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Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

ATIVIDADE II SOBRE O GÊNERO ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA


EXERCÍCIOS INTENSOS SÃO MAIS EFICAZES NA PERDA DE MEDIDAS

           Todo mundo que deseja reduzir as medidas sabe que o segredo do sucesso está em gastar mais energia do que se consome, mas será que resolver essa equação é tão simples como parece? Apesar de parecer que não, pode respirar aliviado porque a resposta é sim e, o melhor, para perder peso de maneira eficaz não é preciso malhar durante horas infindáveis. De acordo com um estudo do Colégio Americano de Medicina do Esporte, não é só a genética e a dieta alimentar que influenciam no emagrecimento, mas a intensidade com que se pratica o treino também traz efeitos incríveis para o corpo.
          Para demostrar que a intensidade supera a duração do exercício em relação a perda de peso, os pesquisadores avaliaram três grupos de mulheres com obesidade abdominal que, divididos aleatoriamente, praticaram algum tipo de treino aeróbico como caminhada ou corrida ao longo das 16 semanas. O primeiro grupo se exercitou cinco vezes por semana, com intensidade moderada, por aproximadamente 1 hora. O segundo grupo, se exercitou intensamente três vezes por semana, durante menos tempo. O terceiro grupo não praticou nenhum exercício. No final, o resultado apontou que o grupo que havia praticado exercícios mais intensos tinha perdido muito mais ‘barriga’ do que as que fizeram exercícios moderados pelo dobro do tempo.
           Essa questão ainda ajuda a entender por que tanta gente malha, malha, malha e não consegue emagrecer. Outro ponto abordado é o tipo de exercício praticado. Para o gasto calórico ocorrer de forma eficiente é preciso investir em exercícios aeróbicos como a corrida/caminhada, pedalada ou natação, uma vez que eles aumentam o uso de oxigênio na produção de energia. No entanto, de nada vai adiantar você se matar na academia até atingir o seu objetivo e depois desistir dos treinos, afinal, o que vai garantir a transformação no seu corpo é a frequência com que você continuará praticando os exercícios de maior intensidade.
           Segundo Arthur Weltman, um dos responsáveis pelo estudo, a explicação para o efeito emagrecedor do exercício curto e intenso está no período de recuperação, já que o hormônio de crescimento estimula a queima de gordura durante o esforço físico. "Não devemos levar em conta apenas as calorias efetivamente gastas durante o exercício", explica o pesquisador que completa, "quando o exercício é intenso, o corpo precisa de muitas calorias para se recuperar. É nesse momento de recuperação que ele queima mais gordura". Ou seja, quanto mais intenso o exercício, mais hormônio do crescimento é liberado.
           Gostou da ideia de não ter que se matar uma hora na esteira e mais uma hora na sala de ginástica, mas não sabe bem ao certo quais os exercícios que possuem alta intensidade? Se levarmos a pesquisa à risca, os circuitos são os exercícios mais indicados. Porém, o spinning, a natação e a própria musculação, se praticadas com intervalos curtíssimos entre as séries também podem trazer resultados bem parecidos.

(Por Paula Perdiz  - Disponível em:   http://www.maisequilibrio.com.br)





1.    Frequentemente circulam na mídia textos de divulgação científica que apresentam informações sobre saúde e busca do corpo perfeito.  De acordo com o texto acima, o modo de emagrecer mais eficazmente é:

a)    Malhar por mais de duas horas na academia.
b)    Fazer corrida/caminhada.
c)    Realizar atividade física de forma intensiva.
d)    Praticar exercícios físicos de forma mais pesada.
e)    Investir em natação com intensidade moderada.

2.    Sobre a linguagem usada no texto, é correto afirmar que:

a)    É altamente formal, característica exigida pelo gênero artigo de divulgação científica.
b)    É técnica, com termos e expressões típicas da área da educação física.
c)    É informal, com marcas da oralidade.
d)    É formal, porém inacessível a qualquer leitor com moderada proficiência em leitura.
e)    É culta e pouco compreensível ao grande público.

3.    Sobre o texto acima, julgue as afirmações em Verdadeira ou Falsa e em seguida assinale a única alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A forma como o texto está construído, faze-nos reconhece-lo predominantemente como descritivo, tendo em vista a autora atribuir detalhes e características ao tema discutido.

( ) A principal característica deste texto é o uso do tom crítico, ou seja, a capacidade da autora de interpretar os pontos mais importantes do tema e opinar a respeito, tendo como base textos e informações obtidas por meio do conhecimento científico.

( ) O último parágrafo do texto funciona como a conclusão, oferecendo ao leitor sugestões de exercícios que exemplificam o tema que foi discutido no texto. 

a)    FFV
b)    FVF
c)    VVV
d)    VVF
e)    VFF

4.    Podemos afirmar que a temática discutida no texto pertence à área da:

a)    Musculação
b)    Ciências humanas
c)    Linguística
d)    Saúde
e)    Exatas

5.    A função da linguagem predominante no texto é:

a) emotiva
b) metalinguística
c) referencial
d) apelativa
e) expressiva

6.    Leia o trecho abaixo:

De acordo com um estudo do Colégio Americano de Medicina do Esporte, não é só a genética e a dieta alimentar que influenciam no emagrecimento, mas a intensidade com que se pratica o treino também traz efeitos incríveis para o corpo.

O trecho retirado do texto é um exemplo de:

a)    Discurso direto, pois reproduz a fala de quem fez o estudo exatamente como ele proferiu.
b)    Discurso indireto, porque a autora se apropria da informação obtida através da pesquisa e reproduz por sua conta própria.
c)    Discurso alheio, uma vez que reproduz literalmente a fala do pesquisador que realizou o estudo.
d)    Discurso indireto livre, tendo em vista o leitor não ter certeza se esse discurso é do autor da pesquisa ou da autora do texto.
e)    Discurso direto, já que reproduz a fala de quem fez o estudo exatamente como ele proferiu, acompanhada da utilização de verbo da categoria dicendi.

7.    No fragmento:

Essa questão ainda ajuda a entender por que tanta gente malha, malha, malha e não consegue emagrecer.

A repetição da mesma palavra, sugere que:

a)    A autora cometeu um vicio de linguagem chamado redundância.
b)    É uma repetição desnecessária. Deveria ter sido evitada.
c)    Não contribui em nada com o efeito de sentido do texto. 
d)    Há uma ênfase no fato de que se deve malhar muito para “perder barriga”.
e)    É um recurso estilístico-argumentativo do texto, sugerindo um esforço vão, sem resultados.  

8.    Releia o trecho extraído do texto:

Se levarmos a pesquisa à risca, os circuitos são os exercícios mais indicados. Porém, o spinning, a natação e a própria musculação, se praticadas com intervalos curtíssimos entre as séries também podem trazer resultados bem parecidos.

Sem alterar o sentido do texto, as palavras destacadas podem ser substituídas por, respectivamente,

a)    Caso – Mas – desde que
b)    Quando – no entanto – caso
c)    Desde que – e – quando
d)    Como – todavia – caso
e)    Sem que – contudo – desde que 

9.    No trecho:

de nada vai adiantar você se matar na academia até atingir o seu objetivo e depois desistir dos treinos

A expressão em destaque é um recurso estilístico utilizado pela autora para produzir determinado efeito de sentido, como mais expressividade, ênfase no que está sendo dito. A figura de linguagem que essa expressão consiste é a:

a)metáfora, pois a autora compara malhar muito com a morte.
b)eufemismo, já que há uma forma mais suave para se referir à malhação pesada.
c)hipérbole, porque a autora utiliza um exagero de expressão para chamar atenção do leitor.
d)catacrese, tendo em vista a autora utilizar um termo fora de seu sentido real.
e)metonímia, pois há o emprego de uma palavra fora do seu contexto semântico normal.

10. No fragmento:

Essa questão ainda ajuda a entender por que tanta gente malha, malha, malha e não consegue emagrecer. Outro ponto abordado é o tipo de exercício praticado.

A expressão em destaque retoma, dentro do texto,

a)    “O terceiro grupo não praticou nenhum exercício”.
b)    “O segundo grupo, se exercitou intensamente três vezes por semana, durante menos tempo”.
c) “O primeiro grupo se exercitou cinco vezes por semana, com intensidade moderada, por aproximadamente 1 hora”.
d)    “é preciso investir em exercícios aeróbicos como a corrida/caminhada, pedalada ou natação”.
e)    “o grupo que havia praticado exercícios mais intensos tinha perdido muito mais ‘barriga’ do que as que fizeram exercícios moderados pelo dobro do tempo”.

11. Qual das palavras abaixo NÃO faz parte do mesmo universo semântico (significado):

a)    Dieta
b)    Emagrecimento
c)    Exercícios
d)    Musculação
e)    Pesquisa

12. Assinale a única palavra que NÃO É sinônima de INTENSIDADE:

a) Veemência   
b) Potência  
c) Ímpeto  
d) Moderação
e) Fervor



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