Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

ATIVIDADE SOBRE A CLASSE DE VERBOS


1. Observe a imagem e responda as perguntas que seguem:

a) Qual o assunto tratado neste texto?

b) Quantos verbos esse texto apresenta no geral, contando desde o título até a última palavra?

c) A expressão “VAI CAIR” presente na imagem poderia ser substituída por apenas um verbo e matéria o mesmo sentido. Que verbo seria esse?

d) Os verbos COPIAR, DEIXAR, CAIR, SER, e REPETIR estão em que forma verbal nesta imagem?

e) Na pergunta: “Por que o senhor nunca FALTA?” A palavra m destaque está em que modo verbal?

2. Complete a letra da música com os verbos que estão faltando:

NA HORA DA RAIVA
HENRIQUE E JULIANO

Encontrei,
Uma caixinha cheia de relatos
Um monte de documentos tão falsos
Nossas vidas...
Em minhas mãos agora
Tá cada parte dessa nossa história
E eu não sei se eu rasgo
Ou jogo fora
E o que é que eu faço agora?
Cometi
A loucura de nossas fotos _________
E uma por uma eu vou ter que _______
Mas foi na hora da raiva
Na hora, na hora da raiva
Naquele segundo
Eu pensei que até te ________
Mas respirei fundo
E vi que eu te __________
Mas _____ na hora da raiva
Na hora, na hora da raiva.

3. Ainda sobre a música acima, responda:

a) Por que o sujeito da música comete tal ato?

b) Como ele fica depois desse ato?

c) Retire dessa música dois verbos na forma de infinitivo.

d) Retire dessa música dois verbos no modo indicativo.

f) Retire dessa música dois verbos no tempo passado.

4. Leia o texto abaixo e circule todos os verbos presentes:

Joãozinho voltou da aula de catecismo e perguntou ao pai: 
- Pai, porque quando Jesus ressuscitou, apareceu primeiro para as mulheres e não para os homens? 
- Sei não, meu filho! Vai ver que é porque ele queria que a notícia se espalhasse mais depressa!

5. Grife os verbos das frases abaixo.

a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
h) Ah! se meu time vencesse...
i) Não jogue lixo nas ruas. 

6. Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.

a) Preciso passar no vestibular, por isso.............muito. (estudar - futuro).
b) ...............boas lembranças da minha infância. (ter - presente).
c) Marcela e Bruna...................ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito).
d) Nesta vida................o que plantamos. (colher - presente).
e) Pedro..................futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro).
f) Os homens...................viola durante a serenata. (tocar - futuro).
g) O aluno..................um prêmio ao final do semestre. (ganhar - presente).
h) A menina..................alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito).

7. Preencha os espaços em branco com as palavras dadas. 

CONTRATARÃO – CONTRATARAM – DISPUTARÃO – JOGARÃO – JOGARAM - JOGARAM - JOGAREM - SERÃO

a) Ontem, os alunos da minha equipe ............. bem.
b) Depois de amanhã, a 1ª e a 2ª turma .................... a taça final.
c) terão de estar muito concentrados para ......................... bem. 
d) Caso contrário, os desafios .................. inglórios.
e) Os clubes portugueses .......................... muitos jogadores estrangeiros, o que é pena.
f) Se os nossos jogadores não se preocuparem convenientemente, dentro de pouco ...................muitos mais. 
g) No Maracanã foram, sobretudo, os turistas que ................... bem no futebol. 
h) Com o tempo e a prática, os portugueses .................. tão bem como eles.

8. Transformem as locuções verbais destacadas em apenas um verbo.

a)Vou estudar bastante hoje. 
b)Meu cãozinho é amado por todos da família.  
c)Tenho de ajudar minha mãe nas tarefas da casa. 
d)Quando cheguei, o professor ia saindo.
e)Vamos viajar nestas férias. 
f)No céu, as estrelas pareciam brilhar como nunca. 
g)Ia caminhando sozinho quando avistei você. 
h)Quando meus amigos foram embora, continuei jogando.

QUESTÕES OBJETIVAS

Leia o texto a seguir:

MORREU DE CONFUSÃO (CARTA DE UM SUICIDA)

Foi encontrada no bolso de um suicida, em Maceió, a seguinte carta:

"Ilmo. Sr. Delegado de Polícia:

Não culpe ninguém pela minha morte. Deixei esta vida porque, um dia mais que eu vivesse, acabaria morrendo louco. Explico-lhe, Sr. Delegado: tive a desdita de casar-me com uma viúva, a qual tinha uma filha. Se eu soubesse disso, jamais teria me casado.
Meu pai, para maior desgraça, era viúvo, e quis a fatalidade que ele se enamorasse e casasse com a filha de minha mulher. Resultou daí que minha mulher tornou-se sogra de meu pai. Minha enteada ficou sendo minha mãe, e meu pai era, ao mesmo tempo, meu genro. Após algum tempo, minha filha trouxe ao mundo um menino, que veio a ser meu irmão, porém neto de minha mulher, de maneira que fiquei sendo avô de meu irmão. Com o decorrer do tempo, minha mulher também deu à luz um menino que, como irmão de minha mãe, era cunhado de meu pai e tio de seu filho, passando minha mulher a ser nora de sua própria filha.
Eu, Sr. Delegado, fiquei sendo pai de minha mãe, tornando-me irmão de meu pai e de meus filhos, e minha mulher ficou sendo minha avó, já que é mãe de minha mãe. Assim, acabei sendo avô de mim mesmo.
Portanto, Sr. Delegado, antes que a coisa se complicasse mais, resolvi desertar deste mundo.

Perdão, Sr. Delegado."

Da seção "O impossível acontece", da revista "O Cruzeiro".

9. No trecho:

"Deixei esta vida porque, um dia mais que eu vivesse, acabaria morrendo louco"

Sobre o verbo em destaque, podemos afirmar corretamente que:

a) Trata-se de um verbo que indica fenômeno da natureza
b) Encontra-se na forma de gerúndio.
c) Indica um fato incerto, ou seja, uma hipótese.
d) Apresenta a forma de infinitivo.
e) indica um fato certo, logo está no modo indicativo.

10. No trecho:
Não CULPE ninguém pela minha morte

Levando em consideração o verbo em destaque, a frase transmite a noção de:

a) uma ordem
b) um pedido
c) uma acusação
d) uma alegação
e) um autorização  

11. No trecho:

"Deixei esta vida porque, um dia mais que eu vivesse, acabaria morrendo louco."

A locução verbal em destaque pode ser substituída por qual forma simples, sem alterar o sentido do texto:

a) morresse
b) morra
c) morreu
d) morri
e) morreria

12. Sobre o fragmento abaixo, podemos afirmar que

"Resultou daí que minha mulher tornou-se sogra de meu pai."

a) Apresenta três verbos.
b) A palavra “daí” é um verbo.
c) A forma verbal “Resultou” encontra-se na 3ª pessoa do plural.
d) A forma verbal “tornou-se” não se refere a ninguém nesse trecho.
e) As formas “resultou” e “tornou-se” encontram na 3ª pessoa do singular, modo indicativo, tempo pretérito. 

13. A forma verbal em destaque encontra-se no tempo:

"minha filha TROUXE  ao mundo um menino"

a) Presente
b) Pretérito mais-que-perfeito
c) Pretérito perfeito
d) Pretérito imperfeito
e) Futuro 

14. No trecho:
"resolvi desertar deste mundo"

Levando em consideração o contexto do texto, O VERBO em destaque significa:

a) abandonar
b) brincar
c) comer
d) viver
e) sonhar 

15. Observe a imagem e marque APENAS A ÚNICA alternativa CORRETA:

a)Esta imagem é uma historinha em quadrinhos. 
b)Nesta imagem não há nenhum verbo.
c)Nesta imagem há verbo “Pedir” no modo IMPERATIVO.
d)Nesta imagem há verbo “Pedir” no modo INDICATIVO.
e)Nesta imagem há verbo “Pedir” no modo SUBJUNTIVO.

16. Observe a imagem e marque APENAS A ÚNICA alternativa CORRETA:

a)Esta imagem é uma carta pessoal.
b)Nesta imagem há dois verbos.
c)Nesta imagem há verbo “ser” no modo IMPERATIVO.
d)Nesta imagem há verbo “ser” no modo INDICATIVO e no tempo presente.
e)Nesta imagem há verbo “ser” no modo SUBJUNTIVO.

17. Observe a imagem e marque APENAS A ÚNICA alternativa CORRETA:


a) Nesta imagem há 5 verbos.
b) Nesta imagem há 6 verbos.
c) O verbo “morrer” no 2º balão está na forma de gerúndio.
d) O verbo “conhecer” no 1º balão está no tempo futuro.
e) O verbo “deixo” no 2º balão está no modo imperativo. 

18. Observe a imagem abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:


a) Está imagem é uma propaganda querendo convencer o leitor a adquirir algo.
b) A palavra “EMOÇÕES” é o único verbo desta imagem.
c) A expressão “Prepare seu coração apresenta um duplo sentido.
d) A palavra “PREPARE” é um verbo e está no modo imperativo.
e) A palavra “PREPARE” é um verbo e está no modo imperativo da 1ª pessoa do singular.

19. Leia o texto abaixo:

Se essa rua
Se essa rua
fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Para o meu
Para o meu amor passar
(Galinha Pitadinha 2)






Marque a única alternativa CORRETA:

a) Na expressão “Se essa rua fosse minha” apresenta o verbo “ser” no modo subjuntivo.
b) Na expressão “Se essa rua fosse minha” não apresenta o verbo “ser” no modo imperativo.
c) Na expressão “Se essa rua fosse minha” apresenta o verbo “for” no modo subjuntivo.
d) Na expressão “Se essa rua fosse minha” apresenta o verbo “ir” no modo subjuntivo.
e) Na expressão “Se essa rua fosse minha” apresenta o verbo “essa” no modo subjuntivo.

20. Observe a imagem retirada do “Whatsapp” no outro lado e marque a única letra correta:


a) Nesta mensagem não houve comunicação entre os sujeitos.
b) Esta imagem apresenta quatro verbos.
c) A palavra “ridícula” é verbo.
d) A palavra “queria” está no tempo presente do indicativo.
e) A palavra “comprar” está na forma particípio.

21. O verbo destacado encontra-se no:

...enquanto COLOCAVA o motor em movimento, meu pai bebia cerveja”.

a) presente do subjuntivo;                  
b) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo;
c) presente do indicativo;                  
d) Pretérito imperfeito do indicativo;
e) Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo;


Gabarito
1.
a)      Trata sobre as perguntas que deixam os professores irritados na sala de aula.
b)      Há quinze verbos ao todo.
c)       Cairá
d)      Infinitivo
e)      Modo indicativo
2.
Rasgar/colar/odiava/amava/foi.
3.
a)      Porque estava nervoso.
b)      Ficou arrependido.
c)       Colar e rasgar
d)      Foi e amava
e)      Foi e encontrei
4.
Voltou/perguntou/ressuscitou/apareceu/sei/vai ver/é/queria/ espalhasse/
5.
a)      Choveu
b)      Faz
c)       Arrumamos
d)      Experimente
e)      Abra
f)       Toquem dancem
g)      Resolveremos
h)      Gritamos
i)        Vencesse
j)        Jogue

6.
a)      Estudarei
b)      Tenho
c)       Foram
d)      Colhemos
e)      Jogará
f)       Tocarão
g)      Ganha
h)      Falava
7.
a)      Jogaram
b)      Disputarão
c)       Jogarem
d)      Serão
e)      Contrataram
f)       Contratarão
g)      serão
h)      jogarão
8.
a)      estudarei
b)      Todos da família amam meu cãozinho
c)       Ajudarei
d)      Saia
e)      Viajaremos
f)       Brilhavam
g)      Caminhava
h)      Jogava
9. c
10. b
11. e
12. e
13. a
14. a
15. c
16. d
17. a
18. d
19. a
20. b
21. d

45 comentários:

  1. obrigado por disponibilizar este gabarito, acertei quase todas mas tive que corrigir algumas só tenho a agradecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora. Obrigado pelo comentário. Fico feliz por te ajudado.

      Excluir

    2. 1 - Identifique os verbos e informe a que pessoa eles pertencem, que tempo estão e o que eles expressam: uma ação, um estado,ou fenômeno da natureza.
      a) Na noite fria um menino chora.

      b) A cozinheira apresentará comidas típicas aos turistas.

      c) O céu parece de algodão.

      d) Chovia e ventava muito.

      e) O calor não estava fácil.

      f) Geou um pouco e o preço do café subiu.

      Excluir
  2. Salvando minha nota de português quando voltar as aulas,valeu <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Revisão Gramatical - Verbos

      Verbo: é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
      Exemplos:
      ❖ Eu escrevo com rapidez. (uma ação presente)
      ❖ Os amigos estavam preocupados. (um estado passado)
      ❖ Naquela noite trovejou. (um fenômeno da natureza no passado)

      Além de expressar o tempo (presente, futuro, passado) o verbo expressa também as pessoas gramaticais.
      ❖ A mãe cantou para o filho →→ 3ª pessoa do singular
      ❖ Eu vendi a minha bicicleta →→ 1ª pessoa do singular
      ❖ Partistes no dia certo →→ 2ª pessoa do singular

      ➽ Uma dica:
      Verbos de AÇÃO são os mais comuns:OLHAR, CORRER, CHORAR, CAIR, PENSAR, AMAR, VER, ESCREVER, FALAR, CANTAR,...

      Verbos de ESTADO são os chamados Verbos de LIGAÇÃO: SER, ESTAR, FICAR, PARECER, PERMANECER, CONTINUAR, TORNAR-SE, ENCONTRAR-SE,...
      Verbos de FENÔMENO DA NATUREZA são por exemplo:NEVAR, CHOVER, RELAMPEJAR,...
      Observe que estes verbos são conjugados somente em 3ª pessoa.
      Exemplos: Chove muito lá fora.
      Relampejou a noite inteira.
      Nevará o dia todo amanhã.

      1 - Identifique os verbos e informe a que pessoa eles pertencem, que tempo estão e o que eles expressam: uma ação, um estado,ou fenômeno da natureza.
      a) Na noite fria um menino chora.

      b) A cozinheira apresentará comidas típicas aos turistas.

      c) O céu parece de algodão.

      d) Chovia e ventava muito.

      e) O calor não estava fácil.

      f) Geou um pouco e o preço do café subiu.

      Excluir
  3. Me de as respostas pfvrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe a resposta da questão 16??

    ResponderExcluir
  5. Olá alguém pode me falar quais são os 15 verbos da primeira questão?????????

    ResponderExcluir
  6. Olá alguém pode me falar quais são os 15 verbos da primeira questão?????????

    ResponderExcluir
  7. Olá alguém pode me falar quais são os 15 verbos da primeira questão?????????

    ResponderExcluir
  8. Olá alguém pode me falar quais são os 15 verbos da primeira questão?????????

    ResponderExcluir
  9. Olá alguém pode me falar quais são os 15 verbos da primeira questão?????????

    ResponderExcluir
  10. Olá alguém pode me falar quais são os 15 verbos da primeira questão?????????

    ResponderExcluir
  11. Olá alguém pode me falar quais são os 15 verbos da primeira questão?????????

    ResponderExcluir
  12. Olá alguém pode me falar quais são os 15 verbos da primeira questão?????????

    ResponderExcluir
  13. Olá alguém pode me falar quais são os 15 verbos da primeira questão?????????

    ResponderExcluir
  14. Olá alguém pode me falar quais são os 15 verbos da primeira questão?????????

    ResponderExcluir
  15. Obrigado, Professor! Tuas postagens são sempre de grande valia!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha sempre. Abraço!
      Fico muito feliz com esse tipo de mensagem!

      Excluir
  16. Obrigado, Professor! Tuas postagens são sempre de grande valia!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Suas atividades são maravilhosas! Uso nas minhas aulas e percebo que os alunos amam e acabam se interessando mais pelo assunto. Muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Márcia.
      Disponha sempre. Abraço!
      Fico muito feliz com esse tipo de mensagem!

      Excluir
  18. Muito obg pelas questões e explicações me ajudou muito, eu só tenho a agradecer pela a sua ajuda. :)

    ResponderExcluir
  19. Salvou demais meu nobre, minha professora passou esse dever ai

    ResponderExcluir
  20. Me perdoe, Prof. mas acredito que o Sr se enganou na resposta da letra b do primeiro, porque, mesmo contando as locuções verbais como se fossem dois verbos, a soma não totalizam 15 verbos. Favor conferir. No mais, parabéns pela a atividade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Francisco.
      Muito obrigado por sua humildade e observação. Você tem razão.
      Essa questão 1 eu elaborei para uma turma de 7º ano de forma introdutória, então o objetivo dela era que eles ao menos reconhecessem a palavra em si como verbo, pois até então eles não tinham noção de locução verbal, entende.

      Eu vou ver a melhor forma de reelaborar a questão ou modificar o gabarito.

      Valeu, mesmo.
      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado mi ajudou muito 🙂 espero que quando eu pesquisar vc me manda resposta 😉 beleza

      Excluir
    3. Olá, boa tarde!
      Que bom que gostou.
      Fico feliz!
      Disponha sempre que precisar.
      Abraço!

      Excluir