Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO E-MAIL



Leia os textos 1 e 2 abaixo:

TEXTO 1:


TEXTO 2:





1.    Após a leitura dos textos, responda:

a)    Como se chama um texto como esse?

b)    Qual a finalidade de textos assim?

c)    Em que meio social esses textos circulam?

d)    Qual ou quais os suportes para esse tipo de gênero textual?

e)    Qual a principal vantagem de um e-mail em relação a uma carta pessoal?

2.    Leia novamente o primeiro texto e explique:

a)    Quem é o autor do primeiro e-mail, ou seja, o emissor?

b)    Quem é o destinatário do primeiro e-mail, ou seja, quem o recebe?

c)    Qual o assunto é especificado do e-mail 1?

d)    Quando o primeiro e-mail foi enviado?

e)    De acordo com o texto do e-mail, qual a relação entre os interlocutores, ou seja, emissor e destinatário?

3.    Leia novamente o primeiro texto e responda:

a)    Qual a finalidade do e-mail 2?

b)    Quem é o emissor e quem é o destinatário?

c)    Quando esse e-mail foi enviado?

d)    Que documento a autora do e-mail envia em anexo?

e)    O que o emissor do e-mail 2 explica ao seu destinatário? Responda com suas palavras.


4.    Sobre o gênero e-mail assinale V para verdadeiro ou F para falso:

(  ) Uma mesma mensagem pode ser enviada para milhares de pessoas no mundo inteiro.
( ) Dependendo do assunto que queremos expressar e de para quem enviaremos a mensagem, a linguagem irá variar entre formal e informal.
(  ) Para criar e enviar e-mails não é preciso ter conhecimento em computação.
(  ) No campo “assunto” o autor especifica a finalidade ou o conteúdo do e-mail.
(  ) E-mail é um gênero que expõe a vida dos usuários tanto quanto as redes sociais.

5.    Sobre os dois e-mails apresentados acima, é CORRETO afirmar que:

a)    Ambos são da conta hotmail.
b)    Como se pode observar os dois e-mails estavam na caixa “lixeira”.
c)    Pela maneira informal como se dirigem um ao outro, esses interlocutores demonstram intimidade.
d) Os dois e-mails seguem corretamente a estrutura do gênero, com vocativo, texto, despedida e assinatura.
e)    O autor do texto 1 demostra desrespeito ao chamar a sua interlocutora de “senhora”.

6.    O item anexado no e-mail 2 é um(a):

a)    Vídeo
b)    Foto
c)    Arquivo de texto
d)    Animação
e)    Tabela

7.    Sobre o primeiro e-mail, é CORRETO:

a)    É a primeira vez que esse autor manda um e-mail para essa pessoa.
b)    Pode-se deduzir que os interlocutores nunca se encontraram pessoalmente.
c)   Trata sobre as correções de um trabalho, portanto os usuários exercem os papeis de professora e aluno. 
d)    A expressão “forte abraço” é bastante popular e deve ser evitada em situações formais.
e)    No vocativo “Bom dia, professora!” o uso da vírgula foi desnecessário.

8.    Sobre o segundo e-mail, é CORRETO afirmar:

a)    A autora demorou uma semana para responder o e-mail do aluno.
b)    A mensagem desse e-mail é uma resposta descordando  do primeiro.
c)    Há um clima de tensão em relação ao primeiro     e-mail.
d) O segundo e-mail concorda com o que é dito no primeiro e ainda faz uma recomendação para o destinatário.
e)    O segundo e-mail não apresenta despedida.

9.    Sobre características técnicas do e-mail, é INCORRETO:

a)    É necessário saber o endereço eletrônico do destinatário.
b)    É registrada a data e hora de envio da mensagem.
c)    As mensagens podem ser arquivadas e armazenadas, permitindo fazer consultas posteriores.
d) No e-mail é impossível o recebimento de vírus de computador através do e-mail e de mensagens desconhecidas.
e) Para que os e-mails sejam enviados, as pessoas o criam numa página específica chamada de "provedor". Ou seja, as empresas destinadas a esses serviços, por exemplo, o yahoo, hotmail, globomail, gmail, msn, dentre outras.


10.  Imagine que você precisa enviar um e-mail ao seu professor de Sociologia explicando que não poderá apresentar o seminário que ele solicitou. Explique detalhadamente o problema ao professor e siga a estrutura do gênero e-mail com ASSUNTO, VOCATIVO, TEXTO, DESPEDIDA e ASSINATURA. O endereço de e-mail do professor é joao.miranda1988@gmail.com




GABARITO OFICIAL


1.        
a)       Chama-se e-mail.
b)      Tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas.
c)       Circula no meio digital.
d)      Computador, tablet, celular etc.
e)      O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.

2.        
a)       O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
b)      Quem o recebe é Laurênia.
c)       Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação de um trabalho acadêmico.
d)      Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
e)      Relação de professora e aluno.

3.        
a)       Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo aluno.
b)      Agora o emissor é a professora e o destinatário é o aluno.
c)       Foi enviado 05 de março de 2018.
d)      Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente um trabalho acadêmico.
e)      No e-mail a professora fala sobre a pressão que é apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.

4.        VVFVF
5.       D
6.       C
7.       C
8.       D
9.       D
10.    Produção de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito. 

38 comentários:

  1. Respostas
    1. GABARITO OFICIAL
      1.
      a) Chama-se e-mail.
      b) Tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas.
      c) Circula no meio digital.
      d) Computador, tablet, celular etc.
      e) O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.

      2.
      a) O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
      b) Quem o recebe é Laurênia.
      c) Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação de um trabalho acadêmico.
      d) Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
      e) Relação de professora e aluno.

      3.
      a) Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo aluno.
      b) Agora o emissor é a professora e o destinatário é o aluno.
      c) Foi enviado 05 de março de 2018.
      d) Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente um trabalho acadêmico.
      e) No e-mail a professora fala sobre a pressão que é apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.
      4. VVFVF
      5. D
      6. C
      7. C
      8. D
      9. D
      10. Produção de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Excelente atividade,um grande abraço em Daiane.

      Excluir
    2. GABARITO OFICIAL
      1.
      a) Chama-se e-mail.
      b) Tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas.
      c) Circula no meio digital.
      d) Computador, tablet, celular etc.
      e) O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.

      2.
      a) O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
      b) Quem o recebe é Laurênia.
      c) Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação de um trabalho acadêmico.
      d) Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
      e) Relação de professora e aluno.

      3.
      a) Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo aluno.
      b) Agora o emissor é a professora e o destinatário é o aluno.
      c) Foi enviado 05 de março de 2018.
      d) Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente um trabalho acadêmico.
      e) No e-mail a professora fala sobre a pressão que é apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.
      4. VVFVF
      5. D
      6. C
      7. C
      8. D
      9. D
      10. Produção de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito.

      Excluir
  3. Respostas
    1. GABARITO OFICIAL
      1.
      a) Chama-se e-mail.
      b) Tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas.
      c) Circula no meio digital.
      d) Computador, tablet, celular etc.
      e) O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.

      2.
      a) O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
      b) Quem o recebe é Laurênia.
      c) Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação de um trabalho acadêmico.
      d) Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
      e) Relação de professora e aluno.

      3.
      a) Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo aluno.
      b) Agora o emissor é a professora e o destinatário é o aluno.
      c) Foi enviado 05 de março de 2018.
      d) Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente um trabalho acadêmico.
      e) No e-mail a professora fala sobre a pressão que é apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.
      4. VVFVF
      5. D
      6. C
      7. C
      8. D
      9. D
      10. Produção de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito.

      Excluir
  4. Respostas
    1. GABARITO OFICIAL
      1.
      a) Chama-se e-mail.
      b) Tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas.
      c) Circula no meio digital.
      d) Computador, tablet, celular etc.
      e) O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.

      2.
      a) O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
      b) Quem o recebe é Laurênia.
      c) Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação de um trabalho acadêmico.
      d) Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
      e) Relação de professora e aluno.

      3.
      a) Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo aluno.
      b) Agora o emissor é a professora e o destinatário é o aluno.
      c) Foi enviado 05 de março de 2018.
      d) Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente um trabalho acadêmico.
      e) No e-mail a professora fala sobre a pressão que é apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.
      4. VVFVF
      5. D
      6. C
      7. C
      8. D
      9. D
      10. Produção de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito.

      Excluir
  5. Respostas
    1. GABARITO OFICIAL
      1.
      a) Chama-se e-mail.
      b) Tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas.
      c) Circula no meio digital.
      d) Computador, tablet, celular etc.
      e) O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.

      2.
      a) O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
      b) Quem o recebe é Laurênia.
      c) Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação de um trabalho acadêmico.
      d) Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
      e) Relação de professora e aluno.

      3.
      a) Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo aluno.
      b) Agora o emissor é a professora e o destinatário é o aluno.
      c) Foi enviado 05 de março de 2018.
      d) Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente um trabalho acadêmico.
      e) No e-mail a professora fala sobre a pressão que é apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.
      4. VVFVF
      5. D
      6. C
      7. C
      8. D
      9. D
      10. Produção de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito.

      Excluir
    2. Maravilhoso trabalho, caro colega. Muito obrigada por compartilhar conteúdos e tão úteis que tanto nos ajudam nessa correria em que estamos vivendo atualmente para dar conta de tantas demandas em relação à modalidade híbrida de ensino. Deus te abençoe.

      Excluir
  6. Boa tarde!

    Obrigada por compartilhar, gostei muito, vou utilizar com meus alunos do 7° ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Andreia. Que bom que gostou. Pode usar com certeza com seus alunos. Grande abraço!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigado, Robson, pelo comentário! Fico feliz por você ter gostado da atividade. Grande Abraço!

      Excluir
  8. Adorei eu sou aluna de Camaçari e eu fiz por aqui usei o gabarito é as perguntas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado pelo comentário!
      Volte sempre que precisar! Um salve para as pessoas de Camaçari-BA.

      Excluir
  9. olá, o senhor fez um ótimo trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela mensagem de apoio!
      Volte sempre que precisar!
      Abraço!

      Excluir
  10. Adorei sua ideia professor muito bacana, também sou professora e me ajudou muito. Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Gratidão!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelas atividades! Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por compartilhar esse material conosco.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado você, Lê, pela mensagem.
    Fico grato demais!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia professor excelente sua atividade queria trabalhar com ela mas a resolução não está clara pois na hora de printar a letra fica muito pequena. Mas Parabéns amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você usa essas atividade.
      Eu recomendo você copiar as questões e colar numa folha de word e editar. Fica bem melhor!
      Forte abraço!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Que bom que gostou.
      Fico feliz.
      Volte sempre que precisar!
      Abraço!

      Excluir