Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

domingo, 1 de julho de 2018

USOS DA CRASE EM VERSOS



A crase é simplesmente
De dois as a união
Um a que é um artigo
Mais um a preposição:
Rozenval nao foi à missa,
Mas vai à reunão.

Não se usa crase antes
De palavra masculina:
"Rogéio veio a cavalo",
"Chegou à pé Janaína" -
Há crase, via de regra,
Com palavra feminina.

Contudo nossa gramática
Está cheia de exceção
E sempre dá um jeitinho
De ninguém ficar na mão:
A crese com masculino?
Vire a página, bom irmão.!

Com palavra masculina
A crase se pode usar
Toda vez que ela, a crase,
À moda de detonar:
"O cabelo à Ronaldinho
Nenem gosta de cortar".

Possessivo feminino
"Sua, nossa, tua,minha..."
Faculta o uso da crase:
"Vou já à minha casinha",
"Obedeça a sua mãe",
"Irei à tua festinha".

Também pode existir crase
Com aquilo, aquele, aquela:
"REnata se referiu
Àquilo que disse Estela",
"Zefa gosta de assistir
Somente àquela novela".

Há muita gente que pensa
Que basta a preposição
Para o a ser craseado,
Mas não é bem assim não:
Preposição mais artigo -
Crase só nessa união.

Nos exemplos a seguir,
Temos preposição a:
"Eu me refiro à Mateus",
"Estou a trabalhar" -
Com artigo aqui nao cabe,
Portanto, crase não há!

A crase antes do verbo
Não há como colocar:
Verbo nao aceita artigo
"É por isso que nao dá" -
"Com dinheiro a receber,
Tenho contas a pagar".

(Aqui eu faço parênteses
Para uma observação:
quando o verbo aceita artigo
Já não é verbo mais não,
Passa a ser substantivo -
"O viver é ilusão").

Isso porque a palavra
Que do artigo vém à frente
Se torna substantivo
(Isso automaticamente):
"O três é número de sorte",
"O belo é sempre atraente".

O a artigo da crase
Estando no singular
Com a palavra no plural
Não há como concordar:
"Eu vou a lojas no centro"
Não há como crasear.

(AUTOR DESCONHECIDO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário