Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

PLANO DE AULA SOBRE SAÚDE EMOCIONAL

PLANO DE AULA


PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ano “B” - Ensino Médio

CONTEÚDO: Leitura emocional

OBJETIVO GERAL: tomar consciência das emoções experimentadas durante a leitura e a apreciação de uma música.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·       Mediar o autoconhecimento de cada um fazendo-lhes entrar em contato com seus próprios sentimentos;

·       Despertar nos alunos a sutil prática de relaxamento e percepção de suas emoções.

PROCEDIMENTOS:

·       Iniciar a aula executando a Prática de Quietude e Atenção Sentado (respiração profunda);

·       Dialogar sobre a importância da respiração antes, durante e após em situação tensas;

·       Explanar de forma oral a diferença entre emoção e sentimento;

·  Reproduzir o vídeo “Emoção e Sentimento” disponível no YouTube (duração 04:00 minutos);

·       Disponibilizar para leitura a letra da música “De janeiro a janeiro” de Nando Reis;

·       Iniciar discussão oral com a turma após a leitura;

·   Reproduzir o vídeo oficial da música da música “De janeiro a janeiro” de Nando Reis, disponível no You Tube (duração 03:06 minutos);

·      Iniciar discussão oral com a turma após a visualização do vídeo.

PROPOSTA DE ATIVIDADE ESCRITA:

·    Ao término do debate entre professor e alunos, sugerir a turma que escrevam um breve comentário sobre como se sentem, isto é, quais emoções estão sentido hoje? O que despertou essas emoções neles?

ANEXO: ATIVIDADE TRABALHADA EM SALA

PROCEDIMENTO DE LEITURA EMOCIONAL

Leia a letra da música “De janeiro a janeiro” e, em seguida, assista ao vídeo clip da mesma música:

DE JANEIRO A JANEIRO

Não consigo olhar no fundo dos seus olhos
E enxergar as coisas que me deixam no ar
As várias fases, estações que me levam com o vento
E o pensamento bem devagar
Outra vez eu tive que fugir
Eu tive que correr
Pra não me entregar
As loucuras que me levam até você
Me fazem esquecer, que eu não posso chorar...

Olhe bem no fundo dos meus olhos
E sinta a emoção que nascerá quando você me olhar
O universo conspira a nosso favor
A consequência do destino é o amor, pra sempre vou te amar
Mas talvez você não entenda
Essas coisas de fazer o mundo acreditar
Que meu amor, não será passageiro
Te amarei de Janeiro a Janeiro
Até o mundo acabar...

(Roberta Campos e Nando Reis)

QUESTIONAMENTOS

Você já conhecia essa música, ou seja, já a ouviu em algum lugar?

Da forma como você entendeu, qual a mensagem desta música?

Pelo que é dito na letra, que emoções o sujeito sente ao falar sobre a pessoa amada?

Que emoções você sentiu ao ler e ouvir essa música?

Você costuma ouvir músicas de ritmos e melodias suaves, tranquilas ou prefere as canções de letras fortes e agitadas?

PRODUÇÃO ESCRITA: Escreva um breve comentário sobre como você se sente agora, isto é, quais emoções estão sentido hoje: Está feliz? Está triste? Está impaciente ou tranquilo? Algo te tirou do sério hoje? Recebeu alguma notícia boa ou ruim pela manhã? Alguém falou alguma coisa que te magoou de certa forma? Você está de bem com a vida ou não?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário