Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

EXEMPLO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO A PARTIR DO TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2018



MASSA DE MANOBRA

Na Era das tecnologias da informação e comunicação – TICs – é extremamente normal nos depararmos de vez enquanto se cadastrando em sites de compra, venda ou preenchendo nossos perfis em redes sociais. Geralmente confiamos na tal da “Política de Privacidade” informada pelos sites ou nem pensamos sobre isso. Essa confiança total ou desatenção que atribuímos à rede acerca dos nossos dados pode ser um erro, tendo em vista não sabermos quem pode ter acesso àquelas informações e de que forma elas podem ser usadas contra nós. 
            Nós usuários do ambiente digital não paramos para observar que cada vez somos selecionados e divididos em grupos a partir de interesses e pensamentos em comuns. O simples fato de seguir uma fanpage de moda no Facebook, por exemplo, gera uma enxurrada de sugestões de outras páginas do mesmo tema seduzindo-nos a aceitá-las. Daí surge a questão: como é possível outras contas saberem que me interesso por moda, se eu nunca os informei sobre isso?
            Dessa forma, acredito que a resposta crucial a essa indagação seria o fato de que a internet passa-nos a falsa sensação de liberdade, quando na verdade as escolhas que fazemos não são nossas, mas sim de uma imposição sútil que nem nos damos conta.
Muitos podem pensar que não há mal algum nisso, porém quando se chega ao ponto de apenas conhecer uma música porque a internet sugeriu, de mudar hábitos alimentares já que viu um vídeo no You Tube ou acreditar em certa ideologia política de tanto ler postagens a respeito, isso é um aviso claro de que perdemos nossa autonomia de escolha e somos sujeitos altamente alienados e massa de manobra.
Enfim, certa vez Albert Einstein declarou que chagaria a época em que a tecnologia excederia a humanidade. Pelo cenário que temos, penso que essa fase já chegou. Para tanto, uma possível proposta para amenizar esse problema seria ampliar as medidas que protegem o sigilo de dados dos usuários em sites, criando punições mais rigorosas para as empresas que filtram o interesse de seus clientes a partir de seus dados na internet, garantido, assim, a liberdade e o bem estar das pessoas no ambiente virtual.

(Jean Rodrigues de Oliveira, Algodão de Jandaíra-PB, 08/11/2018)


Nenhum comentário:

Postar um comentário