Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

ATIVIDADE SOBRE SINAIS DE PONTUAÇÃO


1.   Observe as “Piadas e causos de Seu Lunga” e repare que estão faltando os sinais de pontuação em todas elas. Então, pontue-as:

a) Numa madrugada dessas a mulher de Seu Lunga teve um mal-estar e gemendo acordou o marido
    Lunguinha  Lunguinha  ta me dando uma coisa aqui
    Então receba
    Mas Lunga é uma coisa ruim
    Então devolva


b) Seu Lunga entrando em uma loja
    Tem veneno pra rato
    Tem Vai levar    Pergunta o balconista
    Não  vou trazer os ratos pra comer aqui

c) O Seu Lunga estava em casa e resolveu tomar um café
    Mulher Traz um café
    É pra trazer na xícara
    Não  Joga no chão e traz com o rodo

d) Seu Lunga pronto para ir ao enterro de João Messias aí o vizinho pergunta
   E João morreu    Seu Lunga respondeu
   Não a família se reuniu pra enterrar ele vivo

e) O funcionário do banco veio avisar
  Seu Lunga a promissória venceu
  Meu filho  pra mim podia ter perdido ou empatado         
  Não torço por nenhuma promissória

f) Um rapaz entra na oficina de moto de Seu Lunga e diz
   A condenada da minha moto só quer andar na segunda
   Seu Lunga respondeu
   Então aproveite porque amanhã já é terça-feira

g) Certa vez dando uma surra em um dos seus filhos quando ainda pequeno o menino gritava
   Tá bom pai tá bom pai pelo amor de deus tá bom  
   Lunga responde Tá bom Que legal Pois quando tiver ruim diga que eu paro

h) No seu comércio de sucata ele também vende outros produtos dependendo da ocasião Uma vez tinha um saco de arroz e um romeiro perguntou
   Seu Lunga como tá o arroz
   Ele respondeu
   Tá cru

i) Outro parou pra comprar uns ovos que tinha exposto Pegava cada ovo e balançava perto do ouvido um a um quando lá ia pelos 6 7 ovos Lunga disse
      Pare pare pare que chocalho tem é no mercado pode sair

j) Seu Lunga estava num restaurante tomando sopa quando perguntam pra ele
   Tomando sopa em Seu Lunga
   E seu  Lunga responde levantando o prato de sopa e derramando em cima dele mesmo
   Não To tomando banho


k)  Seu Lunga fumando um cigarro a vizinha pergunta
     Ora ora Mas você gosta de fumar
     Não apagando o cigarro na língua Gosto de me queimar


2. Leia o anúncio abaixo:


Para chamar a atenção para as qualidades do produto anunciado, o autor do anúncio faz um uso inesperado de um recurso da escrita. Que recurso é esse?

a)   O fato de o carro anunciado possuir câmbio automático.
b)   A imagem de um carro em alta velocidade.
c)   O fato de o texto verbal está na função apelativa.
d)   A ausência de sinais de pontuação na 2ª folha do anúncio.
e)   O uso excessivo de ponto final na 1ª folha para denotar o efeito de sentido de um texto “lento”, “amarrado” e a ausência desse mesmo sinal na 2ª folha, conferindo o sentido de um texto rápido, “sem travas”, igual o câmbio do carro anunciado.

3.   Assinale as frases corretamente pontuadas:

a)   Os alunos angustiados, esperam o resultado dos exames.
b)   Os alunos, esperam angustiados, o resultado dos exames.
c)   Angustiados, os alunos esperam o resultado dos exames.
d)   Os alunos, esperam, angustiados, o resultado dos exames.
e)   Os alunos esperam angustiados, o resultado dos exames.

4.   Assinale o item em que há erro de pontuação:

a)   – Dona Sara, a senhora é nossa benfeitora.
b)   Mulheres pobres, lavando roupa nas tinas, representavam o outro lado do mundo.
c)   Peixadas, galinha de cabidela, tudo me recordava Dona sara.
d)   Bandeira enfrentaria a orfandade, hoje.
e)   João meu melhor amigo antecedeu-se na academia.

5.   Assinale as alternativas que apresentam pontuação correta. Depois some o valor:

01.       – Espera aí, João, já passa da meia noite!
02.       Quando chove então, falta, táxi na cidade.
03.       Calou-se por um momento: atitude, aliás muito louvável!
04.       – O que foi, meu filho?
05.       – Conheço tudo: olhar, sorriso, cara de desejo e cara de tristeza. 



6.   No trecho: “Juventude, que não se incomoda de aprender e decorar suas letras às vezes simbólicas demais”. Sobre a vírgula após juventude:

a)   É opcional
b)   É um caso de erro de pontuação.
c)   Permite que se interprete a oração adjetiva afirmando que se refere a juventude em sua totalidade.
d)   Possibilita deduzir que a oração subsequência  refere-se apenas uma parte da juventude, restringindo-a.
e)   É necessária para “dar fôlego” à leitura, para evitar que a frase fique longa demais.

7.   “ Bicicleta, carrinho e lençol o dia inteiro: não  tem preço” (Veja 19/10/2007)

Os dois-pontos do texto foram empregados:

a)   Antes de um esclarecimento, exercendo valor semântico para corroborar a intencionalidade discursiva do locutor.
b)   Antes de um exemplo, enfatizando o que já foi dito anteriormente.
c)   Para indicar que o enunciado não foi concluído.
d)   Como recurso estilístico, podendo ser retirado do texto sem prejuízo semântico e sintático.
e)   Antes de enumeração, funcionando como operador discursivo sem o intuito de persuadir.

8.   Com base no fragmento do texto abaixo, analise as proposições que seguem:

“ Em entrevista ao Jornal La Nacion, o Ministro da Educação da Argentina, Daniel Filmes, afirmou que a nova lei criou “um panorama importante para os docentes argentinos que estão dispostos a formar professores no Brasil”.

I-            O uso da vírgula após “Daniel Filmes” constitui inadequação no registro padrão escrito, pois separa seu termo imediato.
II-         As vírgulas usadas, antes e depois, de “ Daniel Filmes”, sinalizam uma informação intercalada na oração.
III-       A ausência da vírgula, após o termo “formar” torna o texto inadequado, quebrando a sequência lógica do enunciado.

É (são) correta(s):

a)   I apenas
b)   II apenas 
c)   III apenas
d)   II e III           
e)   e) I e III

9. Leia o poema abaixo:

QUESTÃO DE PONTUAÇÃO

Todo mundo aceita que ao homem
cabe pontuar a própria vida:
que viva em ponto de exclamação
(dizem: tem alma dionisíaca)
viva em ponto de interrogação
(foi filosofia, ora é poesia)
viva equilibrando-se entre vírgulas
e sem pontuação (na política)
O homem só não aceita do homem
que use a só pontuação fatal:
que use, na frase que ele vive
o inevitável ponto final.

(João Cabral de Melo Neto)

Assinale a afirmação inaceitável sobre o poema:

a) A exclamação estaria relacionada a uma vida exuberante, prazerosa, arrebatada.
b)   Há um questionamento existencial sob vários pontos de vista humanos.
c)   Numa suposta vida atribulada, o homem deve buscar equilíbrio nas pausas.
d) Na política, sugere-se que não há normas, espécie de liberdade total para mandos e desmandos.
e) O “inevitável ponto final” é metáfora da morte, ideia com a qual o homem não se conforma.

10. Leia o anúncio abaixo:


O segundo enunciado presente no anúncio faz uma ressalva ao primeiro. O efeito de sentido produzido nesse anúncio, como um todo, se dá por meio:

a) da polissemia na palavra "pausas", que tanto denota "descanso", como a função da vírgula. 
b) da repetição da palavra "trabalhe", sugerindo que devemos trabalhar incessantemente. 
c) da oposição estabelecida pela conjunção "mas", relacionando trabalho com descanso.
d) duplo sentido da palavra "vírgulas", que tanto significam "pausa", como descanso.
e) pela ausência de imagens, pois geralmente todo bom anúncio requer imagens ilustrativas. 

11.

O uso do sinal de reticências no 3º e 4º quadrinhos da tirinha sugere:

a)   certa hesitação ou breve interrupção do pensamento.
b)   movimento ou continuação de determinado fato.
c)   ênfase uma palavra ou expressão.
d)   palavras suprimidas numa frase transcrita.
e)   certo prolongamento de ideia.

12. Observe o “meme” abaixo:


O uso da vírgula no texto escrito tem a função de:

a)   Isolar vocativo.
b)   Isolar aposto.
c)   Separar elementos que exercem a mesma função sintática.
d)   Isolar complemento verbal ou nominal antecipados.
e)   Isolar adjunto adverbial antecipado.

13. Observe atentamente os sinais de pontuação presentes no meme abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:


a)   A vírgula depois de “CARA” está errada, pois não se deve separar sujeito do predicado.
b)   As exclamações presentes no texto encerram frases imperativas.
c)   O texto visual e o texto verbal denotam “espanto” ou “admiração”, por isso o uso das duas exclamações.
d)   A vírgula depois de “CARA” está correta, pois separa o aposto explicativo.
            e)   As exclamações presentes no texto encerram frases indagativas.


14. Leia a manchete abaixo:

A migalha! ! ! “Fiz o mínimo possível” disse FHC. (Revista Isto É. Dez, 1997)

O texto acima, foi veiculado na revista Isto É, na época o então Presidente da República, FHC, expôs uma nota à imprensa, dizendo que havia elevado o mínimo de modo sustentável. Baseie-se nesta afirmação e responda a questão.

I - O texto, não apresenta problema discursivo, interpreta-se, unicamente, o que realmente FHC quis dizer.
II - A falta de uma vírgula, após a palavra, mínimo, faz com que o texto apresente uma interpretação distorcida do discurso de FHC.
III - A relação semântica, entre a palavra, migalha, e o restante do texto é evidente.

Está(ão) correta(s):

a) l e II
b) Todas
c) Nenhuma
d) II e III
e) Apenas a III

15. (UEPB 2008)

O aquecimento climático ameaça as geleiras do Himalaia

    Por julien Bouissou

O aquecimento climático está acelerando o derretimento das geleiras do Himalaia. Quarenta e nove postos de observação do clima, espalhados pela cadeia montanhosa, registraram desde meados dos anos 1970 um aumento da temperatura média de 1,2 °C, ou seja, o dobro do aumento que havia sido registrado anteriormente, ao longo de um período equivalente, nesta latitude.
As geleiras que encobrem o Himalaia, numa superfície de 32.000 quilômetros quadrados, são as vítimas principais do aquecimento. Todas elas estão no processo de desaparecer, cada uma seguindo o seu próprio ritmo. A geleira Gangotri, um local de peregrinação hindu, cuja extensão é de 26 quilômetros, e que alimenta o Ganges, está diminuindo 23 metros por ano. Aquela de Bara Shigri, uma das geleiras mais importantes da Índia, está recuando 36 metros por ano. [...]
O aquecimento das temperaturas não se limita apenas a provocar o derretimento das geleiras. Ele encurta os períodos durante os quais estas últimas se formam. “Por causa da ocorrência cada vez mais tardia do inverno, os flocos de neve  não mais dispõem do tempo necessário para se transformarem em gelo”, explica Syed lqbal Hasnain, um especialista indiano em geologia.

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde.
Consulta em 25/05/2007.


   No fragmento Por causa da ocorrência cada vez mais tardia do inverno, os flocos de neve não mais dispõem do tempo necessário para se transformarem em gelo”, as ASPAS são usadas para:

   a)explicar, por meio do discurso direto, a preocupação da autora em relação ao derretimento das geleiras.
  b)destacar, de forma indireta, a explicação do especialista indiano sobre o fenômeno do derretimento das geleiras.
 c)acentuar, por meio do discurso indireto livre, que o aquecimento das temperaturas provoca a tardia formação de gelo.
  d)reproduzir o discurso do outro, de forma indireta, sobre o que pode ocorrer devido à tardia chegada do inverno tio Himalaia.
  e)citar o discurso alheio, de forma direta, reproduzindo literalmente a fala do especialista em geologia.

16. Observe o print de uma postagem numa rede social. 


   O texto, pela forma como está na postagem, transmite um sentido que não era o pretendido pelo usuário da rede social. Assinale a única alternativa que explica a ação a ser tomada para consertar o sentido dessa postagem:

a) Necessita colocar uma exclamação após a palavra "Jesus".
b) É preciso colocar uma vírgula antes da palavra "Jesus".
c) Deve-se colocar um ponto final após a palavra "Jesus".
d) Necessita colocar uma interrogação após a palavra "Jesus".
e) É necessário colocar a palavra "Jesus" com inicial maiúscula. 
Leia o texto a seguir para responder as questões de 17 a 19:
Professor ganha ação judicial contra aluna que o denunciou por trocá-la de lugar em aula no Recife
Docente entrou com processo por danos morais contra a estudante e ganhou na Justiça indenização de R$ 5 mil. Ainda cabe recurso à decisão.

Um professor denunciado por uma aluna por tê-la mudado de lugar dentro da sala de aula em uma escola do Recife venceu um processo por danos morais contra a jovem na Justiça, que determinou que o docente receba R$ 5 mil de indenização. A decisão, à qual ainda cabe recurso, se refere à polêmica ocorrida em uma turma do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Apolônio Sales, no Ibura, na Zona Sul da capital, e que se arrastava desde abril de 2016. 
O caso ocorreu durante uma aula de matemática ministrada pelo professor Jeff Kened Barbosa, de 62 anos, 30 deles dedicados à docência. Segundo o docente, a estudante estava conversando com outros colegas em sala e atrapalhando a apresentação do conteúdo.
O professor teria pedido, por três vezes, que ela parasse a conversa e, na quarta, teria dito para que ela trocasse de lugar na classe. “Ela disse que tinha completado 18 anos e que ninguém mandava mais nela. A aula foi interrompida e ela, levada para a coordenação. No dia seguinte, ela veio com a mãe, pedindo que eu fosse afastado de minhas funções. Naquele dia, a reunião durou das 7h30 às 11h”, conta Jeff.

17. A alternativa que explica os usos da vírgula no trecho a seguir é:
  
     A decisão, à qual ainda cabe recurso, se refere à polêmica ocorrida em uma turma do 2º ano do ensino médio

a)   Separa uma enumeração de atitudes tomada pela justiça.
b)   Separa uma expressão intercalada.
c)   Separa um vocativo.
d)   Introduz a fala do professor.
e)   Introduz a fala do narrador.

18. No trecho a seguir, sobre o uso das aspas, é CORRETO afirmar que:

    “Ela disse que tinha completado 18 anos e que ninguém mandava mais nela. A aula foi interrompida e ela, levada para a coordenação. No dia seguinte, ela veio com a mãe, pedindo que eu fosse afastado de minhas funções. Naquele dia, a reunião durou das 7h30 às 11h”, conta Jeff.

a)   Indica a fala do professor, literalmente como ele a proferiu.
b)   Indica a fala do colunista do jornal que escreveu o texto.
c)   Indica fala do professor de matemática, utilizando-se do discurso indireto.
d)   Indica a fala do narrador da notícia, literalmente como ele a proferiu.  
e)   Está completamente inadequada nesta situação, tendo em vista não se tratar de uma citação alheia.

19. As vírgulas em destaque foram utilizadas no trecho a seguir com o objetivo de:

    No dia seguinte, ela veio com a mãe, pedindo que eu fosse afastado de minhas funções. Naquele dia, a reunião durou das 7h30 às 11h”, conta Jeff.

a)   Isolar vocativo.
b)   Isolar aposto.
c)   Separar elementos que exercem a mesma função sintática.
d)   Isolar complemento verbal ou nominal antecipados.
e)   Isolar expressão de tempo no início de sentença.


GABARITO OFICIAL DAS QUESTÕES OBJETIVAS:

2 E
3 C
4 E
5 1+3+4+5 =13
6 C
7 A
8 C
9 B
10 A
11 A
12 C
13 C
14 D
15 E
16 B
17 B
18 A
19 E

37 comentários:

  1. tem respostas das questões objetivas

    ResponderExcluir
  2. eu não entendi a questão 2
    alguém poderia me tirar algumas duvidas da questão 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa noite Daniele , as frases estão sem sentido devido a ausência de pontuação , então acredito que seja para pontuarmos,a fim de darmos sentindo as orações.

      Excluir
  3. Por favor eu quero a responta da 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa madrugada dessas a mulher de Seu Lunga teve um mal-estar e, gemendo, acordou o marido
      -Lunguinha, Lunguinha ta me dando uma coisa aqui.
      -Então receba!
      -Mas Lunga, é uma coisa ruim!
      - Então devolva!

      b) Seu Lunga, entrando em uma loja:
      -Tem veneno pra rato?
      -Tem ,Vai levar ? -Pergunta o balconista
      - Não , vou trazer os ratos pra comer aqui!


      Só sei essas duas

      Excluir
  4. Respostas
    1. Disponha sempre. Abraço!
      Fico muito feliz com esse tipo de mensagem!

      Excluir
  5. um meme sempre pra descontrair nao mata hahaha vlw questões muito boas

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso professor veja as atividades https:manoelaraujo2020.blog.spot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha sempre. Abraço!
      Fico muito feliz com esse tipo de mensagem!

      Excluir
  7. Caro mestre,
    Obrigada por compartilhar tão rico material.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da atividade. Fico feliz de compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Obrigado pela mensagem.
      Fico feliz em ajudar de alguma forma!
      Abraço!

      Excluir
  9. Êta,era isso mesmo que queria, kkkk
    Obrigada, professor!

    ResponderExcluir
  10. Não entendi a questão (2) ficou confuso. Não tem como dar sentido aquelas frase só pontuando.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Que bom que você gostou!
      Volte sempre que precisar!
      Abraço!

      Excluir