Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa dos ensinos fundamental e médio. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

ATIVIDADE SOBRE ADJETIVO E SINAIS DE PONTUAÇÃO PARA FUNDAMENTAL II E EJA


Leia o texto a seguir:

Menino engole tesoura, mas passa bem
                    Acidente aconteceu com adolescente da Inglaterra


       Curtis Francis, um garoto inglês de 12 anos que sofre de um distúrbio que afeta sua noção de perigo, aproveitou o momento em que a mãe não estava olhando para engolir uma pequena tesoura usada para cortar unhas.
       Ao ver que o filho cuspia sangue, a mãe de Francis ligou imediatamente para o serviço de emergência. Ao ser encaminhado para o hospital, os médicos detectaram e retiraram o objeto, que não chegou a bloquear suas vias respiratórias. Segundo reportagem do Daily Mail, o menino sofreu apenas ferimentos leves e passa bem.
       A tesoura foi removida cirurgicamente e, segundo os médicos, o menino teve sorte de não sofrer ferimentos graves ou permanentes. "Foi o pior dia da minha vida. Foi um pesadelo. Sou ainda mais cuidadosa com ele agora", disse a mãe.

(http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI185092-17770,00-MENINO+ENGOLE+TESOURA+MAS+PASSA+BEM.html)

1.    Após a leitura do texto, responda:

a)   Pela estrutura e pela linguagem utilizada, como é nome de textos como esse?


b)   Sobre o que trata o texto?


c)   Por que o menino inglês resolveu engolir uma tesoura?


d)   Qual foi a reação da mãe ao ver o filho cuspir sangue?


e)   Segundo o texto, quais consequências o menino sofreu após esse acidente?


2.    Leia as frases retiradas do texto, CIRCULE os adjetivos e INDIQUE COM UMA SETA a qual palavra eles se referem:

a)   um garoto inglês de 12 anos que sofre de um distúrbio

b)   afeta sua noção de perigo

c)   a mãe não estava olhando para engolir uma pequena tesoura

d)   a mãe de Francis ligou imediatamente para o serviço de emergência

e)   o menino sofreu apenas ferimentos leves e passa bem

f)    retiraram o objeto, que não chegou a bloquear suas vias respiratórias

g)   o menino teve sorte de não sofrer ferimentos graves ou permanentes

3.    Leia o trecho retirado do texto:

"Foi o pior dia da minha vida. Foi um pesadelo. Sou ainda mais cuidadosa com ele agora", disse a mãe.

Por que foi usado o sinal de aspas nesse trecho?

4.    Leia o trecho retirado do texto:

Curtis Francis, um garoto inglês de 12 anos que sofre de um distúrbio que afeta sua noção de perigo, aproveitou o momento em que a mãe não estava olhando para engolir uma pequena tesoura usada para cortar unhas.

Por que foram usadas essas duas vírgulas nesse fragmento?


5.    Observe a imagem abaixo e responda o que se pede:


a)   Como se chama textos como esse?

b)   A que história amplamente conhecida esse texto se refere?

c)   Descreva a mulher presente no texto.

d)   O que significa a frase: “Porque santinhas eram nossas avós”?

e)   Que sinais de pontuação foram usados nesse texto?

6.    Responda:

a) O que indica o sinal de interrogação nesse texto?

b) O que indica a vírgula após a palavra “cresceu”?

c) O que indica as reticências após a palavra “mau”?

7. Leia o Texto a seguir:

Nota na Prova

    O pai disse ao filho:
    - Se você tirar nota baixa na prova de amanhã, me esqueça!
    No dia seguinte, quando ele voltou, da escola o pai perguntou:
    - E aí, como foi na prova?
    O filho responde:
    - Quem é você?

(https://www.osvigaristas.com.br)

a)   O que provoca o humor nesse texto?

b)   Quantas vozes há nesse texto?

c) A resposta dada pelo filho na ultima linha do texto sugere o que?

d) Qual o único adjetivo presente nesse texto?

e) No trecho: “ - E aí, como foi na prova?” Por que o autor usou sinal de travessão?

8. Veja que o texto abaixo não possui nenhum sinal de pontuação, então o pontue corretamente:

     Joãozinho estava na escola e a professora pergunta
     Joãozinho  quantos ossos existem no corpo humano
     Dois professora
     Dois  Mas é impossível ter somente dois ossos no corpo humano
     Ah professora você está falando de ossos Eu tinha entendido ovos


9. Observe o anúncio abaixo:


Marque a única alternativa que explica o uso dos dois-pontos no texto do anúncio:

a)   Foi usado para indicar a fala do personagem.
b)   Foi usado para indicar a voz do narrador.
c)   Foi utilizado para indicar uma explicação.
d)   Foi usado para separar uma sequência de objetos.
e)   Foi usado para indicar um comentário sobre o carro.


Curta nossa fanpage no facebook @escrevequeeuleio
e se inscreva no nosso blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário