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Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

ATIVIDADE DE REDAÇÃO A PARTIR DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NOTA 1000


Leia o texto abaixo:

    O Marco Civil da Internet, criado em 2014, assegura o uso livre e democrático nas redes comunicativas. Porém, na realidade contemporânea, é evidente que o monitoramento das atividades dos usuários online por parte de empresas implica a perda da privacidade dos indivíduos que utilizam a internet. Com isso, a influência dos interesses empresariais, bem como o descaso governamental frente a tal problemática corroboram para a manutenção da mesma.
     Em primeiro plano, vale destacar que, com o avanço no compartilhamento de informações, o controle de dados se tornou essencial para a divulgação de propagandas direcionadas às preferências dos usuários das redes de comunicação. Nesse sentido, a manipulação dos anúncios se assemelha ao processo de dominação descrito pelo sociólogo Foucalt ao analisar o modelo panóptico, pois o monitoramento das ações dos indivíduos é de uma importância para a manutenção do poder de forma discreta. Nisso, observa-se como o controle do comportamento dos indivíduos restringe a privacidade deles.
     Paralelamente a essa dimensão empresarial, o descaso do Estado, principalmente na esfera legislativa, contribui para a permanência do uso não autorizado de informações pessoais para fins comerciais. Conforme o sociólogo alemão Dahrendorf, no livro "A lei e a ordem", a anomia é a condição social em que as normas reguladoras do comportamento das pessoas perdem sua validade. De forma análoga a esse pensamento, nota-se que as leis que regulamentam os atos na internet encontram-se em um estado de anomia, pelo fato de serem infringidas, por vezes, sem qualquer punição ao infrator.
     Portanto, é notório que a manipulação dos dados de pesquisa dos utentes se configura como um problema relativo à fragilidade das leis na rede. Logo, o Congresso Nacional deveria elaborar uma legislação que reforçasse os direitos e deveres dos usuários no ambiente virtual, por meio de reuniões com especialistas em segurança digital, com o fito de amenizar os crimes de roubo de dados por empresas. Assim, o Governo reverteria o estado de anomia na internet.

(Tiago Henrique Rodrigues Pedrosa Gonçalves, 16 anos. Cursava o 2º ano do ensino médio e mora no município de Guarabira, no Brejo paraibano, alcançou a nota máxima na redação do Enem 2018, mil pontos. Disponível em: https://g1.globo.com/pb)

1.    Após a leitura do texto, responda:

a)    Que gênero textual é esse?
b)    Qual a finalidade de textos como esse?
c)    Qual a temática tratada no texto?
d)    Qual estratégia o autor usou para apresentar o tema do seu texto?
e)    Qual é a tese que o autor expõe na introdução e a defende ao longo do texto?

2.    Sobre o segundo parágrafo do texto, explique:

a)    Explique o argumento utilizado pelo autor para defender a tese que ele formulou na introdução.
b)  Segundo o autor, qual a consequência gerada para os usuários o compartilhamento indiscriminado de suas informações?
c)    Que teórico o autor citou no texto e com qual finalidade?
d)    Pesquise e apresente ao professor de forma breve sobre o que trata o “modelo panóptico” de Foucault.
e)    Que expressão coesiva, o autor usa para relacionar o segundo parágrafo com a introdução de seu texto?

3.    Releia o segundo parágrafo do texto e responda:

a)    Que expressão coesiva, o autor usa para relacionar o terceiro parágrafo com o segundo?
b)    Que teórico o autor citou nesse parágrafo e qual a sua formação?
c)    Explique o argumento utilizado pelo autor nesse parágrafo.
d)    Pesquise e apresente ao professor de forma breve o que trata o livro “A lei e a ordem” de Dahrendorf.
e)    Observe que o autor utilizou as palavras “Estado” com inicial maiúscula e depois “estado” com inicial minúscula. Explique o sentido dessas palavras em cada caso nesse parágrafo.

4.    Observe novamente o último parágrafo do texto do aluno: 

a)    O que indica este último parágrafo, ou seja, qual a sua finalidade no texto como um todo?
b)    Com suas palavras, explique a proposta de intervenção defendida pelo autor.
c)    Que expressão coesiva, o autor usa para mostrar que irá concluir seu texto?
d)  Segundo a proposta do autor, quem é responsável por tentar intervir sobre a problemática tratada no texto?
e)    Que palavra o autor utiliza no último parágrafo para não generalizar ou tornar taxativa a sua proposta de intervenção, ou seja, que modalizador foi usado para atenuar o seu discurso?  

5.    O trecho que apresenta um FATO mostrado no texto é:
a)    “é evidente que o monitoramento das atividades dos usuários online por parte de empresas implica a perda da privacidade dos indivíduos que utilizam a internet”
b)    “a influência dos interesses empresariais, bem como o descaso governamental frente a tal problemática corroboram para a manutenção da mesma.”
c)    “O Marco Civil da Internet, criado em 2014, assegura o uso livre e democrático nas redes comunicativas”
d)    “Nisso, observa-se como o controle do comportamento dos indivíduos restringe a privacidade deles.”
e)    “é notório que a manipulação dos dados de pesquisa dos utentes se configura como um problema relativo à fragilidade das leis na rede”.

6.    “Alguns gêneros textuais, como a Carta e a Narração, por exemplo, aceitam o uso da 1ª pessoa, do singular ou do plural, de acordo com a necessidade. Já a Dissertação Argumentativa se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”.

Com base na orientação dada pelo site, assinale a única alternativa em que o trecho NÃO apresenta IMPESSOALIZAÇÃO do autor.

a)    “é evidente que o monitoramento das atividades dos usuários online por parte de empresas implica a perda da privacidade”
b)    “Nisso, observa-se como o controle do comportamento dos indivíduos restringe a privacidade deles.”
c)  “Portanto, é notório que a manipulação dos dados de pesquisa dos utentes se configura como um problema relativo à fragilidade das leis na rede”
d)    “nota-se que as leis que regulamentam os atos na internet encontram-se em um estado de anomia”.
e)    "O Congresso precisa criar uma legislação que nos proteja da fragilidade da rede".

7.   A redação do Enem é avaliada em algumas competências, sendo que a primeira delas exige que o participante “demonstre domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa”, conforme informa a Cartilha do Participante na Redação do Enem, disponibilizada em 2018 pelo (Inep).

Assinale a única alternativa em que o aluno da redação acima, deslizou quanto ao uso formal da língua exigido pela Gramática Normativa.

a)   “observa-se como o controle do comportamento dos indivíduos restringe a privacidade deles.”
b)  “Com isso, a influência dos interesses empresariais, bem como o descaso governamental frente a tal problemática corroboram para a manutenção da mesma.”
c)  “Logo, o Congresso Nacional deveria elaborar uma legislação que reforçasse os direitos e deveres dos usuários no ambiente virtual”
d) “De forma análoga a esse pensamento, nota-se que as leis que regulamentam os atos na internet encontram-se em um estado de anomia”
e)   “Assim, o Governo reverteria o estado de anomia na internet.”

8.    No trecho:

na realidade contemporânea, é evidente que o monitoramento das atividades dos usuários online por parte de empresas implica a perda da privacidade dos indivíduos que utilizam a internet. Com isso, a influência dos interesses empresariais, bem como o descaso governamental frente a tal problemática corroboram para a manutenção da mesma.

A expressão destacada funciona como mecanismo de coesão textual. Nesse caso, ela retoma um componente textual, ou seja, faz referência a uma informação que já mencionada no texto.

Marque a única alternativa que apresente a informação retomada pela expressão em destaque no trecho:

a)    implica a perda da privacidade dos indivíduos que utilizam a internet
b)    a influência dos interesses empresariais
c)    o descaso governamental frente a tal problemática
d)    na realidade contemporânea
e)    o monitoramento das atividades dos usuários online

9.    Ao mencionar em seu texto os teóricos Foucault e Dahrendorf, o autor demonstra que:

a)    Possui pouco ou nenhum conhecimento da temática abordada no texto.
b)    Está confuso ao trazer teóricos que em nada têm a ver com o tema do texto.
c)    É dono de um rico repertório de leituras e conhecimentos teóricos.
d)   Não sabe como relacionar tanta informação por isso acaba se perdendo na escrita.
e)    Possui um rico repertório sociocultural porém não sabe com relacioná-lo no seu texto.      

10.  Sobre o gênero dissertativo-argumentativo no ENEM é INCORRETO afirmar que:

a)    Esse gênero textual exige que se construa e defenda um ponto de vista. Deve propor uma tese inicial.
b)  O autor se vale de argumentos, de fatos, de dados, que servirão para ajudar a justificar as ideias que ele irá desenvolver.
c)    Na conclusão, o autor deve apresentar uma proposta de intervenção para o problema.
d)  Não é obrigatoriamente necessário os parágrafos terem relação entre si, pois cada parágrafo é uma nova ideia e não precisam ter nada a ver com o que foi dito antes.
e)    É escrito de forma impessoal, distanciando-se de subjetividades do autor.

GABARITO OFICIAL

1.        
a)      É um texto dissertativo-argumentativo
b)      Defender um ponto de vista com argumentos lógicos
c)       A falta de privacidade e segurança com os dados dos usuários na internet.
d)      Ele começa a introdução com uma alusão histórica.
e)      Ele vai defender que essa falta de segurança na internet com os nossos dados favorece empresas e culpa o governo por não tomar providências sobre tal problema.

2.

a)      Ele argumenta que essa sensação de “terra sem lei” da internet favorece empresas interessadas nos dados de usuários para obtenção de seus lucros.
b)      Restringe a privacidade dos usuários.
c)       Ele citou o sociólogo Foucault com o objetivo de fundamentar a sua argumentação, dá credibilidade.
d)      Segundo o filósofo Michel Foucault, é no século XVIII que se inicia um processo de disseminação sistemática de dispositivos disciplinares, que, a exemplo do panóptico, permitiam vigilância e controle social cada vez mais eficientes, embora não necessariamente com os mesmos objetivos "racionais" de Bentham e seus contemporâneos. Foucault utilizaria o termo "panóptico" em sua obra Vigiar e Punir (1975), para tratar da sociedade disciplinar. Desde então e até o início do século XXI, novas tecnologias de comunicação e informação permitiriam novas formas de vigilância, por vezes dissimuladas, a ponto de não serem facilmente percebidas pelos indivíduos, ou naturalizadas. Teóricos das novas tecnologias, como Pierre Lévy e Howard Rheingold, também utilizam o termo "panóptico" para designar o controle exercido pelos controladores dos novos meios de informação sobre os utilizadores. (Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com)
e)      Ele usa a expressão “Em primeiro plano”.

3.

a)      A palavra “Paralelamente”.
b)      Ele citou o sociólogo alemão Dahrendorf.
c)       Ele cita a teoria desse autor para explicar que a falta de leis e ordem na internet colabora para que as pessoas comentam crimes.
d)      Em seu livro A Lei e a Ordem, o sociólogo e filósofo alemão esclarece que a liberdade deve cercar-se de leis criadas e fiscalizadas por instituições cuja função é preservar a própria liberdade. Dahrendorf escreve: “A resposta ao problema de lei e ordem pode ser colocada numa única expressão: construção de instituições. Isso pode não parecer muito surpreendente, nem muito prático; com certeza, não se trata de nenhum remédio exclusivo, mas constitui uma resposta liberal e, talvez, a única que merece esse nome. Somente através de um esforço consciente para construir e reconstruir as instituições podemos garantir nossa liberdade em face da anomia”. As instituições não servem apenas para garantir ordem e liberdade, mas também para garantir que mudanças possam ser feitas sempre que necessário; e aí está a grande diferença do conceito de “instituição” pregado pelo socialismo, sob o qual a força da lei é direcionada para controlar a liberdade em si mesma, minimizando sua capacidade de autorregularão e de amadurecimento. (Fonte: www.institutoliberal.org.br)
e)      Estado com inicial maiúscula significa país e estado com inicial minúscula significa as Unidades Federativas de um país (Paraíba, São Paulo, Bahia, etc.)  

4.

a)      Ele tem a finalidade de encerrar o texto apresentando uma proposta de intervenção para o problema.
b)      Ele propõe que o governo crie leis que regulem o controle de dados dos usuários de internet e debata mais o tema por meio de especialista no assunto.
c)       O operador argumentativo “portanto”.
d)      Seria o Estado (o governo).
e)      É a palavra “amenizar”.


     5 - c6 - e7 - b8 - a9 - c10 - d



45 comentários:

  1. BOM DIA! SOU PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO E GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO ENVIAR O GABARITO DESSA ATIVIDADE.
    VENHO AGRADECER POR COMPARTILHAR ESSE MATERIAL.

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    1. 5 - c
      6 - e
      7 - b
      8 - a
      9 - c
      10 - d

      Olá, Priscilla!
      Desculpe-me mas por questão de falta de tempo no momento eu só poderei colocar o gabarito das questões objetivas.
      Assim que eu puder, posto o resto.
      Vida de professor...

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    2. Por favor gabarito das questões 1 a 4?

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    3. É um texto dissertativo-argumentativo
      b) Defender um ponto de vista com argumentos lógicos
      c) A falta de privacidade e segurança com os dados dos usuários na internet.
      d) Ele começa a introdução com uma alusão histórica.
      e) Ele vai defender que essa falta de segurança na internet com os nossos dados favorece empresas e culpa o governo por não tomar providências sobre tal problema.

      2.

      a) Ele argumenta que essa sensação de “terra sem lei” da internet favorece empresas interessadas nos dados de usuários para obtenção de seus lucros.
      b) Restringe a privacidade dos usuários.
      c) Ele citou o sociólogo Foucault com o objetivo de fundamentar a sua argumentação, dá credibilidade.
      d) Segundo o filósofo Michel Foucault, é no século XVIII que se inicia um processo de disseminação sistemática de dispositivos disciplinares, que, a exemplo do panóptico, permitiam vigilância e controle social cada vez mais eficientes, embora não necessariamente com os mesmos objetivos "racionais" de Bentham e seus contemporâneos. Foucault utilizaria o termo "panóptico" em sua obra Vigiar e Punir (1975), para tratar da sociedade disciplinar. Desde então e até o início do século XXI, novas tecnologias de comunicação e informação permitiriam novas formas de vigilância, por vezes dissimuladas, a ponto de não serem facilmente percebidas pelos indivíduos, ou naturalizadas. Teóricos das novas tecnologias, como Pierre Lévy e Howard Rheingold, também utilizam o termo "panóptico" para designar o controle exercido pelos controladores dos novos meios de informação sobre os utilizadores. (Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com)
      e) Ele usa a expressão “Em primeiro plano”.

      3.

      a) A palavra “Paralelamente”.
      b) Ele citou o sociólogo alemão Dahrendorf.
      c) Ele cita a teoria desse autor para explicar que a falta de leis e ordem na internet colabora para que as pessoas comentam crimes.
      d) Em seu livro A Lei e a Ordem, o sociólogo e filósofo alemão esclarece que a liberdade deve cercar-se de leis criadas e fiscalizadas por instituições cuja função é preservar a própria liberdade. Dahrendorf escreve: “A resposta ao problema de lei e ordem pode ser colocada numa única expressão: construção de instituições. Isso pode não parecer muito surpreendente, nem muito prático; com certeza, não se trata de nenhum remédio exclusivo, mas constitui uma resposta liberal e, talvez, a única que merece esse nome. Somente através de um esforço consciente para construir e reconstruir as instituições podemos garantir nossa liberdade em face da anomia”. As instituições não servem apenas para garantir ordem e liberdade, mas também para garantir que mudanças possam ser feitas sempre que necessário; e aí está a grande diferença do conceito de “instituição” pregado pelo socialismo, sob o qual a força da lei é direcionada para controlar a liberdade em si mesma, minimizando sua capacidade de autorregularão e de amadurecimento. (Fonte: www.institutoliberal.org.br)
      e) Estado com inicial maiúscula significa país e estado com inicial minúscula significa as Unidades Federativas de um país (Paraíba, São Paulo, Bahia, etc.)

      4.

      a) Ele tem a finalidade de encerrar o texto apresentando uma proposta de intervenção para o problema.
      b) Ele propõe que o governo crie leis que regulem o controle de dados dos usuários de internet e debata mais o tema por meio de especialista no assunto.
      c) O operador argumentativo “portanto”.
      d) Seria o Estado (o governo).
      e) É a palavra “amenizar”.


      5 - c6 - e7 - b8 - a9 - c10 - d



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    4. alguém pode me manda a resposta da 9 questão

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    5. (Letra c); É dono de um rico repertório de leituras e conhecimentos teóricos.

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  2. Respostas
    1. 5 - c
      6 - e
      7 - b
      8 - a
      9 - c
      10 - d

      Olá, Dani!
      Desculpe-me mas por questão de falta de tempo no momento eu só poderei colocar o gabarito das questões objetivas.
      Assim que eu puder, posto o resto.
      Vida de professor...

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    2. Poderia mandar as respostas da 1 e 3

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  3. Olá professor poderia enviar as respostas das questões

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    1. 5 - c
      6 - e
      7 - b
      8 - a
      9 - c
      10 - d

      Olá!
      Desculpe-me mas por questão de falta de tempo no momento eu só poderei colocar o gabarito das questões objetivas.

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  4. Bom dia, Professor Jean Rodrigues. Você é maravilhoso! A educação brasileira necessita urgentemente de docentes com perfil semelhante ao seu. Igual, jamais, pois Deus te fez único.

    Parabéns!

    Iraciene S. Pereira, 18/11/2019.

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    1. Oh, minha querida! Obrigado pelas palavras! Fico muito feliz em ler isto. Geralmente as pessoas só comentam para pedir gabarito e dificilmente agradecem.
      Que Deus te ilumine e mais uma vez: obrigado pela mensagem.

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  5. Boa tarde! Poderia mandar o gabarito da questão 1 a 4

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    1. Seguem as respostas que você pediu!
      Só me desculpe a demora.

      1.
      a) É um texto dissertativo-argumentativo
      b) Defender um ponto de vista com argumentos lógicos
      c) A falta de privacidade e segurança com os dados dos usuários na internet.
      d) Ele começa a introdução com uma alusão histórica.
      e) Ele vai defender que essa falta de segurança na internet com os nossos dados favorece empresas e culpa o governo por não tomar providências sobre tal problema.
      2.
      a) Ele argumenta que essa sensação de “terra sem lei” da internet favorece empresas interessadas nos dados de usuários para obtenção de seus lucros.
      b) Restringe a privacidade dos usuários.
      c) Ele citou o sociólogo Foucault com o objetivo de fundamentar a sua argumentação, dá credibilidade.
      d) Segundo o filósofo Michel Foucault, é no século XVIII que se inicia um processo de disseminação sistemática de dispositivos disciplinares, que, a exemplo do panóptico, permitiam vigilância e controle social cada vez mais eficientes, embora não necessariamente com os mesmos objetivos "racionais" de Bentham e seus contemporâneos. Foucault utilizaria o termo "panóptico" em sua obra Vigiar e Punir (1975), para tratar da sociedade disciplinar. Desde então e até o início do século XXI, novas tecnologias de comunicação e informação permitiriam novas formas de vigilância, por vezes dissimuladas, a ponto de não serem facilmente percebidas pelos indivíduos, ou naturalizadas. Teóricos das novas tecnologias, como Pierre Lévy e Howard Rheingold, também utilizam o termo "panóptico" para designar o controle exercido pelos controladores dos novos meios de informação sobre os utilizadores. (Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com)
      e) Ele usa a expressão “Em primeiro plano”.
      3.
      a) A palavra “Paralelamente”.
      b) Ele citou o sociólogo alemão Dahrendorf.
      c) Ele cita a teoria desse autor para explicar que a falta de leis e ordem na internet colabora para que as pessoas comentam crimes.
      d) Em seu livro A Lei e a Ordem, o sociólogo e filósofo alemão esclarece que a liberdade deve cercar-se de leis criadas e fiscalizadas por instituições cuja função é preservar a própria liberdade. Dahrendorf escreve: “A resposta ao problema de lei e ordem pode ser colocada numa única expressão: construção de instituições. Isso pode não parecer muito surpreendente, nem muito prático; com certeza, não se trata de nenhum remédio exclusivo, mas constitui uma resposta liberal e, talvez, a única que merece esse nome. Somente através de um esforço consciente para construir e reconstruir as instituições podemos garantir nossa liberdade em face da anomia”. As instituições não servem apenas para garantir ordem e liberdade, mas também para garantir que mudanças possam ser feitas sempre que necessário; e aí está a grande diferença do conceito de “instituição” pregado pelo socialismo, sob o qual a força da lei é direcionada para controlar a liberdade em si mesma, minimizando sua capacidade de autorregularão e de amadurecimento. (Fonte: www.institutoliberal.org.br)
      e) Estado com inicial maiúscula significa país e estado com inicial minúscula significa as Unidades Federativas de um país (Paraíba, São Paulo, Bahia, etc.)

      4.
      a) Ele tem a finalidade de encerrar o texto apresentando uma proposta de intervenção para o problema.
      b) Ele propõe que o governo crie leis que regulem o controle de dados dos usuários de internet e debata mais o tema por meio de especialista no assunto.
      c) O operador argumentativo “portanto”.
      d) Seria o Estado (o governo).
      e) É a palavra “amenizar”.


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    2. Quero saber qual e aresposta da 2

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    3. Quero saber qual a resposta da questão 5e6

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  6. Eu quero saber sobre como devo responder a 7questão

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  7. Parabéns, professor.
    Excelente material.

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  8. Olá professor... Primeiramente, gostaria de agradecer por proporcionar este excelente conteúdo !!! Enfim, gostaria também de saber como posso justificar resposta da questão 7. Desde já agradeço (por isso, e mais uma vez pela ótima publicação) !!

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    1. Olá, muito obrigado pelo elogio!
      Quanto a questão 7, a alternativa B foge às regras da gramática, pois essa expressão "o mesmo", "a mesma" que usamos para se referir a algo ditos antes, é COLOQUIAL, típico da linguagem falada, portanto não se deve usar em textos que exigem a língua culta.

      Volte sempre que precisar!
      Espero ter esclarecido a dúvida.

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  9. Respostas
    1. Disponha sempre. Abraço!
      Fico muito feliz com esse tipo de mensagem!

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  10. excelete trabalho prof.amor quem ama estudar português.

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    1. Mim manda o gabarito da questão 1 e 2 pfv

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    2. 1.
      a) É um texto dissertativo-argumentativo
      b) Defender um ponto de vista com argumentos lógicos
      c) A falta de privacidade e segurança com os dados dos usuários na internet.
      d) Ele começa a introdução com uma alusão histórica.
      e) Ele vai defender que essa falta de segurança na internet com os nossos dados favorece empresas e culpa o governo por não tomar providências sobre tal problema.
      2.
      a) Ele argumenta que essa sensação de “terra sem lei” da internet favorece empresas interessadas nos dados de usuários para obtenção de seus lucros.
      b) Restringe a privacidade dos usuários.
      c) Ele citou o sociólogo Foucault com o objetivo de fundamentar a sua argumentação, dá credibilidade.
      d) Segundo o filósofo Michel Foucault, é no século XVIII que se inicia um processo de disseminação sistemática de dispositivos disciplinares, que, a exemplo do panóptico, permitiam vigilância e controle social cada vez mais eficientes, embora não necessariamente com os mesmos objetivos "racionais" de Bentham e seus contemporâneos. Foucault utilizaria o termo "panóptico" em sua obra Vigiar e Punir (1975), para tratar da sociedade disciplinar. Desde então e até o início do século XXI, novas tecnologias de comunicação e informação permitiriam novas formas de vigilância, por vezes dissimuladas, a ponto de não serem facilmente percebidas pelos indivíduos, ou naturalizadas. Teóricos das novas tecnologias, como Pierre Lévy e Howard Rheingold, também utilizam o termo "panóptico" para designar o controle exercido pelos controladores dos novos meios de informação sobre os utilizadores. (Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com)
      e) Ele usa a expressão “Em primeiro plano”.

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  11. O gabarito está postado a baixo das questões. É só vocês observarem direito. Tem o nome: Gabarito oficial bem grande. E algumas não aparecem as letras das alternativas mas pela lógica da pra ver que estão separadas por parágrafos então já dá pra saber que são as questões (a, b, c, d, e).

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  12. Bom dia! Acompanho seu trabalho e acho maravilhoso, a educação brasileira precisa de mais profissionais assim como você! Obrigada por compartilhar seus saberes.

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    1. Olá, Rose!
      Que comentário motivador para mim.
      Muito obrigado!
      Fico super feliz!
      Forte abraço!

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  13. Obgda por responder sem você aqui estaria perdida que Deus abençoe sempre

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    1. Unknown, vejo que mandou resposta diferente das do professor. Das questões de 5 a 10, por acaso as do professor estavam erradas ? Aliás prof muito obrigado pelo seu trabalho. Que Deus o abençoe <3

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    2. Olá, boa tarde!
      O gabarito é esse:
      5 - c
      6 - e
      7 - b
      8 - a
      9 - c
      10 - d

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    3. Obrigado, Dieydiey!
      Que Deus abençoe a nós todos.
      Abraço!

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  14. Respostas
    1. Boa tarde, Izabel.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Disponha sempre desse blog.

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  15. eu quero todas as respostas de 1 a 10

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