos estudando! Muito obrigado! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita que coisa boa! Fico feliz demais! Isso me motiva mais e mais a continuar com esse blog. Grande abraço! Que felicidade minha!

      Excluir
  20. Obrigada! Ajudou bastante.Parabens pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  21. Qual seria a resposta correta na questão 19?

    ResponderExcluir
  22. Parabéns!!! vc é 10. Essas questões me ajudaram muito com os meus alunos.

    ResponderExcluir
  23. Qual é a responda da 14 porque eu não entendo

    ResponderExcluir
  24. Me empresta o carro,pai?
    Onde você vai?
    Dar umas voltas..
    Sabe quais foram suas notas.moço?
    Sei...
    Então sem carro.
    Perg.mensagem e contexto

    ResponderExcluir
  25. Amei
    Simples e bem objetivo.
    OBRIGADO, ajudou muito.

    ResponderExcluir
  26. No 8 quesito o tópico o qual fala que a "hora" é o termo que confunde o receptor não estaria errado? Porque se for analisar direito, o termo que confunde seria o verbo "bater".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite. Obrigado pelo comentário.
      A palavra "hora" causa sim a confusão mental no receptor. Isso é confirmado no último quadrinho quando ele confirma a hora no relógio.

      Forte abraço!

      Excluir
  27. Olá professor na 2° questão em lugares e a alternativa (D) e em outro e a (B)
    Qual a alternativa incorreta

    ResponderExcluir
  28. Amo seu trabalho no blog. Faço destes materiais fonte de informação para meus planejamentos. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Niedja!
      Obrigado você pela mensagem.
      Que bom que você gosta desse blog.
      O objetivo dele é ajudar os colegas professores com o que puder.
      Volte sempre que assim precisar.
      Abraço!

      Excluir
  29. Muito bom teu blog professor, tens me auxiliado bastante. Tenho dificuldades em trabalhar com o 9º ano do fundamental anos finais, gostaria de mais sugestões para dar aula com música. Se puder ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  30. Olá boa tarde!
    Disponha sempre!
    Muito obrigado pelo comentário e que bom que gostou!
    Eu não tenho atividades com músicas, mas uma sugestão seria você trabalhar com dois tipos de músicas: as músicas que os alunos gostam: funk, forró e tal, e as músicas de MPB para apresentar algo nosso para esses alunos. Elabore perguntas de interpretação e coisas da gramática/ortografia.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Excelente, professor! Grata pelas questões! Abraço grande!

    ResponderExcluir
  32. Obrigado por me ajudar. Meu filho está estudando esse conteúdo e não tinha compreendido direito. Depois q vi seus exercícios consegui ajuda-lo.

    ResponderExcluir